Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Quer saber como colocar assinatura no e-mail? Separamos dicas essenciais, onde criar e tudo o que você precisa para gerar sua assinatura!

Na internet, saber como colocar assinatura no e-mail é importante pelo fato dela ser considerada o seu cartão de visita. Por isso, ela deve trazer os dados mais importantes sobre você e sua empresa em seu corpo. 

Neste artigo, você aprenderá como colocar assinatura no e-mail e diversas boas práticas para a sua criação. Confira este conteúdo na sequência! 

Por que você precisa colocar assinatura no e-mail?

A assinatura de e-mail é responsável por identificar você, sua função, a empresa em que trabalha e demais dados importantes. Ela funciona como um cartão de visita e transmite a credibilidade e seriedade do seu trabalho e negócio.  

Acredite, você já deve ter visto milhares de assinaturas e muitas delas devem ter chamado a sua atenção pelas informações que passavam. É provável que muitas destas foram criadas realmente voltadas para isso, pois elas têm o objetivo de trazer as características da empresa também. 

Ao criar a sua assinatura de e-mail você deve se atentar a todos os detalhes, pois eles fazem diferença. 

Como criar uma assinatura de e-mail no Gmail

O Gmail é a plataforma de e-mails do Google e uma das mais usadas no mundo, seja para pessoas físicas ou empresas. Confira abaixo como colocar assinatura no e-mail Gmail:

  1. Faça login em sua conta no Gmail;
  2. Procure pela área de configurações do e-mail e clique nela;
  3. Acesse o campo com o nome “Assinatura”. Neste espaço, você tem disponíveis 10 mil caracteres para criar a sua assinatura;
  4. Após finalizar, lembre-se de clicar em “Salvar Alterações”. Depois disso, faça um teste, enviando um e-mail para você mesmo com o intuito de verificar a nova assinatura antes de enviar para outros destinatários. 

Como criar uma assinatura de e-mail no Outlook

O Outlook é outra ferramenta de envio de e-mails, porém criada pela Microsoft. Confira abaixo como colocar assinatura no e-mail Outlook:

  1. Faça login em sua conta no Outlook;
  2. Acesse a área de “Configurações”, no canto superior direito da tela;
  3. Procure por “Opções” e em seguida clique em “Layout”. Neste campo, você terá acesso à área de Assinatura de e-mail e poderá personalizar o seu cartão de visita;
  4. Após finalizar, lembre-se de clicar em “Salvar”. Não se esqueça de fazer um teste de envio para o seu próprio endereço e verifique se está tudo certo.

Dicas para criar uma boa assinatura de e-mail

Uma assinatura de e-mail precisa ser útil ao seu cliente. Nela, devem constar as principais informações sobre você e sua empresa, de maneira organizada e com um design atrativo. Lembre-se: assim como um cartão de visita precisa ser chamativo, a sua assinatura também. 

Neste tópico, listamos algumas dicas e boas práticas para a criação de uma boa assinatura. Confira! 

Insira apenas as informações necessárias

Seguindo a ideia do cartão de visita, a assinatura de e-mail também precisa ter apenas as suas principais informações, que são:

  • Nome e sobrenome;
  • Função e o nome da empresa;
  • Telefone para contato;
  • Link para as redes sociais da empresa ou seu perfil profissional.

Após definir essas informações, você pode seguir para a formatação de design. Entretanto, fique atento: ele precisa seguir a identidade de sua companhia. 

Utilize as cores da empresa

Use a cartela de cores que fazem parte da identidade visual de sua empresa. Afinal, a sua assinatura não representa apenas você como profissional, mas também a companhia em que atua. Assim como as demais peças da marca, a assinatura de e-mail precisa seguir a identidade para passar corretamente a imagem da empresa. 

Nessa etapa, você também pode usar fotos e logos que tenham a ver com a sua função ou que representem o negócio. 

Respeite a hierarquia das informações

Como vimos acima, existem algumas informações primordiais em sua assinatura, e é importante que elas sigam uma sequência para que tudo faça sentido. 

Sempre comece com seu nome e função, deixando seu nome em negrito ou mesmo em uma fonte maior, para ter destaque. Os demais conteúdos também têm relevância, mas seu nome precisa chamar mais atenção para que o usuário o grave e procure por você quando necessário. 

Design com elementos simples e alinhados

Todos os elementos da assinatura precisam coexistir em harmonia. Você tem pouco espaço para colocar uma boa quantidade de informações, cores, fotos e logos, e por isso é preciso organizar muito bem o conteúdo. 

Procure manter tudo alinhado, como se tivessem linhas de fundo guiando o texto e demais detalhes. Pense que os usuários de e-mail podem acessar suas informações de qualquer lugar e hora, e a assinatura não pode confundi-los, mas sim ajudá-los a identificar quem entrou em contato. 

Uma dica é: busque por modelos de assinaturas na internet e analise qual se adequa mais a você e sua empresa. Assim, corre menos riscos ao criar a sua.

Não esqueça dos dispositivos móveis

Atualmente, a maioria das pessoas acessa seus e-mails pelo celular. Por isso, antes de finalizar a sua assinatura e mostrá-la ao mundo, faça testes de responsividade. 

A assinatura precisa se adaptar aos diversos formatos de tela, para ser entendida pelo usuário. 

Saiba aumentar a conversão através da sua assinatura

Você pode ter uma conversão maior em vendas com a ajuda de seu e-mail. Para isso, existem duas dicas essenciais, que são: 

  • Inclua as redes sociais de sua empresa em sua assinatura. Quando um usuário está conversando por e-mail, você tem mais chances de conseguir uma conversão. Se o cliente continua em dúvida, o link para as redes sociais pode mostrar a ele mais informações sobre a empresa e ajudar a fechar negócio;
  • Nunca adicione o seu e-mail na assinatura. Afinal, se o usuário quiser te retornar, ele vai apenas clicar em responder o e-mail e automaticamente o seu endereço será adicionado no campo de destinatário. 
assinatura para e-mail profissional

Sites para colocar assinatura de e-mail

Existem algumas plataformas que podem ajudar você a criar uma boa assinatura de e-mail. No tópico, citamos as ferramentas que entendemos serem as mais intuitivas e que podem te ajudar nessa tarefa tão importante. Vamos lá!

Canva

O Canva é uma plataforma de design online, que ajuda milhares de pessoas a criar posts para redes sociais, peças gráficas e também assinaturas de e-mail. De forma simples e rápida, você pode criar o seu modelo e inserir em seu e-mail. 

Resultados Digitais

A Resultados Digitais é uma empresa de automação de marketing e e-mail e possui um gerador de assinaturas gratuito. Por meio dele, é muito fácil criar o seu modelo e passar a usar em seu Gmail ou Outlook. 

Mailcastr

O Mailcastr é uma ferramenta também gratuita para a criação de assinaturas de e-mail. Para usá-lo, basta sincronizar sua conta do Gmail e em seguida baixar sua extensão para o navegador. Na sequência, você pode criar sua assinatura com textos e fotos. 

WiseStamp

O WiseStamp é uma ferramenta que possui diversos templates para assinaturas de e-mail. Você só precisa alterar um template com as suas informações e na sequência baixar um plugin em seu computador para que a assinatura seja enviada em todos os seus e-mails. 

HubSpot

O HubSpot também possui um gerador de assinaturas gratuito e muito fácil de usar. É só criar o seu modelo de assinatura de e-mail e incluí-lo em sua conta. 

Esperamos ter ajudado você a entender como criar uma boa assinatura de e-mail. Se você gostou do conteúdo, aproveite para conhecer mais artigos do Blog da HostGator sobre inovação, tecnologia e negócios!

Navegue por tópicos

  • Por que você precisa colocar assinatura no e-mail?

  • Como criar uma assinatura de e-mail no Gmail

  • Como criar uma assinatura de e-mail no Outlook

  • Dicas para criar uma boa assinatura de e-mail

    • Insira apenas as informações necessárias

    • Utilize as cores da empresa

    • Respeite a hierarquia das informações

    • Design com elementos simples e alinhados

    • Não esqueça dos dispositivos móveis

    • Saiba aumentar a conversão através da sua assinatura

  • Sites para colocar assinatura de e-mail

    • Canva

    • Resultados Digitais

    • Mailcastr

    • WiseStamp

    • HubSpot

Tags:

  • E-mail Titan

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários