Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Ter seus e-mails taxados como SPAM pode ser um indício de uma baixa reputação nos seu e-mails. Confira nesse artigo formas de corrigir isso!

Quando disparamos um e-mail, geralmente ele é analisado pelo servidor do destinatário que define uma pontuação ao seu e-mail referente a probabilidade da mensagem ser um SPAM ou não. Existem diversos parâmetros analisados na hora de analisar um e-mail e nesse artigo você aprenderá algumas formas de melhorar a reputação dos seus e-mails. Vamos lá?

Tutorial em vídeo

Confira no vídeo abaixo algumas dicas para melhorar a reputação dos seus e-mails:

Por que se preocupar com a reputação dos e-mails?

A reputação dos e-mails é um fator importantíssimo na internet, pois, é com ela que mantemos a rede livre de pessoas mal intencionadas, prevenindo ataques de SPAMs, phishing, malwares e muito mais. Se preocupar com a reputação dos seus e-mails vai ajudar a tornar o ambiente melhor e para isso é importante entender o conceito dessa reputação.

Todo e-mail disparado possui uma pontuação a ser calculada pelo servidor destino que vai determinar, baseado nessa pontuação, se o e-mail enviado é considerado ou não SPAM. Esses servidores utilizam um sistema que pode variar de um para outro, mudando os parâmetros e condições para o estabelecimento de uma pontuação, porém, existe uma linha comum que a maioria dos servidores utiliza para determinar a reputação de um e-mail e que você pode conferir mais a frente no artigo.

Também é bom reforçar que o disparo de SPAM é considerado grave, mesmo que não intencional, por isso em nossos planos de hospedagem temos uma política de tolerância 0 com SPAM.

Como verificar o desempenho do meu e-mail?

Existem algumas formas de se verificar como está a reputação dos seus e-mails, nesse artigo recomendamos a ferramenta mail-tester.

  1. Acesse a página principal do mail-tester e copie a conta de e-mail da página principal
Acessando o mail-tester para pegar o e-mail de teste
  1. Em seguida, dispare um e-mail da sua conta de e-mail para esse destinatário que você copiou no passo 1.
enviando e-mail para o mail-tester para ver a reputação do e-mail
  1. Volte ao site do mail-tester e agora clique no botão Em seguida, verifique sua pontuação.
acessando o diagnóstico da reputação do mail-tester
  1. Em seguida o site irá apresentar um diagnóstico das melhorias que seu e-mail precisa. Seguindo as orientações do site, você conseguirá melhorar a reputação dos seus e-mails.
pontuação e apontamento de melhorias para a reputação do e-mail
  1. Pronto! Agora você já sabe fazer a verificação da pontuação do seu e-mail. Confira seguir algumas dicas que podem auxiliar na reputação do seu e-mail.

Como melhorar a reputação dos meus e-mails

Existem diversas boas práticas que vão auxiliar a reputação do seus e-mails, evitando que eles sejam taxados como SPAM, confira alguma delas abaixo:

1 – Cuidados com o conteúdo da sua mensagem

O que você insere no corpo do seu e-mail é analisado e existem alguns pontos que merecem atenção na hora de redigir seu e-mail:

  • Evite inserir muitos links. Excesso de links são vistos de forma negativa, então tente não exagerar.
  • Evite inserir muitos anexos. Anexos, assim como os links, também são vistos de forma negativa e podem baixar a reputação do seu e-mail.
  • Evite utilizar encurtadores de link. Encurtadores como o bit.ly e outros podem descredibilizar seus e-mails
  • Cuidado com erros gramaticais no e-mail. E-mails com muitos erros abaixam a reputação do seu e-mail.
  • Evite termos que tenham características de SPAM. Se você utilizar termos como “Trabalhe em casa”, “Clique aqui”, “Ganhe dinheiro online”, “Atenção”, “Urgente”, “Oferta”, “Desconto”, seu e-mail pode acabar caindo no filtro de SPAM do servidor do destinatário e sendo recusado.
  • Utilize um assunto curto. É recomendado manter o “Assunto” o mais curto possível, o ideal é entre 20 e 41 caracteres.

2 – Cuidados com o remetente e destinatário

Veja abaixo alguns pontos de atenção relacionado ao seu remetente e destinatário na hora de enviar e-mails:

  • Evite envelopar seu e-mail como se fosse outro remetente. Esse é um dos parâmetros a serem verificados no seu e-mail e pode fazer com que seu e-mail seja recusado.
  • Não insira muitos destinatários. Alguns servidores de e-mail não aprovam e-mails enviados a uma quantidade massiva de destinatários, procure manter sempre abaixo de 500.
  • Evite enviar o e-mail em cópia a outros usuários. Essa funcionalidade apesar de útil, pode acabar caracterizando seu e-mail como SPAM.

3 – Configurações técnicas

Para gerir um e-mail com boa reputação, é importante se adequar a alguns pontos. Veja abaixo algumas dicas do que você pode fazer:

  • Habilite o registro SPF no seu domínio. Confira nesse outro artigo como ativar uma chave SPF?
  • Habilite o registro DKIM no seu domínio. Por padrão nos servidores da HostGator esse apontamento já é criado automaticamente.
  • Habilite o registro DMARC no seu domínio. Após configurar o SPF e o DKIM é importante configurar um DMARC pro seu domínio para garantir mais credibilidade para seus e-mails, confira esse outro artigo onde como ativar o DMARC.
  • Confira se seu IP ou Domínio estão listados em alguma blacklist. Confira esse artigo que mostra como verificar se você está listado um blacklist e como fazer a delistagem.

4 – Utilize uma ferramenta profissional de e-mails

Na HostGator temos a ferramenta de e-mails Titan que é uma ferramenta completa e com uma reputação de credibilidade, o que vai lhe garantir mais segurança e confiabilidade na entrega dos seus e-mails. Confira mais detalhes a respeito dessa ferramenta na página e-mail profissional Titan.

Se você utiliza a plataforma de e-mails do cPanel e está enfrentando problemas com entrega de e-mails, recomendamos fortemente a substituição gratuita para a ferramenta Titan de e-mails e inclusive temos outro artigo onde você confere as principais diferenças entre às duas e como fazer essa troca.

Considerações Finais

Ter ciência da reputação dos seus e-mails é de grande importância por isso, aplique as dicas de boas práticas mencionadas no artigo para mantermos a internet um melhor ambiente.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos estar trazendo atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • Tutorial em vídeo

  • Por que se preocupar com a reputação dos e-mails?

  • Como verificar o desempenho do meu e-mail?

  • Como melhorar a reputação dos meus e-mails

    • 1 – Cuidados com o conteúdo da sua mensagem

    • 2 – Cuidados com o remetente e destinatário

    • 3 – Configurações técnicas

    • 4 – Utilize uma ferramenta profissional de e-mails

  • Considerações Finais

Tags:

  • E-mail Titan

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários