Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Veja 3 maneiras certeiras de como colocar Google Maps no WordPress, além das vantagens de adicionar este aplicativo no seu site.

A integração do Google Maps no seu site WordPress pode ser uma adição valiosa, fornecendo aos seus visitantes informações de localização visualmente atraentes e fáceis de serem acessadas. 

Neste guia detalhado, vamos explorar as etapas para colocar o Google Maps no WordPress, desde a integração até as melhores práticas e guias de localização. Confira!

Integração do Google Maps no WordPress 

A integração do Google Maps no WordPress é uma maneira eficaz de melhorar a experiência do usuário e fornecer informações úteis. Existem várias maneiras de realizar essa integração, mas a mais comum envolve o uso de plugins dedicados

Como fazer a inserção de Mapas do Google no WordPress 

Vamos começar com um passo a passo sobre como inserir mapas do Google no seu site WordPress, utilizando o popular plugin “WP Google Maps”: 

  • Instale e ative o plugin: no painel de controle do WordPress, vá para “Plugins”, clique em “Adicionar Novo” e pesquise por “WP Google Maps”. Após a instalação, ative o plugin;
  • Configurar o plugin: vá para “Configurações” e clique em “WP Google Maps” para configurar o plugin. Você precisará adicionar a chave da API do Google Maps aqui para ativar a integração;
  • Criar um novo mapa: após configurar o plugin, vá para “WP Google Maps” no menu do painel e clique em “Adicionar Novo Mapa”. Aqui, você pode personalizar o mapa adicionando marcadores e informações detalhadas;
  • Inserir o mapa na página ou post: depois de criar o mapa, copie o shortcode fornecido pelo plugin e cole-o na página ou post onde deseja exibir o mapa;
  • Atualizar a página ou post: salve as alterações e atualize a página ou post. Seu mapa do Google agora deve ser visível para os visitantes do site. 

Outras formas de adicionar um Mapa do Google ao WordPress 

Se preferir não usar um plugin, você pode adicionar um mapa do Google manualmente. Aqui estão os passos detalhados: 

  • Obtenha uma chave da API do Google Maps: acesse a página de desenvolvedor do Google e siga as instruções para obter uma chave da API do Google Maps;
  • Inserir o código do mapa: em uma página ou post do WordPress, use o código HTML fornecido pelo Google Maps para incorporar o mapa, geralmente por meio de um elemento <iframe>
  • Personalize o mapa (opcional): você pode personalizar o mapa definindo parâmetros no código HTML, como largura, altura, marcadores e nível de zoom;
  • Salve e visualize: salve as alterações na página ou post e visualize-a para garantir que o mapa seja exibido corretamente. 

Lembre-se de que essa abordagem manual requer algum conhecimento básico de HTML. 

Plugin de mapa do Google para WordPress

Além do “WP Google Maps”, existem outras opções de plugins para adicionar mapas do Google ao WordPress. Veja alguns deles a seguir.

1. MapPress Maps for WordPress

O MapPress Maps for WordPress é um plugin que oferece recursos avançados, permitindo adicionar várias localizações e personalizar os mapas. 

2. Google Maps Easy

Um plugin fácil de usar e voltado para aqueles que desejam adicionar mapas a posts, páginas e barras laterais do seu site. 

3. WP Google Map Plugin

Conhecido por sua simplicidade, este plugin oferece integração com a API do Google Maps e permite usar vários de seus recursos para oferecer recursos de navegação aos leitores do seu site.

4. WP Go Maps

O WP Go Maps é mais uma opção de plugin para quem deseja incluir mapas e localização de uma loja virtual ou e-commerce em um site de maneira simples e descomplicada.

5. Responsive Google Map

Vamos deixar também o Responsive Google Map como outra opção de plugin para quem deseja incluir um mapa em um site com base no WordPress, sendo que o principal diferencial é o fato de não precisar de qualquer chave API para essa ação.

google maps no wordpress

Personalizar mapas no WordPress 

A personalização dos mapas do Google no WordPress é uma maneira eficaz de destacar informações relevantes e manter a estética do seu site. Aqui estão algumas opções de personalização: 

  • Marcadores personalizados: adicione marcadores personalizados para destacar pontos de interesse no mapa, como lojas, escritórios ou eventos; 
  • Estilo do mapa: altere as cores e estilos do mapa para combinar com a identidade visual do seu site; 
  • Conteúdo adicional: adicione informações extras aos marcadores, como fotos, descrições e links para mais detalhes. 
  • Filtros e camadas: use filtros e camadas para mostrar ou ocultar informações específicas no mapa. 

Lembre-se: personalizar o mapa pode criar uma experiência mais envolvente para seus visitantes e atender melhor às suas necessidades. Por isso, tente incluir essa ação em seu cronograma de atividades para incrementar suas estratégias.

Incorporar mapas do Google no site WordPress 

Além de adicionar mapas em páginas e posts, você pode incorporá-los em widgets, barras laterais, cabeçalhos e rodapés do seu site WordPress. Isso permite que os visitantes acessem informações de localização em qualquer parte do seu site. 

Para incorporar mapas em widgets ou barras laterais, basta arrastar um widget de texto para a área desejada e inserir o shortcode ou código HTML do mapa. 

Geolocalização no WordPress com Google Maps 

A geolocalização no WordPress usando o Google Maps é uma maneira poderosa de fornecer informações precisas sobre a localização da sua empresa ou eventos. 

Com a API de geolocalização do Google Maps, você pode oferecer recursos avançados, como direções passo a passo e informações em tempo real sobre o tráfego para auxiliar seus leitores. 

Melhores práticas para uso de Mapas do Google no WordPress 

Ao usar mapas do Google no WordPress, siga estas melhores práticas para obter bons resultados com essa estratégia:

1. Mantenha a página leve

Mapas interativos podem aumentar o tempo de carregamento da página. Certifique-se de otimizar o desempenho do seu site para evitar que os visitantes fiquem frustrados com páginas lentas. 

2. Seja claro e conciso

Ao adicionar informações aos marcadores, seja claro e forneça informações relevantes. Evite sobrecarregar o mapa com informações desnecessárias. 

3. Mantenha a consistência

Se você estiver usando mapas em várias partes do seu site, mantenha uma aparência consistente para criar uma experiência de usuário coesa. 

Guias de Localização para Sites WordPress 

Além de adicionar mapas do Google, considere criar guias de localização detalhadas para o seu site WordPress. Isso pode incluir informações sobre como chegar à sua localização, estacionamento disponível, horas de funcionamento e muito mais. Quanto mais informações você fornecer, mais útil será o seu site para os visitantes. 

Conclusão

Em resumo, a integração do Google Maps no WordPress é uma maneira eficaz de melhorar a experiência do usuário e fornecer informações úteis. Use plugins, personalize mapas e siga as melhores práticas para criar um site informativo e atraente. 

Esperamos que este guia detalhado tenha sido útil e que você esteja pronto para começar a usar o Google Maps em seu site WordPress. Explore as opções de personalização e crie mapas que se encaixem perfeitamente na sua estratégia de conteúdo e design.

Navegue por tópicos

  • Integração do Google Maps no WordPress 

    • Como fazer a inserção de Mapas do Google no WordPress 

    • Outras formas de adicionar um Mapa do Google ao WordPress 

  • Plugin de mapa do Google para WordPress

    • 1. MapPress Maps for WordPress

    • 2. Google Maps Easy

    • 3. WP Google Map Plugin

    • 4. WP Go Maps

    • 5. Responsive Google Map

  • Personalizar mapas no WordPress 

  • Incorporar mapas do Google no site WordPress 

  • Geolocalização no WordPress com Google Maps 

  • Guias de Localização para Sites WordPress 

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários