Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Neste artigo, você aprenderá as melhores práticas para atualizar seu WordPress de forma segura e evitar possíveis problemas de segurança.

O WordPress é uma das plataformas mais populares para criação de sites e blogs, utilizado por milhões de pessoas ao redor do mundo. Com o passar do tempo, é importante manter o seu WordPress atualizado para garantir a segurança e o bom funcionamento do seu site. Neste artigo, você irá aprender como atualizar o seu WordPress de forma segura. Vamos lá?

Por que atualizar o WordPress?

Algumas pessoas criam seus sites, colocam conteúdo e simplesmente esquecem da parte técnica. Assim, passam-se os meses, o WordPress lança novas versões e o site fica desatualizado. Isso é um erro grave que prejudica a sua página na internet.

Escolheu utilizar o WordPress para seu site? Então você precisa aproveitar todas as suas ferramentas, inclusive novas atualizações.

Confira os principais motivos para aprender a atualizar o WordPress e fazer isso com frequência!

Por que atualiza o WOrdPress

1. Segurança

Quem utiliza o WordPress para gerenciar o conteúdo do seu site escolheu uma plataforma de código aberto. Isso significa que ele é gratuito e pode ser usado em qualquer projeto comercial ou pessoal, seguindo as leis da licença GPL (General Public License).

Ser código aberto não significa que qualquer desenvolvedor terá acesso ao seu site e poderá fazer modificações. E sim, que ele terá acesso ao código original desenvolvido pelo time do WordPress, onde ele pode ser modificado, atualizado e disponibilizado para a comunidade.

Ou seja, desenvolvedores de todo o mundo têm a possibilidade de sugerir melhorias na plataforma.

Com isso, o WordPress lança atualizações de segurança rotineiramente para impedir que os sites que o utilizam fiquem vulneráveis. Algumas novas versões são lançadas somente para consertar problemas de segurança da plataforma.

Quem deixa de entender como atualizar o WordPress corre risco de ser hackeado ou ter informações vazadas. Se você lida com informações sensíveis de clientes ou tem um e-commerce, essas atualizações devem ser uma prioridade.

2. Solução de problemas

Por acaso você já teve pequenos problemas no WordPress que impediram seu site de ficar perfeito? Os bugs são comuns em qualquer plataforma, mas os desenvolvedores trabalham constantemente para consertá-los.

Cada vez que uma atualização é lançada ela passa por processos de teste rigorosos para identificar e corrigir bugs. Mas alguns deles ainda passam e afetam o funcionamento da atualização. Mesmo que seu site não seja diretamente afetado por esses pequenos problemas, é interessante corrigi-los.

As novas versões do WordPress surgem para melhorar problemas que existiam nas anteriores. Vale muito a pena utilizá-las.

3. Velocidade do site

Todo desenvolvedor ou dono de site já sabe que a velocidade do site influencia na experiência do usuário. Ninguém gosta de esperar muitos segundos para que uma página carregue e o WordPress pode ser um dos culpados pela demora.

Conforme a tecnologia avança, o WordPress também tenta acompanhar com soluções para problemas de velocidade. Suas atualizações estão cada vez mais otimizadas para proporcionar a melhor experiência ao usuário e diminuir o tempo de carregamento do site. É possível otimizar o desempenho usando suas atualizações.

4. Novas funcionalidades

Além de solucionar vulnerabilidades no sistema, bugs e dificuldades de velocidade, suas atualizações também trazem novas funcionalidades. Em atualizações anteriores, criadores de conteúdo conseguiram inserir vídeos nos posts com maior facilidade, encontraram uma nova biblioteca de plugins e muito mais. A intenção é tornar a tarefa de gerenciar um site sempre mais fácil e intuitiva.

Essas alterações são úteis tanto para o usuário quanto para você. Então não existem mais desculpas para deixar de atualizar o WordPress.

Como atualizar o WordPress

Antes de atualizar o WordPress, é importante fazer backup do seu site e do banco de dados. Isso garantirá que, se algo der errado durante a atualização, você possa restaurar facilmente o site para a versão anterior.

Depois de fazer o backup, você pode atualizar o WordPress seguindo estes passos simples:

1. Realize acesso ao painel de administrador do WordPress.

2. Em seguida, acesse o menu Painel > Atualizações.

WordPress menu Painel > Atualizações

3. Pronto! Nesse menu estarão listados as atualizações de WordPress, tema, traduções e plugins. Além disso, quando alguma atualização estiver pendente, será exibido uma notificação nesse painel te alertando.

Boas práticas para evitar problemas na atualização

Provavelmente você já ouviu histórias de alguém que depois de atualizar o WordPress fez todo o processo e perdeu seus plugins. Em outros casos usuários acabam sem conseguir acessar o site ou com problemas no tema.

Essas situações são mais comuns dos que gostaríamos. Afinal de contas, um site WordPress utiliza temas e plugins produzidos por terceiros. Eles também precisam de atualizações de seus desenvolvedores para acompanhar as atualizações do WordPress.

Em alguns casos os plugins ou temas deixam de ser compatíveis com a nova versão. Isso pode gerar pequenos problemas, como ficar incapaz de usar formulários ou otimizar imagens. Mas também pode tirar seu site do ar ou deixá-lo impossível de navegar.

Isso significa que você deveria deixar de entender como atualizar o WordPress? Claro que não! As atualizações são importantíssimas e garantem que seu site funcione com segurança.

Como dono de um site WordPress você deve tomar algumas atitudes preventivas antes de fazer a atualização. Explicaremos abaixo as principais delas.

1. Faça o backup

Quando você realiza uma atualização do WordPress e tem algum problema, é possível restaurar a versão anterior. No entanto, para conseguir isso você precisa ter um backup dessa versão.

Recomenda-se realizar backups rotineiramente para evitar perder arquivos importantes do seu site. O backup é, inclusive, uma proteção no caso de invasão ou problemas com o servidor.

O WordPress possui diversos plugins para fazer seu backup. Você também pode fazer isso manualmente usando um software de FTP, como o FileZilla, que apresentamos nesse artigo.

Mesmo que os backups sejam feitos automaticamente usando plugins, salve uma versão no seu dispositivo. Se algum problema grave acontecer e mesmo o plugin utilizado não resolver, você ainda pode substituir as pastas do WordPress pelas que estão salvas.

2. Verifique seus plugins

Baixou plugins e não sabe se eles recebem atualizações para continuarem compatíveis com o WordPress? Isso significa que existe o risco de ter problemas mais tarde. Antes de instalar qualquer atualização confira se eles permanecerão compatíveis. O mesmo vale para os temas.

Na realidade, o ideal é conferir se o plugin ou tema recebe atualizações regulares antes mesmo de baixá-lo ou comprá-lo. Também veja se a fonte do plugin é confiável e se não existem reclamações na sua página em relação à falta de compatibilidade com novas versões do WordPress.

Considerações Finais

Nesse artigo você aprendeu como atualizar seu WordPress.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • Por que atualizar o WordPress?

    • 1. Segurança

    • 2. Solução de problemas

    • 3. Velocidade do site

    • 4. Novas funcionalidades

  • Como atualizar o WordPress

  • Boas práticas para evitar problemas na atualização

    • 1. Faça o backup

    • 2. Verifique seus plugins

  • Considerações Finais

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Sinésio Bittencourt

Com experiência em Linux e na área de desenvolvimento de sistemas, atualmente estuda Gestão da Tecnologia de Informação e é Technology Evangelist da HostGator.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários