Se você está determinado a iniciar o seu próprio projeto online, deve entender que administrar um negócio é uma tarefa cheia de desafios. De fato, demanda bastante dedicação e esforço. Você precisará atrair e criar uma base sólida de clientes, estabelecer relacionamentos confiáveis com seus parceiros, procurar maneiras eficazes de aumentar as suas vendas.

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Mas não se sinta intimidado.

Vamos falar sobre como uma identidade de marca interessante e um logotipo bem bolado podem ajudar sua empresa a crescer e prosperar.

Por que seu site precisa de um logo?

Um logotipo deve refletir as vantagens exclusivas e a jornada do seu negócio.

Um emblema corporativo vai muito além do que uma simples imagem de uma maçã mordida (Apple) ou de arcos dourados (Mc Donald’s).

O logo incorpora diversas memórias, associações e imagens visuais que funcionam como um anúncio que faz com que os clientes queiram ter um novo iPhone, comer um Big Mac ou adquirir qualquer outro produto ou serviço.

Esta imagem projetada de forma adequada tem o poder de converter visitantes aleatórios em clientes fiéis. Isso pode acontecer graças a três funções importantes de um logotipo, conforme descritas abaixo.

Associação

Um logo fácil de lembrar é uma maneira infalível de distinguir seu site de centenas de outras plataformas online.

Além disso, graças a um favicon com a sua marca, seus visitantes poderão encontrar facilmente seu site entre as várias guias abertas no navegador.

Isso incentivará seu público a voltar à sua plataforma para obter mais informações e realizar novas compras.

Estética

Um emblema visualmente atraente demonstra seu bom gosto e faz com que você pareça muito mais profissional aos olhos do público.

Ao projetar seu site com um estilo visual coerente, você causará uma boa impressão aos visitantes.

Publicidade

O logo e os outros componentes que formam a identidade visual da sua marca vão servir como publicidade gratuita e eficaz, atraindo usuários para o seu site e fazendo com que eles executem as ações desejadas.

O que é um bom logo?

Simplesmente fazer qualquer tipo de logo não é suficiente para criar uma forte personalidade da marca.

Para atendê-lo bem, seu design deve atender a certos critérios. Continue lendo para descobrir quais são essas características essenciais.

Exclusividade

Copiar o trabalho de outras pessoas não o levará a lugar algum. Se você fizer isso, causará desconfiança e indignação entre seus clientes em potencial (e com razão).

Não há nada de errado em explorar belos designs em busca de inspiração. Se você se deparar com uma boa e criativa ideia, não deixe de reinventá-la e adaptá-la à sua empresa.

Caso contrário, você corre o risco de perder uma parte da personalidade da sua marca, o que afetará o tráfego do site de maneira negativa.

Simplicidade

Encher uma imagem com todos os seus conceitos criativos é andar na corda bamba. Ao usar muitos elementos gráficos, você corre o risco de não ser entendido pelo seu público.

Um logotipo complexo é difícil de ser percebido e ainda mais difícil de ser memorizado. Além disso, quando redimensionado, o design pode se transformar em uma bagunça ilegível.

Adequado ao seu negócio

Ao observar o design do seu logo em seu site, o usuário deverá entender instantaneamente o que você faz, sem precisar conferir o seu conteúdo.

Encontre uma palavra ou conceito associado ao seu negócio (ou setor) e o aplique em sua imagem visual. Essa abordagem será um sucesso porque seu emblema evocará associações instantâneas com seus produtos e serviços.

Que melhor publicidade você pode desejar?

Tipos de logos

A principal coisa a considerar ao projetar o seu site é coerência. O tipo do seu logo deve se ajustar ao estilo visual geral do seu site a fim de criar o clima certo.

Os emblemas corporativos podem ser de vários tipos, mas vamos nos concentrar nos três grupos principais.

Logotipos

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Os logotipos são designs baseados em texto. Um logotipo pode ser somente uma letra, um monograma, o nome da marca, o nome do proprietário da empresa ou até mesmo o slogan da empresa.

As opções são infinitas. O principal aqui é escolher uma fonte relevante e legível e um esquema de cores adequado.

Os logotipos representam 37% de todos os logos de empresas. Podemos citar como exemplo os logotipos da Canon, Facebook, Samsung, Google e outros gigantes.

Logomarcas

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As logomarcas são emblemas baseados em gráficos. Uma logomarca depende apenas dos elementos gráficos para chamar a atenção do espectador.

Como esses emblemas não usam texto, é crucial que você escolha a ilustração ou o padrão ideal que transmita a essência da sua empresa de maneira clara e concisa. Confira se o design da sua logomarca pode ser compreendido globalmente e aceito em diferentes culturas.

As logomarcas representam apenas 6% de todos os emblemas corporativos. Alguns dos melhores exemplos são: Apple, MasterCard, Android e Twitter.

Combinação de marcas

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A combinação de marca é um símbolo híbrido que junta o logotipo e a logomarca, ou seja, texto e gráfico. Esta é provavelmente a melhor maneira de comunicar a ideia principal por trás da sua plataforma online.

Atenha-se ao minimalismo e tente usar o mínimo possível de elementos. Um design excessivamente sofisticado pode confundir seu público, fazendo com que seja necessário adivinhar qual o conteúdo do seu site.

Além disso, um logo abarrotado de coisas ficará ilegível em tamanho pequeno (foto do perfil, favicon, etc.). A combinação de marca é usada por 57% das empresas. Exemplos são Nestlé, McDonald’s, Adidas e Pepsi.

Como criar um belo logo para o seu site: guia passo a passo

Você tem bastante liberdade criativa para fazer um logo para o seu site. Os emblemas podem ter uma variedade de estilos, formas e paletas de cores.

É por isso que pode ser difícil decidir qual direção tomar. E você não vai querer desperdiçar o seu tempo, dinheiro e esforços em tentativas e experimentos que não levam a nada, certo?

Portanto, a melhor maneira de reduzir o número de possibilidades é fazendo uma pequena pesquisa. Nossas dicas e sugestões ajudarão você com esta tarefa.

Passo 1. Desenvolva uma estratégia de posicionamento para o seu site

Para imaginar o logo do site, você precisa ter uma compreensão clara do que é a sua empresa (e site).

Que objetivo você está buscando? O que há de novo e único em seus produtos e/ou serviços?

Quais são as vantagens da sua marca? Você deve se perguntar estas e outras questões até obter informações valiosas sobre o seu negócio.

Passo 2. Conheça o seu cliente

Agora você precisa entender para quem está oferecendo seu trabalho. Familiarize-se com o seu público-alvo.

Quem forma a maior parte dos visitantes do seu site?

Descreva o perfil do seu cliente comum (sexo, idade, emprego, nacionalidade, hobbies, necessidades, etc.). Conhecer seus clientes é de importância crucial.

Divulgue várias versões do seu logo e pergunte ao seu público qual delas ele mais gosta e/ou o que você pode melhorar nos seus designs.

Embora você não precise necessariamente seguir as sugestões do seu público, você pode se beneficiar de algumas ideias interessantes.

Passo 3. Aprenda mais sobre seus concorrentes

Os concorrentes podem ser mais úteis para o seu negócio do que você pensa.

Ao estudar os logos usados por outras empresas do seu setor, você poderá entender melhor como criar o design do seu próprio site.

Faça uma lista dos emblemas que mais encantam você.

Explore as ideias e as técnicas por trás de cada logo, inspire-se com elas e as aplique do seu jeito à sua própria arte.

Mas atenção, você não deve simplesmente copiar as ideias de outras pessoas e usá-las em seu trabalho.

Passo 4. Seguindo as tendências

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Agora que você identificou a principal mensagem por trás do design do seu logo, é hora de encontrar o estilo visual adequado.

Na maioria das vezes, ao projetarem seus logos, as empresas são guiadas pelas associações mais óbvias.

Por exemplo, para demonstrar poder e confiabilidade, são utilizados tons de azul marinho. Já para adicionar um toque divertido, a melhor maneira é utilizando uma fonte com serifa.

Não fique ansioso para utilizar as primeiras associações que vêm à sua cabeça.

Nossa dica é explorar as tendências atuais de design. As chances são de que você encontrará uma maneira original e empolgante de refletir a personalidade da sua marca em seu logo.

Confira estes artigos sobre as tendências de logo e siga as ótimas dicas de designers gráficos famosos.

Como criar um logo: 5 métodos inteligentes

Para a sorte dos empreendedores, existe mais de uma maneira de criar um logo autêntico para o seu negócio.

A maneira que você escolherá vai depender de vários fatores como, por exemplo, orçamento disponível, tempo, experiência com programas de design gráfico, etc.

Para facilitar a sua escolha, descrevemos os prós e os contras de cada método. Não há problema em experimentar mais de um método para encontrar a opção que seja ideal para você.

Apresentaremos a seguir 5 maneiras diferentes de criar um emblema.

Desenhar um logo por conta própria

À primeira vista, pode parecer que desenhar um logo é algo muito fácil. No entanto, se você deseja que o resultado seja profissional, é necessário ser bom com programas de edição de gráficos.

Preço: Grátis
Tempo: 10 – 20 horas.
O que você precisa: Adobe Illustrator ou Inkscape.

Contratar um designer

Ao contratar um designer experiente, você pode contará com um trabalho de alta qualidade que aprimorará seu site e fará com que os visitantes se lembrem de sua empresa.

O mais difícil aqui é explicar ao designer como você deseja que o logo seja. Se você falhar nesta tarefa, corre o risco de obter algo completamente diferente do que você imaginou.

Trabalhar com um designer freelancer traz certos riscos. Por exemplo, você deve estar preparado para que o designer perca o prazo de entrega.

Preço: de R$50 – R$100 a R$500 – R$2000
Tempo: de 2 dias a 1-2 semanas
O que você precisa: uma conta no Upwork

Pagar uma agência de design

Ao optar por trabalhar com uma agência, será preciso fornecer a eles uma especificação detalhada do seu projeto e necessidades. A pior porte desse método é o seu custo.

Já pelo lado positivo, se você conseguir criar um relacionamento saudável com a equipe de designers, terá todas as chances de obter um emblema impressionante que trará vantagem competitiva ao seu negócio.

Preço: de $1.000 a $50.000
Tempo: de 1-2 semanas a 1-2 meses
O que você precisa: agência de design confiável em sua cidade/região.

Promover uma competição entre designers

Cadastre-se em sites de crowdsourcing, como o DesignCrowd ou o 99designs.

Descreva seus requisitos, defina o preço que você está disposto a pagar e aguarde os designers atenderem a sua chamada.

Antes de fechar o contrato com alguém, veja o portfólio do seu

Preço: R$100-R$250
Tempo: 2-4 dias
O que você precisa: conta no DesignCrowd

Usar um gerador online

Criar um emblema em uma plataforma de criação de logo é a maneira mais fácil de obter um emblema autêntico. Não se preocupe. Você não precisará de nenhuma habilidade de design. Basta digitar o nome da sua marca e escolher o seu ramo de atuação.

O serviço irá gerar dezenas de ícones prontos para serem usados. Alguns geradores de logo, como o Logaster, oferecem kits prontos para uso que incluem, além do logo, o favicon, as imagens para as redes sociais e design para outros elementos de identidade de marca.

Preço: $0-50
Tempo: de 10 minutos a 3 horas
Do que você precisa: criar conta no Logaster

Esperamos que este artigo tenha esclarecido alguns dos problemas relacionados à marca do seu site.

Criar um logo para sua plataforma online é importante.

Não tenha pressa, entenda primeiro o que você precisa e deseja e então escolha o método de criação mais adequado para você em termos de tempo e orçamento.

Se você está apenas começando, será prudente escolher o método menos dispendioso.

Assim, você pode investir o seu dinheiro em outras necessidades mais urgentes da sua empresa. Um emblema cativante e bonito melhorará o tráfego do site instantaneamente.

Experimente e veja por conta própria!