Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Entenda como funcionam os mecanismos de busca, conheça algumas estratégias de SEO e saiba como atrair mais visitantes para o seu site.

Você já se perguntou como o seu site pode se destacar na web? Afinal, são milhares de páginas disponíveis na internet e se sobressair não é uma tarefa tão simples quanto parece. É preciso entender a forma como os mecanismos de busca trabalham e estar sempre atualizado sobre as mudanças que ocorrem. Por isso, vamos te mostrar como melhorar a posição do seu site e, consequentemente, atrair mais visitantes.

Como é definida a posição dos sites no Google?

Se você quer que o seu site apareça gratuitamente no Google é fundamental saber o que é SEO e porque ele é importante. Afinal, é possível atrair mais visitantes para o seu site sem pagar a mais por isso. Basta saber como construir um bom site para agradar leitores e ferramentas de busca, isso é determinante porque os sites com melhor performance costumam ser exibidos nos primeiros resultados.

Inclusive, esse é princípio básico do SEO: investir na otimização do seu site para que ele seja encontrado pelos mecanismos de busca. Ou seja, você vai usar algumas estratégias e técnicas para que o seu site tenha um desempenho melhor no Google, Yahoo e Bing, entre outros.

Vamos explicar alguns aspectos para facilitar a sua compreensão. O primeiro deles é: quem define qual será o resultado de uma busca é um algoritmo. E, como esse mecanismo de classificação muda constantemente, a recomendação é dedicar uma atenção especial aos seguinte fatores:

  • A linguagem de programação escolhida para criar o seu site (HTML, JavaScript, PHP, etc).
  • A velocidade de carregamento do seu site: será que ele não está muito lento?
  • A estrutura das URLs: elas realmente simbolizam o conteúdo da página?
  • A consistência de navegação: o visitante consegue acessar todos os conteúdos?
  • O site é compatível com o tamanho de tela dos dispositivos móveis?

Esses são apenas alguns dos fatores que influenciam no desempenho de um site. Quando você começa a pesquisar mais sobre SEO para atrair mais visitantes, começa a perceber que o propósito principal é promover uma boa experiência para quem acessa o seu site. Afinal, este é o seu espaço na web e você certamente não vai querer causar uma má impressão.

5 dicas de SEO que você mesmo pode colocar em prática

  1. Utilize as ferramentas disponibilizadas pelo Google.
  2. Torne seu negócio fácil de ser encontrado.
  3. Coloque o título (certo) com uma descrição.
  4. Mantenha seu conteúdo original, atualizado e simples.
  5. Lembre-se de que imagens também são conteúdo.

Como atrair mais visitantes para o seu site

Atualizar o seu site seguindo as dicas de SEO é só o primeiro passo para atrair mais visitantes para um site. Você vai perceber que existem várias estratégias que podem ser usadas para gerar mais tráfego na web.

Vamos citar algumas essenciais, como: ter um bom conteúdo, divulgar o seu site para as pessoas certas (que lhe interessam e têm interesse pelo seu negócio ou projeto) e estabelecer parcerias para divulgar seu site. Talvez isso seja novo para muita gente ainda, mas é o chamado comarketing, quando duas empresas se juntam para criar algum conteúdo.

Mídias Sociais

Se você ainda não usa as mídias sociais para divulgar o seu negócio está perdendo a oportunidade de fortalecer sua marca e conquistar novos clientes. Uma pesquisa da comScore aponta que o brasileiro é campeão no consumo de social media, chegando a passar mais de 9h por mês conectado nas plataformas sociais.

Portanto, vale a pena traçar uma estratégia específica para engajar o público nas redes sociais e depois direcioná-lo para o seu site. Use a criatividade, pois esse é um diferencial para se destacar no meio de tantas informações.

Marketing de Conteúdo

Você sabia que o marketing de conteúdo já é adotado por mais de 70% das empresas no Brasil? Com essa estratégia é possível aumentar o tráfego qualificado, ampliar a autoridade do seu domínio, receber um volume maior de buscas e tudo isso influencia na sua autoridade no mercado. Então, se você ainda não está fazendo marketing de conteúdo, a hora de começar o seu planejamento é agora.

Como essa não é uma estratégia de curto prazo, você começará estabelecendo uma relação de confiança com o seu público-alvo, para então ganhar evidência, atrair mais tráfego para o seu site e como consequência vender mais.

Meu site tem mais visitas! E agora?

Quando o tráfego direto do seu site aumentar, significa que as estratégias de atração deram certo. É hora de criar ações para converter os visitantes em clientes. Algumas dicas são: melhorar o call to action, simplificar as ações dentro do site, agradar seu público oferecendo dicas, promoções e cupons de desconto, etc.

Além disso, também é importante aprofundar na análise das métricas do site. Então identifique a origem do tráfego, o tempo de permanência em cada página, verifique o caminho que o usuário percorre dentro do site, no caso de e-commerces é interessante identificar os motivos de abandono de carrinho.

Agora que você já conhece algumas técnicas de SEO e como atrair mais visitantes é hora de começar a implantar melhorias no seu site. Se tiver alguma dúvida sobre a hospedagem do seu site ou velocidade de carregamento, entre em contato conosco!

Se você gostou deste post também sugerimos a leitura dos conteúdos abaixo:

Navegue por tópicos

  • Como é definida a posição dos sites no Google?

    • 5 dicas de SEO que você mesmo pode colocar em prática

  • Como atrair mais visitantes para o seu site

    • Mídias Sociais

    • Marketing de Conteúdo

    • Meu site tem mais visitas! E agora?

Tags:

  • divulgação

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários