Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Entenda porque fazer uso de link de âncora e como colocar âncora no WordPress de três maneiras diferentes. Aproveite e boa leitura!

Há algum tempo o Google passou a considerar a ancoragem de links um fator importante para o ranqueamento de uma página em seus resultados e na efetividade do posicionamento do site. Por isso, saber como colocar âncora no WordPress tem sido um assunto importante

Essa ferramenta é extremamente importante para melhorar os seus resultados e expandir ainda mais o seu domínio. Além disso, a partir dessa ferramenta os links âncora são capazes de auxiliar na melhora da experiência do usuário.

Quando você implementa links ancorados na sua página, a navegação por conteúdos longos se torna mais fácil para o visitante e o seu conteúdo mais significativo — tanto para as ferramentas de busca quanto para os próprios visitantes. 

Dada a importância de saber como colocar âncora no WordPress, a seguir vamos explicar o passo a passo sobre esse acessório fundamental para qualquer página fazer sucesso. Boa leitura!

Os links, também chamados de âncoras, são artifícios usados para valorizar de maneira instantânea um fragmento específico da página, ou até mesmo a página externa. 

Assim, os links de âncora são URLs especiais que direcionam o visitante para outro lugar — podendo ser na própria página ou em um endereço externo. 

Se você já é um leitor do nosso blog, certamente já se deparou com essa estratégia pelos nossos textos. 

Em nosso caso específico, utilizamos bastante os links para endereços internos, mas é extremamente normal encontrar sites que fazem essa relação com endereços externos também. 

É justamente a partir dos links de ancoragem que os usuários e visitantes serão direcionados a outros conteúdos dentro do seu site

como colocar ancora no wordpress

O melhor uso desse tipo de ferramenta é de forma natural. Ou seja, procure fazer conexões que estabeleçam alguma ligação com o que está sendo dito no texto. 

Por exemplo, se você está falando sobre um tênis próprio para a prática de caminhada, um link de ancoragem interessante poderia ser sobre dicas para quem está iniciando na prática dessa atividade. 

Ao transformar o link direcionado em algo chamativo para o leitor, você eleva suas chances de interação e melhora sua performance diante das ferramentas de busca

O melhor uso desse tipo de ferramenta é de forma natural. Ou seja, procure fazer conexões que estabeleçam alguma ligação com o que está sendo dito no texto. 

Além disso, a ancoragem de links também é especialmente importante em grandes artigos (acima de 4.000 palavras). 

Inserir um índice com âncoras oferece ao visitante escolher qual seção do texto ele gostaria de ler, visto que um material muito extenso pode cansar — e desestimular — muitos usuários. 

Entenda um pouco mais sobre essas vantagens e aprenda como colocar âncora no WordPress no tópico a seguir. 

Fato é que, atualmente, muitas páginas na internet realizam a inclusão de links em seus textos e artigos. 

Mas, para além de dizer que você deve realizar tal ação, nós vamos te ajudar a compreender a importância de aprender a como colocar âncora no WordPress. 

Sendo assim, um dos pontos positivos mais expressivos de links de âncora é justamente oferecer uma melhor experiência para o visitante que navega em sua página. Esse ponto é ainda mais expressivo e importante em artigos grandes.

Ao publicar um conteúdo mais elaborado e detalhado, a leitura pode ser extremamente massante para qualquer um. 

Assim, o uso correto de âncoras oferece ao usuário a opção de direcionar sua leitura especificamente para o tópico que lhe interessa mais

Benefícios de utilizar âncoras nos conteúdos

Fazer uso de âncora em cabeçalhos permite que você consiga compartilhar links diretos para subdivisões específicas dentro de um mesmo artigo. 

Essa é uma ótima solução para redes sociais e também equipes de apoio, pois através dessa estratégia se torna possível enviar o visitante para a etapa que ele precisa para entender o texto. 

Outro ponto importante que dá crédito ao uso de links de âncora é em relação aos resultados em ferramentas de busca. 

Quando o assunto são as páginas de resultados de motores de busca (SERPs), essas respostas sempre modificam conforme o que surge. 

Entretanto, é possível notar que os links de âncora surgem na lista de SERP justamente por conta da sua inclusão nos artigos. Assim, esse artifício é extremamente interessante, visto que são capazes de oferecer outra linha de texto para a sua própria listagem orgânica. 

Além disso, tem papel importante no aumento do CTR, já que o visitante consegue visualizar um tópico relacionado à sua consulta que, por acaso, não estava nem na meta descrição ou título. 

Como criar âncora no WordPress?

Para não ter que se preocupar com código HTML todas as vezes que quiser implementar uma mudança na sua página, reunimos aqui algumas alternativas para que você consiga aprender a como colocar âncora no WordPress sem dor de cabeça

De maneira manual

A maneira mais clássica de criar um link âncora no WordPress é através de HTML, de forma manual em todas as suas postagens. Confira a seguir o passo a passo. 

Em primeiro lugar, elabore o texto para o seu link e adicione um hyperlink nele da forma como você usualmente faria para qualquer outro link. 

Ao invés de associar esse hyperlink com uma URL, página ou postagem, você deverá atribuir um nome de âncora. 

Âncoras que são designadas por URLs contém o símbolo # antes do nome e, via de regra, você pode nomear o que quiser, apesar de ser recomendado que o nome seja curto e relacionado ao cabeçalho. 

A seguir, você precisa incluir um ID no cabeçalho para o qual você deseja que o link de âncora seja direcionado. Assim, será preciso mudar para a visualização de texto (HTML) no editor WordPress. 

Nesse tipo de caso, no cabeçalho H2 é necessário adicionar o ID associado ao nome da âncora que você escolheu na etapa anterior. O nome da âncora e o atributo ID devem ser os mesmos para que o link realmente funcione. 

Utilizando um plugin

Se você não quer ter a preocupação de lidar com código HTML todas as vezes que for colocar âncora no WordPress, não precisa se desesperar. 

A segunda opção que separamos aqui é para que você consiga fazer essa modificação através de plugins WordPress gratuitos e de fácil utilização. 

Uma das formas mais simples de adicionar um link de âncora é por meio do plugin gratuito TinyMCE Advanced. Ele funciona por meio da adição de funcionalidade extra ao editor com botões de atalho rápido. 

Após instalar e ativar o plugin, vá até o post e crie um hiperlink em seu texto âncora. Sem precisar vincular o texto a uma URL, página ou post, você somente terá que vincular um nome de âncora com o símbolo # antes do mesmo. 

Em seguida, selecione o cabeçalho ao qual você quer vincular seu link e, depois, clique em “inserir” no botão de cima e selecione a opção “âncora”. Esse botão fica visível no editor por conta do plugin instalado (TinyMCE Advanced). 

Lembra do nome de âncora que você escolheu no primeiro passo? Insira esse nome e clique em OK. Ao usar o plugin que recomendamos você conseguirá economizar tempo, visto que não será necessário sair da vista do editor visual. 

Caso você esteja realizando essa mesma operação com HTML, terá que pular de editor visual para editor de texto, por exemplo. 

Com Gutenberg

De todas as formas possíveis de criar um link de âncora para seu site WordPress, a mais fácil é através do Gutenberg Blocks, a nova ferramenta de edição e postagem de conteúdos do WordPress.

Antes de iniciar a adição de âncoras, é preciso compreender que esses links funcionam como um link normal no WordPress. 

Para criar seu link de âncora de forma manual, o primeiro passo é selecionar o texto que deseja destacar como âncora e pressionar o botão “ligação”. 

Em seguida, um pop-up aparecerá e você deve ir ao pop-up para clicar no ícone de link como mostra a imagem abaixo. 

Em seguida, após selecionar a caixa de link, você deverá inserir o link desejado para a seção que você quer encaminhar ao usuário. 

Aqui é importante fazer uma ressalva: ao contrário dos links normais, os links de âncora se iniciam com um sinal #. Assim, antes de colocar o endereço desejado você precisa adicionar esse símbolo como na imagem abaixo. 

É importante recorrer às palavras-chave que estão relacionadas com a seção de âncora para qual você está criando um link. Outra dica aqui é usar hifens ou letras maiúsculas para deixar o texto âncora mais legível no contexto geral. 

Quando terminar, clique no botão “Enter” (ícone de seta) para finalizar o processo de adicionar o seu link de âncora. 

Em seguida, o link da âncora está visível no editor, mas ainda não estará funcionando. Para que ele esteja 100% apto para ser publicado, é preciso criar um ID para o mesmo

Outras formas de utilizar o Gutenberg

Além disso, para adicionar um ID ao link âncora, é preciso buscar pela seção para a qual o atalho direcionará seus visitantes. Para unir uma seção de cabeçalho, basta selecionar o bloco desejado e escolher a opção “Avançado Cílio”. 

Em seguida, no Âncora de HTML campo, é preciso adicionar o mesmo texto que você usou para o seu link de âncora. Entretanto, aqui você não precisa adicionar o # antes. 

Por fim, você já pode selecionar a opção “Publicar/ Atualizar” e verificar se o link da âncora está funcionando de maneira correta

Caso você tenha interesse em vincular a qualquer seção que não seja um título (blocos do texto ou um parágrafo inteiro), basta clicar em um ícone de menu de três pontos no próprio segmento escolhido e selecionar a opção “Editar como HMTL”. 

A seguir, você precisa encontrar a tag HTML para a seção ou elemento específico. Ou seja, <p> é referente a parágrafo, <h2>, <h3> são títulos e por aí vai. Após encontrar o item desejado, você só precisa adicionar um atributo ID ao lado da sua âncora para a tag HTML. 

Após aparecer uma mensagem que o bloco possui um conteúdo inesperado ou inválido, será preciso clicar no botão “Converter para HTML”. 

Prontinho! Seu link de âncora foi adicionado com sucesso a uma seção específica de parágrafo ou outro bloco qualquer que você tenha interesse de linkar. 

Extensões do Chrome 

Além das formas citadas acima, também existem extensões próprias para o Google Chrome que podem te ajudar a aprender como colocar âncora no WordPress. 

As extensões nada mais são que ferramentas que te ajudam a executar determinadas funções em alguns sites. 

Nesse caso, existem extensões voltadas para criar links de âncora no WordPress, e as mais utilizadas são: 

Essas são as formas mais recorrentes de se adicionar link de âncora. Além dessa alternativa, existem outras formas de transformar seu blog

É sempre interessante prestar atenção nas atualizações disponíveis para WordPress, visto que elas fazem a diferença na sua página. 

É inegável que sempre se colocar no lugar do visitante na hora de realizar modificações melhora bastante a experiência do mesmo. Isso porque você passa a entender as necessidades do mesmo na hora de ir até a sua página, e quais as dificuldades que poderá enfrentar durante a visita. 

Sendo assim, vale a pena buscar a forma que você melhor se adapta para colocar âncora no WordPress. Esperamos ter ajudado e até a próxima!

Navegue por tópicos

    • Benefícios de utilizar âncoras nos conteúdos

  • Como criar âncora no WordPress?

    • De maneira manual

    • Utilizando um plugin

    • Com Gutenberg

    • Extensões do Chrome 

Tags:

  • Domínios

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários