Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira nosso artigo e descubra quais são os melhores plugins WordPress para melhorar a performance e experiência de usuário do seu site.

Ao começar seu site ou blog, é preciso encontrar uma plataforma que seja fácil e intuitiva para publicar e gerenciar conteúdo. Para isso, o WordPress é uma ótima opção, pois oferece diversos benefícios. Para customizar seu conteúdo, você pode apostar nos melhores plugins WordPress.

Com essa facilidade, os plugins dão muito mais flexibilidade para personalizar ferramentas e funcionalidades que atendam à sua estratégia digital. Neste post, vamos mostrar o que são plugins, como eles ajudam a melhorar a experiência de um usuário e quais podem ser usados para alcançar excelentes resultados no seu projeto.

O que são plugins para WordPress?

Os plugins para WordPress são essenciais para personalizar o seu site. Os objetivos são muitos, desde medir a quantidade de acessos até criar formulários ou áreas novas para o site. Além disso, são funções que destacam o WordPress da concorrência.

Essa é uma forma de editar o site sem saber muita coisa sobre programação, já que você mesmo pode fazer as instalações e adicionar funcionalidades novas, de acordo com sua necessidade. Para quem possui um site e está querendo melhorar o conteúdo, existem plugins essenciais WordPress que podem ajudar, conforme veremos adiante.

Vantagens de usar os melhores plugins para WordPress

Os melhores plugins WordPress podem melhorar a segurança, o desempenho e outros fatores que impactam a usabilidade e a experiência do usuário. Para entender exatamente porque utilizar plugins, confira alguns dos principais motivos abaixo.

Mais velocidade de carregamento

A lentidão de um site pode contribuir para que ele perca leitores. Além disso, os buscadores consideram este fator importante para o ranqueamento da página. Para ter um site otimizado e amigável para o usuário, é preciso utilizar plugins para WordPress focados na velocidade.

Alguns otimizam imagens e diminuem o tamanho delas para que não gerem impactos negativos no carregamento; outros ajudam na renderização do layout e por aí vai. Cada um dos WordPress plugins atende a uma necessidade do usuário, por isso é essencial saber quais são as exigências do seu usuário para escolher as opções certas.

Melhor usabilidade

Alguns plugins para WordPress tornam a navegação rápida e fácil no site, estimulando o leitor a ficar mais tempo ali. Como muitos já sabem, o tempo de permanência na página também impacta o SEO. Para obter resultados orgânicos melhores, é importante seguir as boas práticas de otimização de sites.

Os chamados WordPress SEO plugin focam na usabilidade e na navegação. Alguns plugins disponíveis na versão paga sugerem novos posts para que o usuário continue a leitura, mostram o sumário de um artigo mais longo, entre outras possibilidades. O recurso é excelente para quem deseja criar uma experiência positiva e manter usuários na página por mais tempo.

Facilidade de conversão

O bom conteúdo deve instruir o consumidor que está no início da jornada de compras, ajudá-lo a comprar e melhorar o relacionamento com a marca. Para isso, basta usar o CTA (Chamada para a Ação, em português) ideal para cada objetivo, estimulando o leitor a baixar ou comprar algo. 

O que é mais atraente para seu usuário: uma linha de texto pedindo para que ele compre, um anúncio incentivando-o a baixar um e-book ou um botão colorido com a mesma frase? Os melhores plugins WordPress melhoram a conversão e ajudam a complementar a estratégia de conteúdo. Eles incluem botões, faixas promocionais, formulários, chatbots e outras ferramentas.

Os 8 melhores plugins WordPress

Depois de entender porque você deve utilizar esses recursos, está na hora de conhecer os plugins mais usados no WordPress. Nesta lista, você encontra plugins para cada tipo de necessidade, incluindo segurança, conversão, otimização de velocidade e interação dos usuários.

1. Akismet

Nada é mais inconveniente que precisar limpar a seção de comentários do seu blog de mensagens de spam. Sites que não utilizam nenhum tipo de filtro para os comentários podem receber dezenas de mensagens todos os dias. O Akismet está na lista de plugins para WordPress gratuitos que facilitam a vida de quem possui um site. Baixe-o imediatamente se esse é um de seus problemas.

2. Yoast SEO

Se você está construindo uma estratégia com foco em SEO no seu blog, o plugin YOAST SEO é ideal. Ele analisa o seu conteúdo, identifica pontos de melhoria no título e na meta-descrição, além de verificar a quantidade de palavras-chave usadas. Também permite configurar breadcrumbs para melhorar a experiência de navegação, inserir URLs canônicas para evitar conteúdo duplicado, limpar ou redirecionar links permanentes.

3. Jetpack

O Jetpack é um dos plugins para blog mais recomendados para quem está em busca de uma solução completa em termos de segurança. Ele possui diversas funcionalidades, incluindo proteção contra ataques, filtro de spam e filtro de malwares.

4. W3 Total Cache

Este plugin melhora a velocidade de carregamento do site ao apagar o cache. Ele é simples de instalar e usar. Além disso, é muito recomendado para quem deseja criar um site otimizado para dispositivos mobile, em que o tempo de carregamento tende a ser maior. O W3 Total Cache também ajuda a renderizar páginas rapidamente para melhorar a experiência do usuário.

5. Disqus

O Disqus é uma solução utilizada por milhares de sites para trabalhar com comentários e integrações para redes sociais. Ao instalá-lo no site, é possível utilizar um sistema eficiente de comentários, além de opções para moderação e administração da comunidade. Quem deseja algo personalizável, pode utilizar uma das APIs disponíveis para o plugin.

Ninguém tem tempo suficiente para conferir se todos os links em um blog estão funcionando. No entanto, não é preciso fazer isso manualmente. O Broken Link Checker faz uma varredura do site e identifica os links quebrados para você consertá-los. Isso é essencial para conseguir boas colocações nas ferramentas de busca.

7. EWW Image Optimizer

Se o seu site está lento, pode ser necessário compactar todas as imagens. Para isso, você não precisa ficar ansioso, nem deletar tudo que existe no blog e fazer um novo upload de fotos menores. O EWW Image Optimizer é gratuito e faz isso automaticamente.

8. Rankie

Quer saber quais conteúdos estão bem posicionados no Google? Existe uma forma muito mais simples de conferir que fazer uma busca manual. O Rankie avalia sua colocação em cada palavra-chave e dá ideias de termos que os usuários estão usando para encontrar seu site. 

Fique por dentro das estatísticas do seu site!

Gostou das nossas dicas de melhores plugins WordPress? Então, continue acompanhando o blog da HostGator! Saiba mais sobre como monitorar e analisar as estatísticas do seu site, conferindo nosso outro post sobre 10 plugins de estatísticas para WordPress.

Navegue por tópicos

  • O que são plugins para WordPress?

  • Vantagens de usar os melhores plugins para WordPress

    • Mais velocidade de carregamento

    • Melhor usabilidade

    • Facilidade de conversão

  • Os 8 melhores plugins WordPress

    • 1. Akismet

    • 2. Yoast SEO

    • 3. Jetpack

    • 4. W3 Total Cache

    • 5. Disqus

    • 7. EWW Image Optimizer

    • 8. Rankie

  • Fique por dentro das estatísticas do seu site!

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários