Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba como utilizar essa ferramenta para atrair mais clientes.

Atrair vendas para o seu e-commerce pode ser um grande desafio em algumas situações. Porém, a rede conta com algumas ferramentas que podem ajudar nessa tarefa, e entre elas está o Google Meu Negócio.

Quer saber o que ele pode fazer em favor da sua empresa? Então continue a leitura, pois teremos vários tópicos para discutir e aprender nas próximas linhas.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que pode ser usada para divulgar sua empresa e atrair novos clientes. É uma alternativa para se destacar em meio à enxurrada de informações disponíveis na internet e principalmente nas ferramentas de busca. 

Segundo o Google, as empresas que usam esse mecanismo têm o dobro de chance de conquistar a confiança dos usuários. Veja a seguir mais informações sobre o que é Google Meu Negócio e como cadastrar sua empresa.

Como funciona o Google Meu Negócio?

Uma pergunta é unânime entre os empreendedores: como colocar meu negócio no Google? Afinal, todos querem dar mais visibilidade ao seu negócio, de preferência sem ter que pagar por isso. E a proposta do Google Meu Negócio é exatamente essa: ajudar as pessoas a encontrar sua empresa por meio da busca local.

Na prática, funciona assim: você é dono de uma pizzaria, e a três quarteirões do seu estabelecimento alguém quer pedir uma pizza. O objetivo da ferramenta Google Meu Negócio é conectar você ao seu cliente. 

Afinal, quanto mais o Google for útil para os usuários, mais as pessoas vão usá-lo. Por isso, a ferramenta se preocupa com a qualidade e a relevância das informações apresentadas. Para que seu negócio fique mais visível para os clientes, basta fazer login no Google Meu Negócio.

Por que colocar sua empresa no Google Meu Negócio

Muitos empresários se perguntam: “por que colocar meu negócio no Google?”. Essa ferramenta se preocupa com a experiência dos usuários. Por isso, ela se apoia no conceito Web 3.0, que visa compreender o contexto de quem faz a pesquisa. 

Isso explica o motivo de o Google priorizar os estabelecimentos mais próximos nos resultados de busca. É o chamado local search, ou busca local, onde você entende como alterar endereço no Google Meu Negócio.

9 vantagens de usar o Google Meu Negócio

Uma das principais vantagens de cadastrar sua empresa na ferramenta do Google é criar uma aproximação com seus clientes. Afinal, você pode gerenciar o que será exibido sobre seu estabelecimento e interagir diretamente com o público.

1. Divulgar sua empresa gratuitamente

Fique atento para indicar o endereço e o telefone corretamente. Você também pode inserir o horário de funcionamento — inclusive em feriados ou datas comemorativas. Aproveite para divulgar seu site e atrair novos visitantes para sua página.

2. Atrair novos clientes

Com essa ferramenta do Google, também é possível inserir fotos e vídeos, tanto da sua empresa quanto de produtos. Já diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras. Portanto, aproveite essa oportunidade para atrair novos clientes. O Google Meu Negócio permite adicionar até um tour virtual.

3. Interagir com os clientes

Outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de interagir diretamente com quem pesquisa sobre a sua empresa. O Google Meu Negócio envia notificações de novos comentários e você pode responder diretamente cada um deles, estabelecendo uma conversa com seu público e proporcionando uma boa experiência para o usuário.

4. Visualizar relatórios completos

A ferramenta também oferece diversos insights sobre como os clientes interagem com a sua empresa na web. É possível ter indicativos sobre as ações dos usuários, como quantos clicaram no site, traçaram uma rota para chegar até sua empresa, ligaram, entre outras informações.

5. Publicar promoções

Que tal criar ações específicas para essa ferramenta do Google? Publique ofertas, promoções, ações sazonais ou lançamento de novos produtos. É mais uma alternativa para despertar o interesse das pessoas pela sua empresa.

6. Maior confiabilidade

Segundo o Google, empresas que mantém suas informações atualizadas possuem duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores.

7. Mensuração de resultados

A plataforma permite que os negócios tenham controle sobre as ações dos usuários. É possível ver quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa e quantos cliques o site teve, por exemplo. Ela funciona como uma espécie de Google Analytics.

8. Mais cliques

Empresas que postam fotos na conta do Google Meu Negócio possuem 42% mais solicitações de rota no Google Maps. Além disso, contam com 35% mais cliques para entrar no site.

9. Aumento do alcance da empresa

Essa ferramenta faz com que a sua empresa apareça na primeira página do Google e no Google Maps – o que ao natural já eleva a presença digital. Porém, é possível, ainda, atrair consumidores de outras regiões, superando os limites geográficos.

Porque estar no Google Meu Negócio

Como inscrever sua empresa no Google Meu Negócio

Confira abaixo o passo a passo para inscrever sua empresa no Google Meu Negócio:

  • Crie uma conta no Gmail. É por meio dela que você vai administrar todas as informações;
  • Acesse a página Google Meu Negócio e clique em “Comece Agora”;
google meu negócio
  • Siga o passo a passo da ferramenta, é bem simples e intuitivo;
cadastrando sua empresa no google meu negócio
  • Edite todas as informações e confirme sua empresa;
informações da empresa no google meu negócio
  • Aguarde o recebimento do código “pin” (chega cerca de uma semana depois da solicitação);
  • Faça login na ferramenta e insira o “pin”.
  • Aguarde alguns dias para sua empresa começar a aparecer (em média, leva 15 dias);
  • Acompanhe o painel de métricas e analise os insights;
  • Promova melhorias e atualizações regularmente.

Se tiver alguma dificuldade, você pode recorrer às respostas que a ferramenta disponibiliza para as perguntas frequentes ou participar do fórum de ajuda.

6 dicas para impulsionar sua empresa no Google Meu Negócio

1. Atualize as informações sobre a sua empresa

Quando um cliente procura por uma empresa no Google, geralmente ele deseja ter informações sem que precise entrar em contato para saber mais sobre o estabelecimento. Os campos que devem ser preenchidos e constantemente atualizados são:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone;
  • Produtos e serviços disponibilizados;
  • Breve descrição da empresa;
  • Site;
  • Avaliação de clientes;
  • Fotos.

Ao ser vinculado ao Google Maps, ainda permite que o usuário clique em “Como chegar” e automaticamente visualize o melhor

Informações da empresa no Google Meu Negócio

Com a sua página devidamente atualizada, é importante incentivar seus clientes a comentar. Para isso, uma estratégia é criar um link curto e compartilhá-lo nas suas redes sociais ou através de mensagens diretas. Para criar esse link, confira o passo a passo:

  1. Faça login no Google Meu Negócio e acesse o local para o qual deseja criar o nome curto;
  2. No menu, acesse “Informações” e “Adicionar nome curto”;
  3. Insira o nome com no máximo 32 caracteres. Caso ele não esteja disponível, receberá uma mensagem de erro para que refaça;
  4. Clique em “Aplicar” e, após ser aprovado, ele aparecerá no Perfil da empresa.

Para copiar seu URL e enviá-lo aos usuários, basta acessar o menu à esquerda, clicar em “Pág. Inicial” e, em seguida, em “Receba mais avaliações”.

3. Interaja com seus clientes

Não tem como impulsionar seu negócio sem dar uma atenção especial às avaliações. Segundo pesquisa da Provokers, 55% dos entrevistados disseram que confiam em avaliações online tanto quanto se elas fossem presenciais. E mais: 77% leem os comentários para decidir entre dois negócios.

Portanto, estimule quem já comprou de você a deixar um comentário falando sobre a experiência. Além disso, responda cada avaliação, mesmo que ela seja negativa. Utilize essas informações para aprimorar seu serviço ainda mais.

4. Habilite a troca de mensagens

Uma funcionalidade muito útil do Google Meu Negócio é a troca de mensagem. Através de um chat online, seus clientes podem entrar em contato e tirar dúvidas com a sua empresa de forma rápida e prática. Dessa forma, para habilitar essa opção, abra a ferramenta e siga o seguinte caminho:

  • Clientes;
  • Mensagens;
  • Ativar.

Uma vez ativada, basta voltar ao menu de clientes, clicar em mensagens e visualizá-las de forma cronológica. Lembre-se que é essencial conferir e responder cada uma delas. E uma dica bônus: habilite o chat apenas para horário comercial!

5. Crie posts com frequência

Para impulsionar sua empresa no Google Meu Negócio, é possível utilizar uma funcionalidade que muitos empresários desconhecem: trata-se da ferramenta de postagens. Esses post podem ser feitos nos seguintes formatos:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Imagens;
Google Meu Negócio

Eles ficam ativos por uma semana, sendo recomendado manter o perfil sempre atualizados com novas informações.

Como criar uma postagem no Google Meu Negócio

6. Libere o campo de agendamento

Quem é dono de restaurante, consultório ou outro tipo de comércio com possibilidade de agendamento, vai se beneficiar muito com mais essa funcionalidade do Google Meu Negócio.

Portanto, ao clicar no botão de agendamentos, o usuário é direcionado para uma landing page, onde será possível visualizar os dias da semana e os horários disponíveis. Após, basta preencher com as informações pessoais solicitadas e confirmar a reserva.

O Google Meu Negócio é pago?

Achou o Google Meu Negócio interessante e ficou em dúvida se terá que pagar por isso. Fique tranquilo: tal como outras ferramentas do Google, o uso dessa aqui é totalmente gratuito.

Dessa forma, basta ativar a sua conta e realizar todas as etapas que descrevemos acima para começar a extrair o melhor do serviço para a sua loja!

Conclusão

Como você pode conferir ao longo desse texto, o Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta para dar à sua empresa a visibilidade necessária a todos que buscam soluções pela internet.

Além disso, o fato de ser uma ferramenta totalmente gratuita faz com que ela seja uma excelente aliada de qualquer dono de e-commerce, independentemente do tamanho ou tempo de existência.

Esperamos que essa estratégia contribua para sua empresa alcançar excelentes resultados. Se você gostou dessa dica, confira nosso outro artigo e saiba mais sobre como um bom site ajuda a gerar mais negócios locais.

Navegue por tópicos

  • O que é o Google Meu Negócio?

  • Como funciona o Google Meu Negócio?

  • Por que colocar sua empresa no Google Meu Negócio

  • 9 vantagens de usar o Google Meu Negócio

    • 1. Divulgar sua empresa gratuitamente

    • 2. Atrair novos clientes

    • 3. Interagir com os clientes

    • 4. Visualizar relatórios completos

    • 5. Publicar promoções

    • 6. Maior confiabilidade

    • 7. Mensuração de resultados

    • 8. Mais cliques

    • 9. Aumento do alcance da empresa

  • Como inscrever sua empresa no Google Meu Negócio

  • 6 dicas para impulsionar sua empresa no Google Meu Negócio

    • 1. Atualize as informações sobre a sua empresa

    • 3. Interaja com seus clientes

    • 4. Habilite a troca de mensagens

    • 5. Crie posts com frequência

    • 6. Libere o campo de agendamento

  • O Google Meu Negócio é pago?

  • Conclusão

Tags:

  • Criador de Sites

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários