Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Ter um conteúdo de qualidade é essencial, mas sabemos que imagens têm um grande valor para atrair (e manter) a atenção dos visitantes em um site. Como a internet nos fornece uma ampla variedade de opções e novidades, é muito fácil mudarmos de um site para outro em instantes. Para que isso não aconteça com […]

Ter um conteúdo de qualidade é essencial, mas sabemos que imagens têm um grande valor para atrair (e manter) a atenção dos visitantes em um site.

Como a internet nos fornece uma ampla variedade de opções e novidades, é muito fácil mudarmos de um site para outro em instantes. Para que isso não aconteça com os visitantes do seu site, investir em um layout agradável é fundamental.

Então, além da escolha de um tema que funcione bem para o seu tipo de conteúdo, invista no uso de boas imagens para seu site. O cuidado com as imagens garante mais afinidade com os visitantes do seu site, além de transmitir credibilidade. Além disso, é claro, as imagens que você escolhe desempenham um papel importante na identidade visual do seu site.

Mas encontrar imagens nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Para te ajudar nessa tarefa preparamos algumas dicas e listamos alguns bancos de imagens gratuitos que podem te fornecer ótimas opções. Confira!

Por que usar imagens no site?

As imagens possuem um estímulo maior devido às formas e cores, por isso capturam de uma forma mais eficiente a atenção do visitante. Além disso facilitam o entendimento, ainda mais se usadas como um complemento do conteúdo do site. Imagens relacionadas ao assunto tratado tornam o conteúdo mais claro para quem está lendo.

Com a identidade visual da sua marca bem definida e o uso de imagens seguindo este padrão, a divulgação do site fica mais eficiente. Por exemplo, se você utilizar o Facebook para divulgação, as imagens ajudarão a destacar o seu conteúdo no meio da timeline movimentada dos usuários.

Como utilizar as imagens?

Use imagens que sejam coerentes e que agregam valor ao conteúdo. Texto e imagem precisam estar alinhados para manter a lógica do que está sendo tratado.

Uma boa forma de testar a coerência é analisar as imagens sem ler o texto. Pense se elas falam algo sobre o conteúdo. Se a imagem por si só traz a ideia do assunto tratado.
É preciso ter esse cuidado na definição das imagens, pois quando mal escolhidas elas podem distrair.

Além da escolha, alguns outros cuidados são essenciais:

  • Carregamento do site: as imagens costumam ser os arquivos mais pesados de um site e isso é um dos fatores considerados pelo Google na avaliação de posicionamento no mecanismo de busca. Imagens muito pesadas demoram para carregar e o visitante não costuma esperar muito tempo para que a imagem carregue por completo. Para saber como otimizar suas imagens, confira o post Como otimizar as imagens do seu site.
  • Direitos Autorais: é preciso verificar se a imagem pode ser utilizada ou se necessita de uma licença para isso. Você não pode simplesmente escolher uma imagem na internet e utilizar sem verificar se ela está liberada para uso. Ao escolher uma imagem, dê preferência para imagens gratuitas livres para uso comercial com licença Creative Commons (CC0), por exemplo.

Banco de imagens grátis: 5 opções recomendadas pela nossa equipe

Podemos dizer que a escolha de imagens é uma das partes mais difíceis da construção de um site, já que são difíceis de encontrar ou caras para produzir. Afinal, nem sempre temos ao nosso alcance um designer ou fotógrafo habilidoso. É nesta hora que um banco de imagens gratuitas salva o dia.

Há diversas opções de sites de banco de imagens, mas conversando com a equipe de Design aqui da HostGator Brasil chegamos nessa ótima lista para você. Confira:

1- Unsplash

Acessível em: https://unsplash.com/


As imagens do Unsplash são livres para uso comercial com licença Creative Commons e possuem qualidade muito boa, principalmente as que a própria NASA disponibiliza. O acervo de imagens do Unsplash é atualizado frequentemente e há opção de receber no e-mail cerca de 10 imagens, basta se inscrever no site.

2 – Pixabay

Acessível em: https://pixabay.com/pt/


As imagens do Pixabay também possuem licença CC0 permitindo o uso comercial sem necessidade de licença de uso. O acervo do site também abrange ilustrações e vetores, um ótimo site para quem busca opções mais variadas.

3 – Free Images

Acessível em: http://pt.freeimages.com/


Um dos maiores sites de banco de imagens, é do mesmo grupo de sites pagos como o iStock, por isso os resultados de busca apresentam primeiro as versões pagas e logo abaixo as gratuitas. A usabilidade do site é boa, e as imagens aparecem divididas por categorias.

4 – Freepik

Acessível em: http://www.freepik.com/


O banco de imagens do Freepik é composto por ilustrações, ícones, fotos e arquivos de Photoshop (em PSD) – uma ótima opção para quem busca imagens editáveis. A licença de uso varia de acordo com o autor, mas há uma assinatura paga.

5- StockSnap

Acessível em: https://stocksnap.io/


Site em inglês mas possui uma usabilidade simples, ele mostra as visualizações, curtidas e downloads das imagens. Além de mostrar uma sessão de tranding – fotos populares com altos números de visualizações e downloads.

Gostou das dicas de bancos de imagens gratuitas para seu site? Espero que sim. Com essa lista a tarefa de escolher imagens para seu site vai ficar bem mais simples.

Navegue por tópicos

  • Por que usar imagens no site?

  • Como utilizar as imagens?

  • Banco de imagens grátis: 5 opções recomendadas pela nossa equipe

    • 1- Unsplash

    • 2 – Pixabay

    • 3 – Free Images

    • 4 – Freepik

    • 5- StockSnap

Tags:

  • Design
  • imagens

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários