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Os blogs começaram a surgir em meados dos anos 90 com a popularização da internet doméstica. Na época, era muito comum que as pessoas criassem blogs para falar sobre suas vidas, como uma espécie de diário virtual público.

Com o avanço da tecnologia, os famosos vlogs, em que era possível inserir vídeos, não apenas texto e imagens, viraram febre e acabaram levando vários blogueiros à fama, dando início ao que chamamos, hoje, de digital influencers.

Nos anos 2000, os blogs perderam um pouco do seu prestígio para as redes sociais e o conteúdo publicitário. A ascensão da internet como um meio de se fazer negócio começou a impactar o tipo de conteúdo produzido para o ambiente digital.

Chegou-se a acreditar que os blogs cairiam no esquecimento, o que vem sendo desmentido, já que, atualmente, eles são uma das principais ferramentas para o marketing de conteúdo. Entenda melhor porque usar esta estratégia e como criar um blog de sucesso.

Por que criar um blog?

Mais da metade da população mundial usa internet hoje em dia. São aproximadamente 4,1 bilhão de internautas de todo o planeta que podem vir a se tornar potenciais clientes. A internet revolucionou a forma de se fazer negócio. Hoje, é possível oferecer serviços e conversar em tempo real, mesmo com quem está a milhares de quilômetros de distância.

Essa flexibilidade trouxe um grande volume de empresas para a internet. Com o passar dos anos, a competitividade é cada vez mais alta. Para se destacar dos concorrentes, já não basta mais estar na internet — isso se tornou o essencial. 

Com o alto volume de informações correndo a todo segundo, as pessoas também passaram a ficar cada dia mais exigentes. Apenas publicidade já não é mais o suficiente para converter. Neste sentido, o blog tem se tornado um grande aliado das empresas para atrair e engajar seus potenciais clientes.

Isso porque os recursos tornaram a plataforma diversificada. Hoje, em um blog, é possível criar conteúdo em texto, vídeo, gráficos, música e tudo isso ao mesmo tempo de forma interativa. Tudo para entreter e informar o leitor, trazendo aquilo que ele está buscando de uma maneira atraente.

Quais são as vantagens de um blog para um site convencional?

O foco principal da maioria das empresas que investem em blog é converter. Obviamente, nenhum negócio sobrevive apenas de comentários e compartilhamento, mas o blog também é uma ótima ferramenta para posicionar a sua marca no mercado. 

Por meio das postagens, você constrói a imagem da sua empresa perante o público, gerando autoridade e confiança. Tecnicamente falando, o blog também é o principal fator que pode te levar às primeiras páginas de pesquisa do Google.

Quando alguém faz uma pesquisa sobre seu produto ou serviço, com artigos sobre esses mesmos assuntos, você consegue a atenção do público que está procurando exatamente o que você tem a oferecer.

Atualmente, existem diversas ferramentas para encontrar os principais termos de busca relacionados ao seu site para que você crie artigos usando essas palavras-chave. Esta técnica é conhecida como SEO (Search Engine Optimization) e é uma das mais importantes quando falamos de estratégia de conteúdo para blog. 

Como criar um blog?

Criar um blog não é um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário! Hoje, no mercado, temos ótimas ferramentas gratuitas ou com bom custo-benefício para quem está começando. A primeira coisa que você precisa fazer é criar o seu próprio domínio. 

Uma das chaves para conseguir bons resultados de busca no Google é ter uma URL simples. Por isso, a importância de ter seu próprio site. Desta forma, sua URL não fica com um monte de palavras que não tem a ver com o assunto que as pessoas buscam, melhorando a rastreabilidade dos mecanismos de busca.

Outra questão é o layout do seu blog. Um visual responsivo e otimizado para dispositivos móveis faz toda a diferença, já que 67% da população mundial possui e usa diariamente celulares para navegar na internet.

Você não precisa ser nenhum designer profissional para conseguir criar um blog bonito e funcional. Mais adiante vamos abordar algumas plataformas que oferecem templates gratuitos e sistemas intuitivos para que pessoas de qualquer nível de conhecimento possam criar o seu próprio site.

O que abordar em um blog? 

saiba como manter um site atualizado

Foi-se o tempo em que as pessoas criavam um blog para falar de seu dia a dia ou questões pessoais. Hoje, o blog é uma ferramenta para fazer dinheiro! Sim, as chances de você converter um cliente que confia em sua empresa, pois usa seus conteúdos para se informar são muito maiores que simplesmente visualizar um anúncio.

Os assuntos que você deve abordar em seu blog devem estar relacionados ao produto ou ao serviço que você quer oferecer. Isso não significa que você pode escrever qualquer coisa, e isso automaticamente trará visitantes ao seu blog. Pelo contrário, cada dia mais o Google está mais exigente com a qualidade dos artigos publicados.

Tem muita informação disponível na internet, então, para se destacar, você terá que criar conteúdo de qualidade, criativo e voltado para seu público-alvo. Além disso, é essencial usar técnicas de SEO para direcionar melhor seu blog para as pessoas com mais chances de conversão por meio da pesquisa de palavras-chave.

Como escolher uma plataforma de blog ideal? 

Tudo vai depender do seu objetivo e do seu investimento inicial. Você pode criar seu blog em plataformas gratuitas, porém, sua URL não será tão amigável desta forma. De todo modo, você pode começar a criar conteúdo assim e, mais a frente, contratar um serviço de hospedagem pago para ter seu próprio domínio.

HostGator

Com a HostGator, você já contrata um pacote de domínio com hospedagem por um valor acessível e pode começar a produzir conteúdo para seu blog de maneira profissional.

Se ainda tiver dúvidas sobre como contratar um pacote de domínio com hospedagem, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

O interessante da HostGator é que ela possui um blog com muitos artigos sobre produção de conteúdo, otimização de texto em SEO e criação de campanhas, o que pode ser do seu interesse futuramente.

Além disso, conta com a plataforma HostGator Academy, um canal de educação colaborativa que nasceu da vontade de criar e compartilhar conteúdos com as pessoas que estão começando a empreender no mundo virtual.

WordPress

Uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas do mundo, ela é um pouco mais complicada de dominar, mas, uma vez que você aprenda a mexer em suas ferramentas, é possível criar sites impressionantes.

O WordPress também conta com centenas de templates gratuitos, o que te ajuda na parte visual e responsiva do blog. Geralmente, este recurso é disponibilizado em forma de plugin, gratuitamente, quando você contrata um serviço de hospedagem, como a HostGator, por exemplo.

Como escolher o sistema de hospedagem?

Com a gama de opções disponíveis no mercado, hoje, escolher o sistema de hospedagem pode te deixar um pouco confuso. Como dito anteriormente, tudo vai depender do seu objetivo e do seu orçamento inicial.

É possível começar a criar seu blog de maneira gratuita e, só depois, pagar um serviço de hospedagem. Porém, é recomendável que você tenha um domínio próprio desde o início por dois principais motivos:

  • garantir o nome que você quer enquanto está disponível;
  • começar a indexar seus conteúdos no Google desde o início.

Neste caso, prefira serviços que incluam a hospedagem e o domínio, além de verificar a memória e a velocidade de processamento que a servidora oferece, garantindo que seu blog não apresentará lentidão, principalmente se você for subir fotos e vídeos.

Como planejar a publicação de conteúdos? 

Agora que você já entendeu como o blog pode te ajudar na estratégia de divulgação da marca e de que forma criá-lo para sua empresa, com plataformas gratuitas e pagas, está na hora de planejar os conteúdos que você irá publicar.

Sim, não adianta ter um blog lindo, com domínio próprio, se você não alimentá-lo com conteúdo de qualidade. Para definir os tipos de conteúdo a serem produzidos você precisa saber quem é o seu público-alvo e o que ele está buscando na internet relacionado ao seu produto ou serviço.

Para isso, você pode usar ferramentas específicas, como o Google Keyword Planner ou o SemRush. Ao descobrir quais são as palavras-chave mais pesquisadas, você deve usar a criatividade para desenvolver temas interessantes que abordem esses determinados assuntos e inserir a palavra-chave ao longo do texto.

O SEO é uma espécie de guia para criação de conteúdo para blog, porém, a principal questão avaliada pelo Google é a qualidade do artigo. Por isso, capriche na pesquisa, criando conteúdos que informem e ofereçam o que seu potencial cliente está buscando. Esta é a melhor forma de engajar e trazê-lo para perto da sua marca.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar! Acompanhe o blog da HostGator para mais informações relacionadas a tecnologia, negócios, etc!

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Juliana Domingues

Jornalista pós-graduada em marketing digital, trabalha com produção de conteúdo para web principalmente no setor de tecnologia. Já atuou em empresas de todo o Brasil, Alemanha, Portugal e atualmente coordena o marketing de uma lawtech da Suécia. É apaixonada pelo o que faz e, nas horas vagas, gosta de viajar - principalmente para praia - e tomar um bom vinho com os amigos.

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