Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Foi-se o tempo em que blogs eram uma espécie de diário virtual, uma ferramenta usada para compartilhar com a família e os amigos as novidades do cotidiano. Nas últimas décadas, a internet viu nascer a profissão do blogueiro profissional. E, com ela, surgiram maneiras de como fazer um blog pessoal gerar lucros. Foi assim que […]

Foi-se o tempo em que blogs eram uma espécie de diário virtual, uma ferramenta usada para compartilhar com a família e os amigos as novidades do cotidiano. Nas últimas décadas, a internet viu nascer a profissão do blogueiro profissional. E, com ela, surgiram maneiras de como fazer um blog pessoal gerar lucros.

Foi assim que pessoas apaixonadas por um tema e que gostam de compartilhar impressões sobre ele passaram a ganhar dinheiro escrevendo posts de blog. Parece o trabalho dos sonhos, não é mesmo?

Realmente blogs têm potencial para serem negócios rentáveis. Mas, apesar disso, essa possibilidade ainda é pouco explorada: 69,4% dos blogueiros que responderam a uma pesquisa do site Blog Tyrant, por exemplo, disseram não lucrar com seus blogs.

Diante disso, você pode se perguntar: mas como fazer um blog pessoal gerar lucros? E é sobre isso que vamos falar neste post.

5 maneiras para fazer um blog pessoal gerar lucros

Escolher um tema rentável, fazer um trabalho consistente, aumentar o tráfego e conhecer as principais formas de monetização são algumas maneiras de como fazer um blog pessoal gerar lucros.

1. Selecione um tema rentável

O primeiro passo para ser bem-sucedido no mundo dos blogs é escolher um tema que possa dar lucros. É essencial que você se interesse e entenda do assunto, mas só isso não basta.

Para que o seu blog seja rentável, é preciso que outros compartilhem do seu interesse pelo tema. Isso porque, como vamos falar mais adiante, o blog precisa atrair tráfego para gerar lucro.

Para descobrir, pergunte-se se existem outros blogs populares sobre o mesmo assunto. Ferramentas gratuitas como o Google Trends ajudam a entender se a internet tem interesse em determinado tema. Lá, em poucos minutos, você fica sabendo o quanto determinado tópico foi pesquisado nos últimos dias, meses ou anos.

2. Tenha um plano de conteúdo

Fazer um blog pessoal gerar lucros exige também elevar seu site a um nível mais profissional. E parte disso passa por ter um plano de conteúdo ou calendário editorial, que é o que vai garantir consistência nas suas publicações.

Mais importante do que publicar muitos posts é investir em qualidade e manter uma frequência. Um artigo por semana, por exemplo, é uma boa quantidade para começar. Crie o seu calendário de conteúdo e decida em quais dias você vai postar no seu blog. E cumpra esse cronograma, é claro!

Com o deadline em mente, pense em boas ideias de conteúdo. Para encontrá-las, você pode se inspirar analisando os seus concorrentes e também pesquisando em fóruns e grupos voltados ao seu público-alvo para descobrir temas que estejam em alta. Algumas plataformas boas para isso são o Reddit e o Quora

3. Invista em conteúdos de vídeo

Conteúdo audiovisual é atrativo e pode gerar bons resultados financeiros para seu blog. A dinâmica de consumo de conteúdos na internet aponta para a importância dos vídeos para engajar e ampliar a audiência. Segundo a Forbes, os usuários gastam 88% mais tempo em páginas que contenham vídeo.

Diante disso, se seu objetivo é gerar lucros para seu blog pessoal, vale a pena criar um canal no Youtube e ampliar sua gama de conteúdos. Isso porque o site é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google. Você pode criar conteúdos exclusivos no seu canal e depois inserí-los dentro do seu blog, por exemplo.

Mas não basta apenas fazer um vídeo e esperar o dinheiro cair na conta. Será preciso se atentar com o SEO do vídeo para que ele seja descoberto por mais e mais pessoas e, claro, criar um conteúdo de qualidade!

4. Aumente seu tráfego

No início do blog, construir uma audiência pode ser difícil. Por isso que é preciso mostrar o seu site ao mundo para aumentar seu tráfego. Que tal recorrer aos mesmos grupos e fóruns aos quais você vai em busca de ideias de conteúdo? Esse público interessado certamente vai acessar os seus posts.

Além disso, outra forma de divulgação bastante conhecida é a otimização para os mecanismos de busca (Search Engine Optimization, o famoso SEO). Usando técnicas de SEO, o seu site é mais facilmente encontrado em buscadores como o Google, atraindo muitos leitores.
Título, corpo do texto, imagens. Tudo no seu conteúdo pode ser otimizado com foco nos mecanismos de busca.

5. Conheça as principais formas de monetização de blogs

Do conhecido Google AdSense aos posts patrocinados, são muitas as formas de monetizar um blog. Conheça as principais abaixo.

Google AdSense

O Google Adsense é uma das maneiras mais conhecidas de fazer dinheiro com um blog. Essa plataforma de publicidade mostra anúncios para os leitores e você recebe por isso quando um dos visitantes clica neles. É uma ótima opção para quem está começando.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é outra maneira conhecida de monetizar um blog. Consiste em promover os produtos de outras pessoas no seu site. A cada vez que alguém compra o produto a partir da sua indicação, você ganha dinheiro.

Para isso, é só se inscrever em programas de afiliados de produtos que você usa ou que usaria. Você vai receber links que podem ser colocados no seu blog. Sempre que um visitante clicar no link e fizer a compra você recebe uma comissão.

Um site conhecido por fazer isso é a Amazon. Digamos que você tenha um blog de tecnologia no qual fez um review de um Kindle, por exemplo. É possível incluir na publicação um link customizado para o seu produto e lucrar quando seus seguidores comprarem o produto a partir dele.

Reviews

Os reviews são uma forma clássica de ganhar dinheiro com blogs. Neles, o autor indica produtos e serviços, avaliando-os e indicando-os ao público. É uma parceria que costuma dar lucro para as empresas, uma vez que seguidores de blogs costumam ser fiéis.

Para começar a fazer reviews, você pode entrar em contato com empresas do seu segmento de atuação para fazer parcerias. Nesse contato, aproveite para mostrar os números do seu blog.

Conteúdo patrocinado

Mais discreto que o review, o conteúdo patrocinado é uma forma de ganhar dinheiro bastante conhecida entre os blogueiros. Nele, uma empresa paga o blogueiro, que por sua vez cria um conteúdo que divulgue os produtos ou serviços de forma disfarçada, inserindo a publicidade sutilmente em um texto sobre um tema correlato.

Blogs consolidados costumam receber esse tipo de oferta. Mas quem está começando pode procurar ativamente as primeiras parcerias, entrando em contato com empresas do seu mercado de atuação.

Loja online

Quando seu blog já tiver alguns fãs, que tal criar uma loja virtual para comercializar os produtos do seu site? É claro que fazer isso vai envolver outras preocupações, como logística.

Para não se preocupar com isso, uma ideia é ir além de produtos físicos, vendendo produtos digitais. Se você ficou muito bom em um assunto, que tal vender um curso online sobre ele? Além disso, você pode se colocar à disposição para palestras e consultorias relacionadas ao tema que domina.

O blog é uma ótima oportunidade de negócio online. Mas, para gerar bons resultados e lucrar, é preciso encará-lo como um trabalho, investindo tempo e fazendo publicações de qualidade.

Navegue por tópicos

  • 5 maneiras para fazer um blog pessoal gerar lucros

    • 1. Selecione um tema rentável

    • 2. Tenha um plano de conteúdo

    • 3. Invista em conteúdos de vídeo

    • 4. Aumente seu tráfego

    • 5. Conheça as principais formas de monetização de blogs

Tags:

  • divulgação

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários