filmes-sobre-programacao

10 filmes sobre programação para maratonar

segunda-feira, 25 de maio de 2020 | Comentários

Escrito por

Já pensou em aproveitar esse período de isolamento social para ter ideias diferentes e criar novas perspectivas sobre sua carreira? Assistindo filmes sobre programação, isso é possível.

Além de aproveitar o tempo ocioso, esses filmes têm a capacidade de abrir a mente. Afinal, conhecer a trajetória de programadores, sejam eles reais ou não, pode ser uma boa fonte de inspiração.

Selecionamos 10 filmes sobre programação que abordam o assunto sob diversas perspectivas. Prepare a pipoca e veja nossas dicas!

Tópicos deste conteúdo:

10 filmes sobre programação para você assistir em casa

  1. O Jogo da Imitação
  2. A Rede Social
  3. Jobs
  4. Os Estagiários
  5. Matrix
  6. Ameaça Virtual
  7. A senha: Swordfish
  8. A Rede
  9. Código para o Inferno
  10. Piratas do Vale do Silício

10 filmes sobre programação para você assistir em casa

1. O Jogo da Imitação

O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, em que cientistas e inventores trabalhavam para decodificar máquinas e decifrar códigos de mensagens secretas. O personagem principal é Alan Turing, aluno da Universidade de Cambridge, recrutado para entender e decifrar códigos nazistas – que muitos diziam ser impossível de fazer.

Esse filme, lançado em 2014 e baseado em fatos reais, apresenta uma etapa essencial da história da computação. Além disso, proporciona que programadores conheçam um pouco mais sobre o Turing, considerado o pai da informática moderna.

Se quiser conhecer mais sobre a história de Alan Turing e sua importância para a computação, pode conferir também o conteúdo produzido pelo nosso parceiro Amarelo Criativo!

2. A Rede Social

Uma adaptação do livro lançado em 2009 com o mesmo nome, o filme retrata de forma fictícia como foi fundado o Facebook, bem como as ações judiciais que se seguiram.

Além de contar sobre seu fundador Mark Zuckerberg, considerado um gênio da computação, aborda uma série de questões relevantes, como:

  • Desejo de aceitação;
  • Direitos de propriedade intelectual;
  • Misoginia na tecnologia.

Trata-se de um filme inspirador, pois demonstra que mesmo uma ideia “simples” pode se tornar um sucesso.

3. Jobs

Esse é um filme de programação que não pode faltar na sua quarentena. Afinal, ele conta a história do icônico Steve Jobs, desde a sua desistência da faculdade até se tornar uma das figuras mais famosas do mundo da tecnologia.

No filme, lançado em 2013, é possível conhecer mais sobre a fundação da Apple, bem como os segredos do Jobs – que, além de entender como ninguém de computadores, smartphones e tablets, também sabia muito sobre negócios.

4. Os Estagiários

Essa comédia conta a história de dois homens na casa dos 40 anos que, ao serem demitidos, vão à procura de um novo trabalho. Apesar de não entenderem nada sobre tecnologia, acabam sendo contratados como estagiários do Google.

Além de garantir boas risadas, esse filme de 2013 mostra um pouco da vida dos funcionários que trabalham na empresa, assim como o ambiente descolado e desafiador.

5. Matrix

O filme conta a saga de Neo (Keanu Reeves), um jovem programador que tem estranhos pesadelos quando está conectado por cabos a um enorme sistema de computadores do futuro. Conforme o sonho se repete, ele passa a ter dúvidas a respeito da realidade.

Ele traz discussões muito interessantes sobre o conceito de realidade simulada. O sucesso do filme foi tão grande que ganhou mais 3 sequências, “The Matrix Reloaded”, “The Matrix Revolutions” e, o mais recente, “The Matrix 4: Revival”.

6. Ameaça Virtual

Antitrust, nome original do filme, conta a história de Milo, um gênio da informática, que estava prestes a abrir uma empresa com um amigo, até receber uma proposta irrecusável para trabalhar na organização do seu ídolo, Gary Winston. Apesar da felicidade inicial, após aceitar a oferta, ele descobre que a empresa tem sérias implicações com a lei antitruste americana.

Esse filme sobre programação levanta um debate essencial em relação ao uso de softwares de código aberto vs os programas vendidos pelas grandes empresas. Mostra, ainda, a verdadeira realidade do chamado “monopólio virtual”.

7. A senha: Swordfish

Proibido pela justiça americana de utilizar computador, o hacker Stanley, interpretado por Hugh Jackman, é recrutado por um perigoso espião (John Travolta), a mando da CIA, para roubar U$ 6 bilhões quebrando criptografias.

Como havia acabado de sair da prisão, o hacker reluta em aceitar, porém se vê rodeado de ameaças, que o obriga a aceitar o trabalho, passando por diversas situações arriscadas.

8. A Rede

Lançado em 1995, a Rede é um dos filmes sobre programação que você não pode deixar de assistir. Nele, a atriz Sandra Bullock é uma analista de sistemas independente que se vê envolvida em um pesadelo quando recebe um disquete enviado por um amigo antes de morrer.

No dispositivo, ela descobre a existência de uma conspiração secreta para infectar os computadores do mundo todo. Para destruí-la, foi criado um esquema, em que seus dados foram alterados nos computadores do governo, fazendo ela parecer ser uma criminosa.

9. Código para o Inferno

Após o assassinato dos seus pais, um menino autista de nove anos passa a ser protegido por um agente do FBI. Isso porque, por acaso, ele decifrou um importante código de segurança dos sistemas do governo, passando a ser alvo de uma organização secreta.

10. Piratas do Vale do Silício

Esse filme de 1999 apresenta uma versão dramatizada do nascimento da era da informática doméstica. Ele aborda desde o primeiro PC, através da rivalidade histórica entre Apple, Macintosh e Microsoft, transitando pelos primeiros modelos de computador e chegando até o Microsoft Windows.

Esse filme sobre programação é uma oportunidade para conhecer mais sobre a revolução que fez com que os computadores e demais tecnologias chegassem até os lares de pessoas no mundo todo. Inclusive, é um conteúdo essencial para quem está aprendendo a programar.

O mundo da programação é amplo e pode ser explorado para diferentes soluções tecnológicas. Além dos filmes e literaturas, que podem ajudar a conhecer um pouco sobre o contexto, você pode se aprofundar mais sobre a área com os conteúdos do nosso blog, dá uma olhada!


Tags:,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar