Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba o que é o Google AdWords e descubra como começar a utilizar a plataforma de links patrocinados do Google para promover seu site ou blog.

Se você já fez uma pesquisa sobre formas de divulgar seu site na internet é bem provável que já tenha ouvido falar do Google AdWords – ferramenta de links patrocinados do Google.

O serviço de publicidade online disponibiliza um espaço valioso para quem quer divulgar produtos e serviços para os internautas nas páginas de busca do Google, sites parceiros ou com conteúdo relevante para seu negócio. 

Mesmo que você não tenha intimidade com o termo, ou com o conceito de links patrocinados, com certeza já visualizou “anúncios patrocinados” ao fazer uma busca no Google. Você sabe: aqueles resultados que se diferenciam dos links orgânicos, normalmente situados na lateral direita ou na parte superior da página. Se quer saber mais sobre assunto, é só prosseguir com a leitura. 😉

O que é Google Adwords?

O Google AdWords é a ferramenta que permite o gerenciamento de uma campanha de links patrocinados no Google.

Os resultados das campanhas de Pesquisa (Search), por exemplo, aparecem na barra lateral direita, ou na parte superior da página. Sempre identificados (Anúncios), os resultados não se misturam com os resultados orgânicos disponibilizados pelo Google para a mesma busca.

links patrocinados com Google Adwords

Neste tipo de publicidade você escolhe exatamente onde e quando seus anúncios serão apresentados. Desta forma, apenas as pessoas que realmente estão à procura de algo que sua empresa disponibiliza vão visualizar o seu anúncio. A melhor parte? Você só vai pagar por isso quando as pessoas clicarem no seu anúncio.

Lembrando que além da campanha de Pesquisa (que apresenta os resultados na página do Google), existem outros tipos de campanha que você pode gerenciar com o Google AdWords, como campanhas de Conteúdo e de Remarketing, por exemplo.

Mas se você é novo na plataforma do Google, o ideal é começar com uma campanha de Pesquisa e, aos poucos, migrar para outros formatos – que são um pouco mais complexos.

Como funciona o Google AdWords?

Não sabe ainda como criar sua primeira campanha no Google Ads? Em resumo, quando um usuário pesquisa no Google, o anúncio é exibido na página de resultados. Se tiver interesse no seu serviço/produto, ele clica na propaganda e é direcionado ao seu site, onde, em seguida, é ideal fazer a conversão desejada. 

O Google também exibe automaticamente todos os valores em sua conta, como a frequência de anúncios, o número de cliques, a palavra-chave que acionou esse canal e a posição média em que isso ocorreu. Isso permite descobrir pontos fracos e fortes nas campanhas para melhores resultados.

Agora você compreende como funciona o Google Adwords de forma resumida. 

Como criar uma conta no Google AdWords?

Conhecendo como funciona o Google Ads, que tal entender como usar o Google AdWords?

Como empresa, você tem o objetivo de aumentar o conhecimento de sua marca, atrair mais visitantes a seu site e aumentar suas vendas. A seguir, veja os passos para fazer e configurar uma conta do Google Ads para empreendedores, que vai te ajudar a atingir essas metas:

1. Criar uma conta Google

Para anunciar sua loja virtual no Google, primeiramente, é necessária uma conta do Google correspondente. Para fazer uma, basta simplesmente clicar em “Entrar” e “Criar conta” na página inicial de pesquisa do Google. 

Atenção: para utilizar o Ads, faz sentido ter um login no ambiente profissional e não utilizar seu acesso privado. Somente após cadastrar esse login do Google, é possível se dedicar à criação da conta do Google Ads. 

Ao fazer o perfil de anúncios, é importante observar que as configurações principais dela não podem mais ser alteradas posteriormente. No entanto, elas afetam preços de clique, lances, etc.

2. Registrando-se no Google AdWords

O registro no Google Adwords é gratuito, mas a empresa costuma anunciar ofertas lucrativas nas quais os novos registros recebem um crédito inicial. Então, antes de se registrar, tente descobrir as condições com desconto.

Depois de fundar um perfil, preencha todas as informações importantes sobre a empresa. Quanto mais detalhes o perfil possui, mais relevante é a classificação dele. O próximo passo para entender Google Adwords como funciona passa pelos anúncios. Veja mais sobre isso na sequência.

Configurações gerais da campanha

Elaborar anúncios é tão importante quanto saber como funciona o Google Ads. Após o cadastro, a guia “Criar primeira campanha” aparecerá no sistema. Ela leva às configurações gerais da campanha.

Nome da campanha

O nome deve ser claramente escolhido, especialmente se várias campanhas forem planejadas. Por exemplo, se for uma loja online, faz sentido elaborar uma campanha separada para cada categoria de produto. Nesse caso, o nome pode ser “calças” ou “tênis”. 

Ele ajuda a manter uma visão geral dos anúncios e gerenciar o custo da categoria. Por exemplo, no verão, quando a demanda por “jaquetas de inverno” diminui, é possível rapidamente localizar e pausar a campanha ou investir menos, em vez de configurar cada monitor separadamente.

Tipo de campanha

O tipo de campanha define o tipo de anúncio, que será uma das quatro seguintes opções:

  • Rede de pesquisa: os anúncios só aparecem por meio do mecanismo de pesquisa;
  • Rede de display: eles são exibidos apenas em sites e vídeos que possuem publicidade integrada por meio do Google;
  • Rede de pesquisa com seleção de exibição: a propaganda é mostrada pela pesquisa no Google e em sites com palavras-chave relevantes
  • Shopping: a publicidade é exibida na categoria “Shopping” em uma pesquisa do Google.

Inicialmente, é recomendado usar apenas a “rede de pesquisa”. Com os anúncios se provando eficientes, o tipo de campanha consegue ser facilmente expandido.

Local

A seleção do local possibilita que a campanha seja exibida apenas a usuários de uma área específica. Isso é particularmente recomendado para empresas com base de clientes regionais, pois restringe o grupo-alvo e evita investir em consultas de pesquisa fora da sua área de atuação.

Idiomas

O AdWords também oferece a opção de especificar idiomas e exibir a propaganda a pessoas que salvaram as configurações neles. Por exemplo, é possível que qualquer pessoa que ofereça serviços em português e inglês escolha as duas opções.

google adwords

Estratégia de lances e orçamento

O orçamento necessário para atingir as conversões desejadas depende de muitos fatores. Principalmente no início, é aconselhável investir menos dinheiro e primeiramente testar algumas estratégias. 

O lance também pode ser ajustado para cima ou para baixo posteriormente. Dá para permitir que o Google AdWords gerencie os lances. No entanto, basicamente, você mesmo deve cuidar dos investimentos de modo a ter uma visão geral inicial e ser capaz de medir a eficiência de seus anúncios.

Não pode ser dito, em termos gerais, quão altos precisam ser o lance e o custo diário. Embora as despesas devam ser altas o suficiente para aparecerem nas primeiras posições, elas devem corresponder à receita esperada. Isso consegue ser analisado calculando o custo por aquisição (CPA).

Método de troca

A próxima etapa é determinar a frequência do anúncio. Se o orçamento for limitado, a publicidade deve aparecer repetidamente ao longo do dia, pela configuração “Padrão”. Com um orçamento ilimitado, a seleção “Acelerado” garante a exibição a cada pesquisa relevante por palavra-chave.

Como criar anúncios no Google Ads?

1. Criando um anúncio

A próxima etapa é criar os anúncios que os usuários verão após pesquisarem, que podem ser classificados por grupos de anúncios. O exemplo de uma loja online ajuda a esclarecer o objetivo disso: se a campanha se chamar “Calças”, o nome do grupo define os produtos mais precisamente:

  • Grupo de anúncios 1: shorts
  • Grupo de anúncios 2: jeans
  • Grupo de anúncios 3: calças de terno

Os anúncios finais podem, então, ser elaborados dentro desses grupos. A fim de que elas levem às interações desejadas, o texto deve ser redigido de forma adequada e conter as palavras-chave apropriadas.

2. Definindo seu lance máximo de custo por clique

Na última etapa, defina o custo máximo por clique ou custo por clique (CPC). Para isso, insira um lance máximo a cada palavra-chave no grupo de anúncios. É possível descobrir quanto vale uma palavra-chave usando o Planejador de palavras-chave do Google.

3. Verificando a sua conta do AdWords regularmente

O Google AdWords como ferramenta de marketing só é eficaz se a conta for auditada regularmente. Teste toda a publicidade quanto à eficácia e à utilidade. Um login do AdWords negligenciado leva a altas despesas que não geram nenhuma conversão.

Assim, o orçamento é investido sem sucesso econômico. Portanto, é importante que os empreendedores sempre reajam às novas tendências e substituam palavras-chave ineficientes por outras mais bem-sucedidas por meio de uma revisão regular.

Por que você deve anunciar no Google AdWords?

Agora que você sabe exatamente como o Google AdWords funciona, veja alguns bons motivos para realizar seus anúncios na plataforma.

Potencial

“Dá um Google que você acha qualquer coisa!”

Você certamente já ouviu essa frase de alguém, e podemos dizer que ela não está longe da verdade.

Sendo o Google o maior buscador da atualidade, ter suas campanhas vinculadas ao Google AdWords pode trazer ainda mais resultados para o seu negócio. Só esse poder certamente já é um bom motivo para investir no serviço.

Controle de investimento

Outra vantagem do Google AdWords é a possibilidade de definir quanto você pretende gastar por dia, mês ou campanha.

Também é possível indicar se os gastos serão gerados apenas ao obter cliques (CPC), a cada 1000 impressões (CPM) ou somente quando ocorrer alguma conversão no site (CPA, ou Custo Por Aquisição). 

Avaliação do ROI

Por fim, você também consegue fazer um bom acompanhamento do ROI quando opta pelo Google AdWords para fazer suas campanhas.

Com os dados em mãos, você pode saber quem acabou comprando efetivamente por meio de suas campanhas, além de acompanhar essa pessoa para tentar alcançá-la mais uma vez usando o remarketing. 
Claro, devemos dizer também que os dados apresentados pelas ferramentas da Gigante das Buscas também podem ajudar nesse processo, especialmente quando cruzados com fontes como o Google Analytics, por exemplo.

Conclusão

Agora que sabe como funciona o Google AdWords, você consegue usá-lo para alcançar o grupo-alvo desejado no momento e no lugar certos ‒ porque, se eles já estiverem procurando informações sobre um tópico ou produto relevante no Google, você é capaz de colocar anúncios otimizados.

Também dá para diferenciar publicidade local e global. Com o Google Adwords é possível determinar livremente uma área geográfica em que a publicidade é visível: somente onde for mais relevante, por exemplo. Atenção: informe-se bem como funciona o pagamento do Google AdWords!

Os anúncios conseguem ser recriados, verificados, editados e pausados ​​com flexibilidade. O Google AdWords também é muito fácil de medir em comparação com a publicidade impressa convencional, o que permite planejar seu orçamento de marketing com precisão, analisar resultados e ajustá-lo, se necessário.

E aí, está esperando o que para impulsionar seus resultados com essa ferramenta? Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer verdadeiramente como funciona o Google Ads. 

Aproveite para acompanhar outros conteúdos sobre Marketing, Tecnologia e Negócio no Blog da HostGator! Não deixe de compartilhar se curtiu este artigo e se ele ajudou a entender como usar Google Ads. Até a próxima!

Navegue por tópicos

  • O que é Google Adwords?

  • Como funciona o Google AdWords?

  • Como criar uma conta no Google AdWords?

    • 1. Criar uma conta Google

    • 2. Registrando-se no Google AdWords

  • Configurações gerais da campanha

    • Nome da campanha

    • Tipo de campanha

    • Local

    • Idiomas

    • Estratégia de lances e orçamento

    • Método de troca

  • Como criar anúncios no Google Ads?

    • 1. Criando um anúncio

    • 2. Definindo seu lance máximo de custo por clique

    • 3. Verificando a sua conta do AdWords regularmente

  • Por que você deve anunciar no Google AdWords?

    • Potencial

    • Controle de investimento

    • Avaliação do ROI

  • Conclusão

Tags:

  • Google

Vanessa Fetter

Profissional de comunicação e marketing, com formação em jornalismo e especialização em Mídias digitais. Atualmente atua como Coordenadora de Comunicação na HostGator, onde é responsável pelas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários