Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba tudo sobre como alavancar sua marca com o blog da HostGator.

Hoje, o Facebook Ads está ao lado do Google Adwords como segundo meio de promoção online mais popular. Porém, essas plataformas de publicidade não operam da mesma forma. Enquanto o primeiro trabalha com palavras-chave, o segundo exibe anúncios com base em interesses. Quer entender como anunciar no Facebook?

Vemos muitas empresas apostando em campanhas de Adwords, mas ainda poucas exploram o potencial de anunciar no Facebook. No entanto, essa é a melhor forma de ganhar visibilidade de forma rápida e com um preço mais baixo. 

Neste artigo, exploramos as etapas para uma campanha de sucesso. Quer saber se anunciar no Facebook vale a pena? Confira!

Anunciar no Facebook Ads

1. Defina o público-alvo

A base de toda comunicação é saber com quem você está falando.  É muito importante conhecer o cliente ideal para adaptar nossa mensagem. Não vamos abordar os adolescentes da mesma forma que fazemos com os idosos, certo? Portanto, se você está vendendo produtos ou serviços, ao anunciar no Facebook, defina precisamente quem pode comprá-los. 

Mesmo que pareça que seu produto pode ser comprado por todos, deve haver um setor de mercado para o qual seu produto seja particularmente atraente. Por exemplo, se você vende lingerie, é óbvio que vai se comunicar com as mulheres. Mesmo assim, há homens que compram lingerie de presente. 

Cave ainda mais… Se você está vendendo lingerie de seda sofisticada, terá como alvo mulheres na faixa dos 30 anos ou mais. Imagine que essas mulheres serão bem-sucedidas na vida profissional. Estudantes não terão necessariamente os meios para comprar suas peças. 

E assim, começamos a refinar o público-alvo. No entanto, este é apenas o começo! Quando você conhece bem o seu público-alvo, apresenta argumentos que farão seus clientes pirar. Eles vão comprar de você independente da circunstância. Além disso, o Facebook oferece uma ferramenta excelente (e totalmente gratuita) para analisar seu público.

Continue acompanhando para entender melhor como anunciar no Facebook ads!

2. Dê valor ao seu público

Quando você já sabe com quem está falando, a segunda etapa de como anunciar no Facebook é personalizar sua mensagem. Sua comunicação deve ser impactante e gerar interesse! É um pouco como na vida: você não vai propor casamento a alguém que conheceu pela primeira vez imediatamente.

É importante estabelecer uma relação de confiança com seu cliente e retê-lo, principalmente se seus produtos forem caros. Portanto, tente se promover para seus clientes e, em seguida, peça que comprem de você. 

Quer saber como anunciar no Facebook como afiliado? Temos um artigo ideal para tirar suas dúvidas!

3. Instale o pixel 

A próxima etapa para anunciar no Facebook é instalar o pixel do Facebook. Pixel é um pequeno código de rastreamento que você instalará em todas as páginas do seu site. Ele permitirá que você direcione novamente as pessoas que o visitaram.

Na maioria dos casos, os visitantes visualizam seus produtos, mas não os comprarão imediatamente. Graças ao pixel, você pode enviar anúncios personalizados do Facebook, apenas para aquelas pessoas que visitaram seu site.

Você já passou por uma situação em que olhou produtos em um site de comerciante e esses mesmos produtos apareceram em todo o seu Facebook? É exatamente isso que se trata no retargeting: retornar ao seu cliente que viu o produto e incentivá-lo a comprar!

Acompanhe a seguir o 4º passo de como anunciar no Facebook Ads.

4. Escolha uma boa meta para campanha 

Escolher uma boa meta é essencial para o sucesso de sua campanha de anúncios. Na verdade, o Facebook permite que você escolha a ação que deseja desencadear no usuário. Pode ser uma interação, um clique no seu site, ver um vídeo etc.

Você pode escolher entre 11 objetivos de publicidade. Obviamente, esses objetivos aparecem quando você passa pelo Gerenciador de anúncios.

Como funciona?

O Facebook analisa nosso comportamento na plataforma e mostra seu anúncio para as pessoas com maior probabilidade de realizar uma ação específica. Diremos que ele “classifica” seus usuários dessa maneira.

Portanto, ao anunciar no Facebook, é necessário escolher um bom objetivo para sua campanha sair pelo menor preço e obter os melhores resultados.

Em outro artigo do Blog HostGator, você pode se informar mais sobre Facebook ads, por exemplo como anunciar no Facebook com boleto.

5. Escolha um bom público 

Nesta etapa, trata-se de mostrar sua publicidade para as pessoas certas. Escolher o público certo é crucial para sua publicidade e para a divulgação do seu site nas redes sociais.

Se você vai ter como alvo as pessoas erradas que podem comprar de você, você não vai vender. Portanto, é extremamente importante gastar tempo pesquisando nosso público-alvo! Em marketing, falamos sobre dois tipos de público:

  • Um público frio: você exibe seu anúncio para pessoas que não o conhecem;
  • Um público quente: pessoas que já tiveram contato com sua marca, visitaram seu site ou página do Facebook. (Quando veem o seu anúncio, sabem o que é)

No Facebook, você pode atingir os dois tipos de público. Ou você usa a segmentação por interesse (público frio) ou usa o pixel e mostra seu anúncio para pessoas que já visualizaram seu site (público quente). Normalmente, o público quente compra melhor.

Veja a seguir a 6ª etapa de como anunciar no Facebook!

6. Escolha um bom posicionamento 

No gerenciador de anúncios, temos a possibilidade de colocar nosso anúncio em quatro plataformas diferentes. A escolha do investimento certo pode ser crucial. Afinal, dependendo do produto que vende, você colocará sua publicidade em outra plataforma.

O Instagram é um bom lugar se você estiver em um restaurante, fitness ou indústria da moda. Seu público-alvo é bastante jovem. Enquanto isso, o Messenger é um ótimo lugar para fazer com que as pessoas entrem em contato com você.

No Facebook, é a veiculação no feed que tem o melhor desempenho, mas a coluna certa pode ser uma boa opção para redirecionar anúncios (você só precisa se limitar a um mínimo de texto e escolher as imagens no formato certo). O Facebook também nos permite escolher se queremos que nossa publicidade apareça no celular ou no desktop.

Uma boa prática seria dividir os investimentos entre essas duas opções. Isso é importante do ponto de vista da tela, que será diferente no celular e na área de trabalho, mas também por causa do funcionamento do Facebook. Na verdade, o Facebook otimizará automaticamente nossos anúncios no celular porque as pessoas consultam com mais frequência em seus smartphones.

De acordo com Adespresso (um dos maiores blogs de marketing do Facebook nos EUA), a escolha do posicionamento é importante dependendo do nosso objetivo. Segundo eles, o celular é perfeito para campanhas que visam aumentar o conhecimento da marca. Por outro lado, as campanhas de conversão têm melhor desempenho na área de trabalho.

7. Imagem

Se a publicidade é uma guerra, o feed do Facebook é o seu campo de batalha! Você tem que fazer um esforço para ser visto. Por isso, para aprender como anunciar no Facebook Ads, um ponto focal é a imagem – você escolher uma para se destacar entre as outras postagens do Facebook. Aqui estão algumas dicas para se destacar na plataforma:

  • Escolha cores bastante brilhantes, que serão diferentes das cores azuis da plataforma;
  • Não hesite em incluir sua foto no anúncio, especialmente escolha uma foto em que você olhe os usuários de frente. Esse tipo de imagem inspira mais confiança e, em geral, gera melhor engajamento;
  • As imagens que mostram uma emoção são muito “cativantes” também.

8. O texto do seu anúncio no Facebook

Já conseguimos prender a atenção do usuário, agora temos que incentivá-lo a fazer uma ação desejada. Assim, precisamos adaptar o texto que acompanhará nossa imagem. 

O texto, assim como a imagem, deve chamar a atenção. Lembre-se: as pessoas navegam no Facebook, portanto, você tem alguns segundos para chamar a atenção da pessoa e transmitir sua mensagem. Não é um lugar para escrever poemas!

Os títulos com melhor desempenho têm cinco palavras, de acordo com um estudo realizado pela Adespresso. Além disso, esse texto não deve ultrapassar 14 palavras e a descrição 13 palavras. Obviamente, não vamos contar todas as palavras exatamente nos números. Você só precisa se lembrar de ser específico e ir direto ao ponto!

Aqui estão mais algumas dicas a se considerar ao anunciar no Facebook para criar as melhores manchetes:

  • Use números no início de seu título;
  • Crie um senso de urgência com ofertas por tempo limitado;
  • Seja claro sobre sua oferta (evite ser muito vago);
  • Faça perguntas que as pessoas queiram respostas.

Conclusão

Os anúncios do Facebook são ótimas maneiras de divulgar um site de forma eficaz. Empresas em todo o mundo estão investindo muito dinheiro nisso. Esta é a prova de que funciona!

Embora seja uma ótima ferramenta para negócios, também é uma ferramenta muito complexa. O objetivo não é gastar apenas grandes quantias de dinheiro, mas gastar o mínimo possível para obter o máximo retorno do investimento.

Para atingir esse objetivo, você deve saber otimizar ao máximo todos os elementos da publicidade no Facebook, como, por exemplo, usar o Facebook Ads para dropshipping de loja virtual. Às vezes, você chega lá na primeira vez, às vezes, você tem que testar. Se pudéssemos dar um último conselho para campanhas de anúncios no Facebook de sucesso é nunca parar de testar opções e sempre tirar conclusões.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender como anunciar no Facebook. Sinta-se à vontade para compartilhar se quiser! Se você quer mais informações sobre campanhas, como, por exemplo, quanto custa anunciar no Facebook, acompanhe mais artigos em nosso Blog!

Navegue por tópicos

  • 1. Defina o público-alvo

  • 2. Dê valor ao seu público

  • 3. Instale o pixel 

  • 4. Escolha uma boa meta para campanha 

    • Como funciona?

  • 5. Escolha um bom público 

  • 6. Escolha um bom posicionamento 

  • 7. Imagem

  • 8. O texto do seu anúncio no Facebook

  • Conclusão

Tags:

  • Loja HostGator

Luana Sa

Graduanda em Letras pelo CEFET-MG, Luana Sá é redatora e revisora há 2 anos. Apaixonada pela comunicação (ou conexão) entre palavras e pessoas, escreve com o objetivo de transformar ideias em textos incríveis. Ama livros e histórias bem feitas - porque não acredita em perfeição, mas sim em excelência. Persegue seus sonhos com essa perspectiva!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários