Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Sabia que é possível ter áreas de discussão no seu site? Clique e descubra como criar um fórum no Wordpress e ferramentas com esse recurso.

O WordPress é um CMS (Content Management System), ou Sistema de Gerenciador de Conteúdos altamente customizável e modular. Só para você ter uma ideia, como poucos passos você que ainda está em dúvida sobre como criar um fórum no WordPress, pode ter sua comunidade particular.

A funcionalidade não deixa a desejar em nada, promovendo mais interação entre os seus usuários. Veja na prática, como fazer isso em poucos minutos!

Quais as vantagens de criar um fórum no WordPress?

Duas das métricas de sucesso de um site são:

  1. Número de visitantes;
  2. Taxa de rejeição.

Os dois indicadores estão intimamente ligados porque refletem uma terceira métrica que é o engajamento. Quanto mais pessoas engajadas e motivadas a acessarem seu site mais vezes e por mais tempo, melhor.

E uma das estratégias para promover maior engajamento é com os fóruns. Apesar de serem populares entre a comunidade de desenvolvedores, esse recurso pode ser aplicado em qualquer área para reunir pessoas com o mesmo interesse.

Como criar um fórum no WordPress?

Falando assim, dá a entender que é algo muito simples de ser feito. E sim. Você tem razão! Realmente é bem rápido e simples fazer o seu fórum.

Para começar a zerar o seu checklist com dicas de como criar um fórum no WordPress, você deve selecionar um dos plugins disponíveis no mercado.

Se você ainda não está familiarizado sobre o que é um plugin saiba que são soluções prontas. 

Você pode utilizá-los gratuitamente ou a partir da compra ou pagamento de assinaturas para adicionar novas funcionalidades ao seu site.

Separamos abaixo uma lista com alguns dos melhores plugins para esse objetivo:

bbPress

O bbPress é um software Open-Source, ou seja, de código aberto. Com esse plugin você pode criar seu fórum do WordPress com um design bem elegante.

como criar fórum no wordpress

Os usuários podem criar tópicos de forma anônima ou não e contribuir para outras discussões, adicionando uma nova resposta.

wpForo

O wpForo é outra opção disponível para quem quer criar uma área para discussões, dentro do site.

Com interface mais visual, esse plugin é responsivo e pode ser acessado em páginas pelo celular, normalmente. Conta ainda com outras funcionalidades como gamificação e atribuição de recompensa para os membros mais ativos.

Asgaros Fórum

Um bom plugin para fórum WordPress deve apresentar uma boa usabilidade e ser leve. Essa é uma das características do Asgaros Fórum.

Além de contar com um layout atrativo é otimizado para SEO (Search Engine Optimization). Dessa forma, cada uma das postagens ou respostas pode ser indexada no Google e atrair mais visitantes.

Como configurar seu fórum

Depois de pesquisar e escolher o seu plugin, você deve instalar e fazer as configurações. Para instalar qualquer plugin, basta acessar o painel administrativo e ir até a opção “Plugins”, navegando pelo menu lateral.

Se tiver baixado o plugin em pasta compactada pelo site em que adquiriu ou pelo WordPress.Org, suba os arquivos acessando a opção “Enviar Plugin”.

como criar fórum no worpress

Do contrário, busque pelo plugin desejado dentro do próprio WordPress. Se for um recurso pago, você terá que ativar os recursos premium, após a compra do plugin.

como criar fórum no wordpress

Para isso, clique em mais informações para se certificar do que é necessário e em seguida em “Instalar agora”. É muito importante que o novo plugin seja compatível com a sua versão do WordPress. Isso quer dizer que a tecnologia funcionará sem problemas.

como criar fórum no wordpress

Assim que instalado, ative seu plugin e faça as devidas configurações. A ativação pode ser feita pela autenticação do usuário ou por uma chave-primária ou código de ativação.

Como tornar seu fórum amigável

Para o bom funcionamento de um fórum você deve ter regras claras e fazer com que os membros tenham conhecimento sobre o que pode e o que não pode ser feito.

Ter moderadores também facilita. Entretanto, se a comunidade for auto-gerenciável vai criando um senso de colaboração.

Habilite, por exemplo, as denúncias. Assim, qualquer participante do fórum que identificar uma irregularidade pode relatar para os moderadores.

Outras dicas básicas são:

  • Não interrompa as conversas. Caso o seu site tenha AdSense, desabilite dessa página.
  • Bana usuários que desrespeitarem reincidentemente as regras. Assim, você dá o exemplo para que todos mantenham uma boa comunicação e, acima de tudo, o respeito uns com os outros ou com as pautas levantadas.
  • Tenha backup dos arquivos e do fórum. Assegure-se de que seu site está protegido e salvo. Pense em soluções Cloud para isso.
  • Aprenda mais sobre seus usuários. Colete feedbacks e até os insights do fórum para retroalimentar outras áreas do seu site, como o blog, por exemplo.

Mais uma grande recomendação de como criar um fórum no WordPress e mantê-lo sempre movimentado, é estimular a interação.

Você pode promover concursos para reconhecer os melhores usuários, os que mais responderam e ainda impulsionar essas postagens nas redes sociais ou no próprio Google.

Ao responder dúvidas comuns ou participar desses diálogos genuinamente, você pode se beneficiar e muito dessas conversas online. Aproveite para criar seu espaço para discussões.

Navegue por tópicos

  • Quais as vantagens de criar um fórum no WordPress?

  • Como criar um fórum no WordPress?

    • bbPress

    • wpForo

    • Asgaros Fórum

  • Como configurar seu fórum

  • Como tornar seu fórum amigável

Tags:

  • Domínios

Danielle Vieira

Empreendedora e especialista em Marketing, com experiência em mais de dez anos atuando com projetos digitais, de inovação e startups. Ajuda novos negócios com estratégias Go-To-Market e Growth. Fundadora do Startup Sorocaba (comunidade de startups de Sorocaba&Região), Sócia da 4 Legacy Ventures, da Be Exponential, SEO Strategist na startup bxblue (fintech acelerada pela YC em 2017) e Growth Marketing na Goomer.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários