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Quem deseja impulsionar as suas vendas precisa saber como criar um site para minimercados e, assim, ofertar seus produtos para mais pessoas. Confira!

Até pouco tempo atrás, criar um site para minimercados poderia ser visto como algo desnecessário. Porém, o cenário atual está exigindo que diversos segmentos se adaptem e oficialmente se insiram nos mercados digitais.

Para driblar a crise gerada pela pandemia e alavancar as vendas, muitos prestadores de serviços estão reinventando o seu negócio. Mesmo comércios pequenos e de bairro precisam expandir a divulgação dos seus produtos para evitar ter que fechar suas portas.

Neste conteúdo mostraremos como criar site para minimercados e daremos dicas para atrair uma grande quantidade de clientes a sua página.

Boa leitura!

Por que é importante criar site para minimercados?

Como planejar o processo de criação de websites

O ramo de minimercados é o segundo maior do país em número de pequenos negócios. Segundo levantamento realizado pelo Sebrae, existem cerca de 415 mil estabelecimentos, que representam 35% das vendas do setor supermercadista.

Mas se as vendas são aparentemente boas, porque abrir a empresa para os mercados digitais?

A questão é que a crise afetou os comércios de bairro de uma forma diferente. Com menos pessoas circulando nas ruas, as compras passaram a ser realizadas online. Logo, as grandes redes acabaram se beneficiando, já que oferecem essa modalidade há mais tempo.

Desta forma, quem deseja sobreviver a esse mercado amplo e altamente competitivo, precisa ver a Internet como grande aliado. Assim será possível manter o cliente fidelizado e comprando diretamente de você.

Consequentemente, você não apenas manterá o seu negócio aberto, como também poderá aumentar suas vendas e os seus resultados substancialmente.

Passo a passo para criar site para minimercados

Agora que você entendeu a importância de investir no mundo digital, é hora de colocar a mão na massa. Confira abaixo o que você precisa fazer para criar o seu comércio eletrônico!

1- Registre um domínio

O primeiro passo para criar um site para minimercados é registrar o nome de domínio. Ele consiste no seu endereço na Internet e funciona como uma porta de acesso das pessoas a sua página.

É importante que você verifique a disponibilidade antes, ou seja, se já não existe outro site com o mesmo nome. O ideal é que o domínio remeta ao seu negócio, seja o próprio nome do minimercado ou o serviço oferecido. Além disso, ele deve ser fácil de escrever e de lembrar.

2- Escolha uma hospedagem de site

Analisar bem o local onde o site fica hospedado é essencial, pois influencia diretamente nas funcionalidades que você terá à disposição, bem como na capacidade de armazenamento das imagens do seu negócio.

A HostGator conta com diferentes planos de hospedagem de site, tudo para se adaptar às necessidades e características dos mercados digitais.  Para saber mais sobre hospedagem de sites e colocar seu site no ar, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

3- Crie a sua página

Com o domínio criado e tipo de hospedagem selecionado, é momento de oficialmente criar o site para minimercados. O ideal é que você planeje a página antes de colocar a mão na massa.

Para isso, determine o tipo de conteúdo que deseja publicar. Além dos produtos que você vende, avalie a possibilidade de criar um blog, por exemplo, para disponibilizar informações relevantes sobre o seu segmento e que pode atrair mais visitantes.

Não esqueça de adicionar outros campos, como informações ou formulários de contato, e de segmentar seus produtos para que a pesquisa seja intuitiva.

Caso você não queira contratar uma agência ou um programador para desenvolver o site para minimercados, existem alternativas simples para que você mesmo faça. É o caso do Criador de Sites da HostGator, que, além de ser fácil de usar, conta com temas e banco de imagens gratuitos!

Dicas para obter uma boa performance no seu site

Mesmo após criar o site para minimercados, é essencial encontrar alternativas para aperfeiçoá-lo e deixá-lo ainda mais atrativo. Abaixo, selecionamos algumas dicas para aumentar a conversão no site:

Faça o tratamento das imagens

Quando pensamos em mercados e mercadorias digitais, a parte visual ganha ainda mais importância. Afinal, o cliente não poderá ver os produtos ao vivo e poderá basear sua decisão no que ver no site. Aqui a frase “comprar com os olhos” faz ainda mais sentido!

Logo, preocupe-se com a qualidade e nitidez das imagens. Além disso, elas devem ser fiéis ao produto, para que o seu cliente não se frustre ao receber.

Crie um formulário de contato

Lembra que sugerimos elaborar um formulário de contato ainda na etapa de criar site para minimercados? Ele é essencial porque permite que os visitantes consigam contatar com a sua empresa rapidamente.

Ele também ajuda a ter acesso às dúvidas mais comuns, permitindo promover melhorias na página para oferecer uma experiência mais completa.

Tenha um perfil nas redes sociais

Construir uma página consistente e bem estruturada nas redes sociais faz com que o seu negócio seja percebido pelas pessoas, gerando autoridade no segmento de atuação. Além disso, contribui para que elas queiram saber mais sobre a empresa e os produtos ofertados. E onde podem encontrar essa informação? Justamente no seu site!

Logo, é importante contar com perfis profissionais e compartilhar conteúdos próprios na rede. Quando mais pessoas curtirem e compartilharem, mais serão atingidas pela sua marca.

Além disso, lembre-se de interagir com seus seguidores, pois isso pode aumentar o tráfego do seu site substancialmente.

Publique conteúdos em seu blog

O conteúdo é um fator-chave quando pensamos em marketing digital. Ao compartilhar informações relevantes, a sua marca estará esclarecendo as principais dúvidas das pessoas, ao mesmo tempo em que demonstra autoridade no assunto.

Logo, invista em materiais que resolvam o problema dos seus potenciais clientes. Eles devem ser úteis, exclusivos e trazer referências para fazer com que cheguem até você.

Uma dica é variar os formatos dos conteúdos, criando também:

  • E-book;
  • Newsletter;
  • Vídeos;
  • Infográficos.

Registre sua empresa no Google Meu Negócio

Outra estratégia que pode ajudar quem acabou de criar site para minimercados é adicionar a empresa física no Google Meu Negócio.

Ao realizar isso, sua empresa passa a ser exibida nos resultados da pesquisa pelo Google Maps. Logo, ela se torna mais acessível para quem deseja adquirir aquilo que você tem a oferecer, aumentando as chances de entrarem em contato.

Metrifique seus resultados no Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que permite que você acompanhe o desempenho do seu site, conferindo quantas pessoas acessaram, clicaram ou permaneceram navegando pelas páginas.

Com ele, você acessa diversas métricas que ajudarão a conhecer e melhorar o seu site. Inclusive, pode avaliar a localização onde grande parte das compras estão sendo realizadas.

Dica Bônus: Elabore campanhas no Google Ads

Realizar anúncios de links patrocinados através do Google Ads pode ser uma ótima alternativa para quem não quer esperar os resultados da busca orgânica – que podem demorar um pouco. Afinal, eles permitem que as pessoas que estão pesquisando pelo serviço ou produto achem a sua empresa logo nas primeiras posições.

Para criar a primeira campanha no Google Ads, é preciso ter uma conta no Google. Os anúncios são ativados pelas palavras-chaves que você escolhe e é você define o quanto deseja pagar por cada clique que o seu link obtiver.

Uma das vantagens desse formato de anúncios de mercados digitais é que é possível segmentar a campanha, desde onde você quer que ela seja veiculada, horário, dia da semana até o perfil do público (como idade e sexo).

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    • 1- Registre um domínio

    • 2- Escolha uma hospedagem de site

    • 3- Crie a sua página

  • Dicas para obter uma boa performance no seu site

    • Faça o tratamento das imagens

    • Crie um formulário de contato

    • Tenha um perfil nas redes sociais

    • Publique conteúdos em seu blog

    • Registre sua empresa no Google Meu Negócio

    • Metrifique seus resultados no Google Analytics

    • Dica Bônus: Elabore campanhas no Google Ads

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  • Criar Site
  • e-commerce
  • otimização
  • Criador de Sites

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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