Quer saber como fazer cardápio online? Então, confira nosso post e veja dicas exlusivas para criar um cardápio digital de forma simples.

É importante saber como fazer cardápio on-line do seu restaurante. Para isso, você precisa montar uma estratégia que transmita emoção ao cliente e reflita a personalidade da marca. Vale lembrar que a presença digital de bares e restaurantes é um requisito para alcançar mais clientes. 

Para desenvolver um cardápio on-line que seja acessível e desperte o desejo de consumo nos clientes, é necessário seguir alguns passos. Contudo, você precisa conhecer a sua persona e realizar uma pesquisa de mercado para entender os fatores econômicos locais.

Neste artigo, você vai aprender como fazer um cardápio on-line de forma fácil e rápida para começar a aumentar suas vendas na internet.

Por que ter um cardápio on-line?

O menu do restaurante é o material de marketing mais importante do seu restaurante, mas, provavelmente, você já sabe disso. Entretanto, os computadores e os smartphones estão mudando a maneira como fazemos tudo, incluindo a forma que pedimos comida. 

Bares e restaurantes começaram a adotar uma estratégia de comunicação com sistemas de pedidos on-line ou aplicativos direcionados ao nicho de alimentação, como iFood, Rappi, UberEats e outros.

A presença digital de um estabelecimento é fundamental para a tomada de decisão dos clientes. Por isso, montar um cardápio on-line é essencial para atendê-los assertivamente. Apesar de parecer uma tarefa complexa, criar um cardápio on-line é mais fácil que se imagina, ainda mais com tantas ferramentas à disposição hoje.

Ferramentas para criar um cardápio on-line

Para um cardápio on-line, use uma fonte clara e um layout fácil de digitalizar, além de adicionar hiperlinks e um call to action. Um CTA “peça agora” ao lado de cada item de seu cardápio on-line irá incentivar seus clientes a pedirem seus pratos.

Com esses pequenos ajustes, os clientes podem decidir de maneira mais rápida e entrar em contato diretamente com seu restaurante caso tenham alguma dúvida. Veja algumas ferramentas para fazer cardápio on-line abaixo!

Site

O site do restaurante é uma forma de disponibilizar o cardápio virtual grátis, além de incorporar um blog interessante, divulgar descontos e muitas outras opções. Se você ainda não possui um, a dica é conhecer o Criador de Sites da HostGator.

Criador de Sites – HostGator

Essa é uma ferramenta que permite a criação de páginas de forma rápida e sem complicações. Você também pode optar por criar seu site pelo WordPress. Nesse caso, conheça o curso gratuito “Introdução ao WordPress”, disponível em HostGator Academy.

Plataformas de delivery

Além do site, as plataformas de delivery são outro meio de como fazer cardápio on-line. A vantagem dessa opção é que ela já vem configurada para receber seu cardápio — basta cadastrar seu restaurante e começar a utilizá-lo.

Por outro lado, normalmente, os aplicativos e as plataformas de delivery cobram taxas pelo uso ou pela venda realizada, por isso é interessante avaliar a real necessidade.

Editor de imagens

Outra forma de disponibilizar seu cardápio é criá-lo do zero em um editor de imagens na internet. Essa é uma das opções mais simples e econômicas, sendo feita sem nenhum custo, inclusive, para criar um cardápio digital com QR code.

Para isso, basta acessar uma plataforma de edição de imagens, como o Canva, pesquisar o modelo que mais se encaixa com a sua identidade de marca, criar o seu cardápio e disponibilizar o link para acesso por meio de seu site, redes sociais, WhatsApp, etc.

Dicas para criar um cardápio on-line

Agora que você já sabe como fazer cardápio on-line e quais ferramentas podem te ajudar, que tal ler algumas dicas? Confira a seguir!

Use imagens reais

A primeira dica para seu cardápio on-line ser um sucesso é utilizar imagens reais dos pratos ou das bebidas comercializadas em seu estabelecimento. As fotos vendem o produto, mas precisam condizer com o prato que será servido.

Portanto, nada de tentar impressionar com imagens da internet, pois, isso pode acabar frustrando um cliente que comprou esperando o produto da foto. 

Edite na medida certa

Procure editar as imagens para torná-las mais atrativas. O desejo de consumo de comidas e bebidas costuma ser despertado quando as pessoas visualizam as fotos do cardápio.

O ideal é contratar um profissional para produzir essas fotos. Contudo, mesmo sem ter feito um curso de fotografia, com alguns direcionamentos, você pode produzir boas fotos para o seu cardápio on-line. Portanto, capriche na criatividade, mas sem exagerar na edição.

Coloque os valores e legendas

O preço e a legenda de um prato ou bebida é tão importante quanto a imagem. Nela, busque ressaltar não só os ingredientes, mas valorizar o modo de preparo e a singularidade daquela refeição. Procure deixar os valores sempre em destaque e em um local claro de identificação com o item a que se referem.

Mantenha o cardápio atualizado

Pratos de temporada ou datas comemorativas especiais podem ser inseridos sem precisar elaborar um novo cardápio — essa é uma grande vantagem da modalidade on-line.

A atualização também vale para preços que mudaram. Lembre-se que o principal objetivo de um cardápio on-line é listar as refeições disponíveis e impulsionar as vendas. A impressão que isso causa nos clientes pode ser o divisor de águas na sua estratégia comercial. 

Marketing para restaurantes

Agora que você já sabe como fazer cardápio on-line, aproveite para saber mais sobre como melhorar o marketing do seu restaurante. Confira nosso outro artigo e veja dicas exclusivas para conquistar mais clientes por meio de ações de marketing.