Como criar um site gastando pouco e sem cometer falhas

Como criar um site gastando pouco e sem cometer falhas

Escrito por HostGator Brasil

7 de novembro de 2017 | Comentários

Criar um site com pouco investimento é o desejo de muitos empreendedores, mas o medo de cometer falhas ou não conseguir concluir o projeto impede muitas pessoas de colocar o plano em prática. O que muita gente ainda não sabe é que existem soluções que simplificam muito esse processo. Continue lendo este post e saiba como criar um site sozinho e sem cometer falhas.

Já publicamos aqui no blog um post sobre como criar um site, onde apresentamos cinco passos para garantir a sua presença online. A primeira fase é definir um objetivo para o seu site ou blog, depois você vai escolher e registrar o domínio, para então criar seu site e publicá-lo. Depois basta monitorar o desempenho e traçar ações para direcionar o tráfego para a sua página. No post de hoje vamos enfatizar a criação do site em si e como evitar problemas no desenvolvimento.

Saiba como criar um site incrível para o seu negócio

Ter um site fortalece a sua presença online e isso certamente vai trazer novas oportunidades para você ou para o seu negócio. É comum se preocupar em entender ao máximo como criar um site, mas antes de definir questões que envolvem a tecnologia é importante você seguir alguns passos. Comece escolhendo um domínio e a hospedagem para o seu site e faça uma pesquisa para ver como são os sites dos seus concorrentes. Essas referências lhe ajudarão a planejar a estrutura do seu site:

Planejar a estrutura do site

Defina como será o menu; quais serão as seções; quantas fotos e textos serão necessários, etc. Quando já tiver um esboço de como será a sua página você pode começar a escrever os textos e escolher as imagens. Feito isso, você finalmente pode escolher a ferramenta ideal para criar o seu site.
Para evitar falhas e criar um site incrível a nossa recomendação é que você também estabeleça os objetivos do seu site. Uns querem vender, outros compartilhar experiências, tem quem precisa de um site para se posicionar melhor no seu segmento de atuação. Essas respostas certamente lhe ajudarão muito a evitar falhas. Quanto tiver o esboço do site pronto é importante analisar se o planejamento está realmente alinhado com o seu objetivo

Escolher a ferramenta

Sabia que não precisa saber linguagens de programação para criar um site? Existem ferramentas especializadas na criação de sites, uma delas é o WordPress, que é a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais utilizada no mundo. Outra alternativa é o Criador de Sites, uma solução extremamente fácil de usar, que simplifica muito o processo de como criar um site partindo do zero. Escolhendo uma ferramenta especializada na construção de sites, a probabilidade de você cometer erros reduz significativamente, pois essas ferramentas são otimizadas para deixar o processo mais fácil.

Priorizar a experiência do usuário

Essa é uma das principais recomendações para quem vai criar um site: priorizar a experiência do usuário. Antes mesmo de colocar a mão na massa você já deve começar a pensar em como criar um site que atenda a expectativa e seja funcional para o seu público. O site Think With Google afirma que uma boa experiência deve começar com a análise do que o usuário julga mais importante e qual a forma como ele acessa: desktop ou mobile. Por isso, vale reforçar: um bom site deve ser atender as necessidades do seu cliente.

3 características de um bom Criador de Sites

1. Variedade de temas

Quer saber como criar um site que seja a cara do seu projeto ou negócio? Escolha uma solução que lhe ofereça uma grande variedade de temas. O Criador de Sites da HostGator, por exemplo, disponibiliza mais de 200 temas que podem ser selecionados por categorias, como: blog, portfólio, negócios, etc. Você pode escolher um template e aplicar ao seu site para visualizar, e você pode alterar quantas vezes quiser até encontrar o mais adequado. Então, agora você já sabe: no momento de escolher a ferramenta para criação do site é importante verificar a variedade de templates e se as opções são responsivas, que se adaptam aos dispositivos móveis.

2. Banco de Imagens

Independente se a sua escolha for um criador de sites ou um gerenciador de conteúdo como o WordPress, o banco de imagem é determinante para a aparência do seu site. Por isso, avalie o banco de imagens das ferramentas que estiver analisando. Dê preferência às soluções que possuem banco de imagens próprio e permitem que os usuários utilizem a qualquer momento e sem custo adicional. Se optar por usar um bom Criador de Sites, você vai perceber que as imagens também ficam categorizadas, o que simplifica a criação e edição de um site. Resumindo: ter um banco de imagens gratuito é um grande diferencial, pois o custo das fotos em bancos especializados não costuma ser tão acessível.

3. Painel de Edição

Outra característica importante para uma boa ferramenta é a usabilidade. O Criador de Sites da HostGator se destaca neste quesito pois usa uma linguagem simples e intuitiva. Você consegue facilmente editar os menus, adicionar páginas, incluir suas redes sociais, criar formulários e até efetuar as configurações de SEO. Isso porque a solução conta com recursos “arrasta e solta” que simplificam a customização de sites. Além disso, o idioma da ferramenta é o português, que facilita a compreensão, e o menu já traz os principais tópicos necessários para criar um site, como página, temas, configurações e outros.

Este post esclareceu suas dúvidas sobre como criar um site sem cometer falhas? Assista também ao vídeo sobre o Criador de Sites da HostGator Brasil.

Tags:, ,
Comentários