Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Como criar um site totalmente grátis? Confira neste guia!

Como criar um site grátis

Compartilhe:

Todas as informações sobre como criar um site grátis estão no blog da HostGator. Confira o passo a passo e aprenda mais sobre o desenvolvimento web.

Ter um site com pouco investimento é o desejo de muitos empreendedores, mas poucos sabem como criar um site gratis. Como você, provavelmente, já sabe, ter uma presença digital é essencial para um negócio decolar. Contudo, o receio de não saber por onde começar ou ter que mudar os planos no meio do caminho faz com que os empreendedores desistam antes mesmo de iniciar o projeto. 

O processo de fazer criar um site grátis inicia com a sua vontade. Por isso, não se preocupe com questões como marketing ou tecnologia ainda. Neste artigo, você confere um guia completo de soluções que simplificam — e muito — esta jornada. Vamos lá?

Como escolher o domínio para seu site web?

Os primeiros passos para criar um site 100% gratuito são escolher o melhor domínio e registrá-lo. Importante para a construção da identidade e da presença na web, o domínio é o “nome do seu site”, aquilo que as pessoas vão digitar nos navegadores, após o www, para encontrar seu negócio. 

Ele funciona como uma porta de acesso ao seu site. Por isso, num site para empresas o ideal é que você elabore um domínio que tenha a ver com o seu negócio: pode ser o nome da empresa, a nomenclatura do produto principal ou até o slogan.

Para registrar um domínio, primeiro deve-se verificar se ele está disponível. Você pode fazer essa verificação de forma gratuita, na área de Registro de Domínio da HostGator.

Você precisa saber que o domínio apenas carrega a informação. A parte responsável por armazenar dados, arquivos, imagens e textos do seu site é a hospedagem.

Como escolher um serviço de hospedagem para criar seu site?

Um site é um conjunto de arquivos (textos, imagens e códigos), que, juntos, formam as páginas que estamos acostumados a encontrar na internet. Ele precisa de um “lugar” para armazenar todos esses arquivos e deixá-los disponíveis para que outros computadores consigam acessá-los, o servidor. Por isso, dizemos que o servidor “hospeda” o site — foi aí que surgiu o termo “hospedagem de site”. Em outras palavras, podemos dizer que, a hospedagem de site é o terreno onde você criará seu site.

No planejamento de como fazer seu site grátis, você precisará considerar a contratação de um servidor de hospedagem. Avalie a forma e a frequência de postagens para saber se precisará de muito ou pouco espaço. Tudo isso irá influenciar na escolha do plano e no tipo de hospedagem.

Tipos de Hospedagem de sites

Se você ainda tiver dúvidas sobre o papel de cada um deles e quer entender de uma vez por todas o que é Domínio e o que é Hospedagem, você está no lugar certo! Assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

Como planejar a estrutura do site?

Uma das principais recomendações para quem vai criar um site é priorizar a experiência do usuário. O site Think With Google afirma que uma boa experiência deve começar com a análise do que o usuário julga mais importante e a forma como ele acessa: desktop ou mobile. Por isso, vale reforçar: um bom site deve ser atender às necessidades do seu cliente.

Para evitar falhas e criar um site incrível, a recomendação é que você estabeleça os objetivos dele. Uns querem vender, outros preferem compartilhar experiências, enquanto há quem precisa se posicionar melhor no seu segmento de atuação. Certamente, essas respostas lhe ajudarão muito a evitar falhas. Quanto tiver o esboço do site pronto, é importante analisar se o planejamento está realmente alinhado com o seu objetivo

O reconhecimento de uma marca ou empresa acontece de diversas formas. Sem dúvida, a identidade visual é imprescindível nesse processo! Então, aposte nessa criação e na divulgação de comunicações com a “cara” de seu negócio. Isso fará toda diferença: a logo da sua marca, as cores que você escolhe e a tipografia irão falar com seu público.

Também defina como será a página inicial do seu site e o menu, além de quais serão as seções, quantas fotos e textos serão necessários. Quando já tiver um esboço disso, você pode começar a escrever os textos e escolher as imagens. Feito isso, finalmente, você pode es

Qual a melhor plataforma para criar um site gratuito?

Sabia que não é preciso conhecer linguagens de programação para criar um site pessoal? Existem ferramentas especializadas nisso. Desse modo, o processo para fazer um site grátis passa pela escolha de uma plataforma de criação focada nesse tema.  

WordPress

Uma das opções disponíveis no mercado é o WordPress, plataforma de gerenciamento de conteúdo mais utilizada no mundo. Entre as principais vantagens dele, estão a versão gratuita, além da facilidade em mexer nos plugins e nos temas, já que pode ser gerenciado por pessoas sem qualquer conhecimento em programação. 

O WordPress é uma excelente alternativa porque apresenta as melhores e mais avançadas ferramentas do mercado, com atualizações constantes e interface intuitiva para criação de sites. Além disso, conta com uma série de plugins para melhor adaptar seu site ao

Você pode escolher entre diversos temas gratuitos do WordPress. Porém, lembre-se de se certificar se sua opção é um template responsivo e está atualizado. Se você não tem muita familiaridade com esta plataforma, convidamos a conhecer o curso gratuito de Introdução ao WordPress, que vai ajudar no passo a passo da criação.

Criador de sites

O Criador de sites pode ser utilizado para criar muitos tipos de site, seja institucional ou blog. Mesmo que você esteja buscando uma forma de como criar seu site grátis, o Criador possui um bom custo-benefício. Escolhendo uma ferramenta especializada na construção de sites, a probabilidade de você cometer erros reduz significativamente, pois ela é otimizada para deixar o processo mais fácil.

Entre muitas vantagens, este recurso oferece uma maior facilidade na criação do site, com diversas funcionalidades e temas. O principal diferencial é a fácil utilização — com um painel dinâmico, a plataforma se torna uma grande aliada de quem quer começar um site, mas não possui conhecimento em programação e HTML.

E adivinha só? O Criador de Sites pode ser utilizado pelos clientes da HostGator Brasil. Com ele, é possível colocar um site no ar de forma muito intuitiva e customizada. Na hospedagem da HostGator você encontrará incluso o criador de sites, com uma grande quantidade de temas disponiveis, suporte 24 horas por dia e muito mais.

Variedade de temas

Vamos entender como criar um site grátis que com a cara do seu projeto ou marca? Escolha uma solução que lhe ofereça uma grande variedade de temas. O Criador de Sites, por exemplo, disponibiliza mais de 200 templates, que podem ser selecionados por categorias, como: blog, portfólio, negócios, etc. Já o WordPress, possui milhares deles.

Você pode escolher um template e aplicá-lo ao seu site para visualizar, podendo alterá-lo quantas vezes quiser, até encontrar o mais adequado. Agora já sabemos um ponto importante: no momento de escolher a ferramenta para criação do site, é relevante verificar a variedade de temas e se as opções são responsivas, adaptando-se aos dispositivos móveis.

Banco de Imagens

Independentemente de escolher um criador de sites ou um gerenciador de conteúdo, como o WordPress, o banco de imagem é determinante para a aparência do seu site web. Por isso, avalie o banco de imagens das ferramentas que estiver analisando. Dê preferência às soluções que possuem bancos próprios e permitem que os usuários os utilizem a qualquer momento, sem custo adicional. 

Se optar por usar um bom Criador de Sites, você vai perceber que as imagens também ficam categorizadas, o que simplifica a criação e a edição de um site. Resumindo: ter um banco de imagens gratuito é um grande diferencial, pois o custo das fotos em bancos especializados não costuma ser tão acessível.

Painel de Edição

Outra característica importante para uma boa ferramenta é a usabilidade. O Criador de Sites da HostGator se destaca neste quesito, pois usa uma linguagem simples e intuitiva. Você consegue facilmente editar os menus, adicionar páginas, incluir suas redes sociais, criar formulários e até efetuar as configurações de SEO. Isso porque a solução conta com recursos “arrasta e solta” que simplificam a customização de sites.

Vem entender na pratica como utilizar o criador de sites da HostGator de forma fácil e intuitiva:

Dicas para alavancar seu site

Agora que você já sabe como criar um site grátis, chegou o momento de alavancar sua página. Para potencializar o alcance dela, uma ótima opção é construir um bom blog. Por meio do marketing de conteúdo, você poder gerar credibilidade e atrair leads para o seu negócio.

Porém, não se iluda: não existe uma fórmula mágica para o sucesso do marketing de conteúdo!  Por esse motivo, varie a duração e o formato de suas produções para torná-las o mais atraente possível para os diferentes tipos de leitores. 

Intercale postagens de blog mais curtas e com base em notícias com conteúdo de formato longo, além de vídeos e infográficos. Contudo, não é suficiente elaborar ótimas produções e esperar que as pessoas o encontrem — você precisa ser proativo. Por isso, aposte nas redes sociais como um canal para distribuir seu conteúdo na internet. 

Se o seu negócio é um e-commerce, utilize plugins e personalizações características de uma loja virtual. Além disso, uma opção para atrair visitantes pode ser o investimento em mídia paga

Os canais de mídia paga possuem vantagens e desvantagens. Antes de direcionar recursos para isso, a dica é avaliar seus objetivos e optar por um modelo que esteja alinhado com eles, combinado?

Não esqueça de otimizar seu conteúdo levando em conta os mecanismos de busca. Verifique qual é a pontuação do seu SEO e se seu site aproveita ao máximo os links internos, o texto alternativo da imagem e a meta descrição. 

Dessa forma, além de ter uma ótima presença digital, você começará a ter retorno financeiro do seu investimento

Este post esclareceu suas dúvidas sobre como criar um site sem cometer falhas? Conta para gente o que achou! 

Assine a nossa newsletter. Receba conteúdos como este no seu e-mail.

Navegue por tópicos

  • Como escolher o domínio para seu site web?

  • Como escolher um serviço de hospedagem para criar seu site?

  • Como planejar a estrutura do site?

  • Qual a melhor plataforma para criar um site gratuito?

    • WordPress

    • Criador de sites

  • Dicas para alavancar seu site

Tags:

  • Criador de Sites

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários