Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Para verificar se um site é seguro, é necessário adotar algumas medidas de precaução. Confira as nossas dicas e navegue de forma segura.

O número de ataques cibernéticos aumenta todos os anos, e o Brasil é o segundo país com maior número de invasões do mundo.

A verdade é que a internet pode ser um ambiente tão inseguro quanto uma rua escura de madrugada. Por isso, precisamos estar sempre atentos aos links que clicamos e páginas que inserimos nossas informações.

Separamos aqui algumas dicas para te ajudar a identificar se um site é seguro ou não. Confira!

Como saber se um site é seguro?

Para saber se um site é seguro, basta ficar atento às dicas que estão a seguir:

Tenha um antivírus instalado

Por mais óbvia que esta dica pareça, um antivírus é essencial manter a segurança dos seus dados. Atualmente existe uma infinidade de softwares contra malwares baratinhos e alguns até gratuitos para proteger o seu equipamento.

O antivírus age como uma espécie de guardião do seu disco rígido. Logo, se você fizer o download de algum arquivo suspeito, ele será o responsável por verificar o conteúdo. Além disso, o programa irá avisá-lo de que algo suspeito foi detectado.

Apesar disso, você ainda terá a opção de baixar se desejar, deixando seu computador exposto de qualquer forma.

HTTPS

Desenvolvedores de sistemas criaram um protocolo de segurança chamado HTTPS. Esse protocolo tem como principal função criptografar os dados que os usuários inserem em formulários. Dentre eles, temos o preenchimento de dados de cartão de crédito, por exemplo.

O HTTPS embaralha as informações e somente quem possui a chave de segurança é capaz de decodificar a mensagem. Ou seja, com o protocolo HTTPS somente o servidor (site que você está comprando) e você mesmo podem ver essas informações.

Para saber se um site possui criptografia basta olhar na barra de pesquisa do lado esquerdo da URL. Se houver um ícone de cadeado, o site é seguro.

Certificado SSL

Principalmente para sites de compras, o certificado SSL (Secure Sockets Layer) é fundamental para garantir a segurança das transações ali realizadas. Essa certificação é usada por milhares de empresas ao redor do mundo e é uma das mais confiáveis.

O SSL é mais um reforço de que o site que você está acessando. Assim como o protocolo HTTPS, ele é responsável por criptografar especificamente dados sensíveis usados para compras online.

O SSL é um item de segurança obrigatório para todo site que deseja oferecer compra e venda de produtos pela internet.

Para identificar se um site é seguro e possui o SSL, basta olhar na barra inferior da página. Geralmente, o símbolo fica próximo aos métodos de pagamento onde estão os ícones das bandeiras de cartão aceitas, por exemplo.

Pesquisa

Pesquisa nunca é demais. Jogue o nome da empresa no Google e veja se ela possui um perfil na plataforma. Observe também se há comentários de outros clientes.

Outra ferramenta excelente para verificar se um site é seguro é o Reclame Aqui. Existem centenas de denúncias no site sobre fraudes ou tentativas de golpe, que você pode verificar antes de efetuar a compra.

As redes sociais também contam com diversos fóruns e grupos do Facebook que denunciam empresas fraudulentas que tentam aplicar golpes pela internet. Pesquisar o nome da empresa nas redes sociais também já pode trazer um bom panorama de sua reputação.

Alguns dados que você deve confirmar tanto no Google, quanto no site da própria empresa são:

  • Endereço;
  • Números de contato;
  • Perfil nas redes sociais;
  • Comentários no Google,
  • Comentários em marketplaces como Americanas, Mercado Livre, etc. 

Principais fraudes em sites inseguros 

Cibercriminosos estão desenvolvendo técnicas cada vez mais sofisticadas para roubar informações sensíveis dos clientes. Apesar de nunca sabermos quando um novo método aparecerá, é possível identificar alguns sinais de alerta em sites inseguros.

Existem algumas características bem típicas de falhas de segurança, principalmente quando se trata de tentativas de fraudes.

Veja agora alguns dos exemplos mais comuns e aprenda a identificar rapidamente quando um site não seguro para não cair em roubada.

Clones

Uma das principais fraudes aplicadas hoje em dia se dão por meio de falsos sites de compra. Essas páginas levam geralmente o nome de uma empresa já conhecida no mercado e copia todas as informações do site original.

É uma fraude perigosa que engana muito bem à primeira vista. Afinal, a aparência é idêntica a de sites renomados que por vezes você já até tenha utilizado alguma vez.

Sim, cibercriminosos desenvolveram métodos sofisticados para fraudar usuários desprevenidos. Em alguns casos, por exemplo, recebem o valor do boleto direto em uma conta do banco, porém os produtos comprados nunca chegam.

Existem duas formas de descobrir se o e-mail ou site que você acessou são confiáveis. A primeira é observar a URL do site.

Páginas feitas para aplicar golpes geralmente apresentam alguma letra ou símbolo estranho na URL. Muitas vezes é quase imperceptível, já que geralmente trocam um ou outro caractere do nome original da loja. Por isso, é necessário prestar bastante atenção.

Outra coisa a se observar é o rodapé do site contém informações importantes. Além do certificado SSL que já falamos, informações sobre CNPJ, endereço e e-mail de contato devem ser encontradas ali.

Mesmo se tratando de um clone, muitas vezes, são nesses detalhes que conseguimos detectar que há alguma coisa errada.

E-mail

A forma mais fácil de acabar em um site não seguro ou ter seus dados bloqueados é através do e-mail. A ferramenta continua sendo uma porta de entrada para criminosos roubarem dados principalmente de empresas através dos e-mails corporativos e funcionários desavisados.

Com uma comunicação visual aparentemente confiável, o usuário recebe uma mensagem eletrônica. Em muitos casos, ela traz alguma oferta atraente ou um “aviso importante” do banco solicitando que ele atualize suas informações da conta.

Esses avisos vêm geralmente com um tom de ameaça como “sua conta está em risco” ou “sua conta será desativada”. Porém, eles são apenas gatilhos para desesperar o usuário e fazer com que ele tome medidas rápidas sem analisar o conteúdo.

O visual do e-mail é feito para fazer com que você acredite que aquele site é seguro. Possui a logomarca e todas as características para fazer o usuário acreditar que aquele conteúdo é legítimo.

Para identificar rapidamente essas mensagens fraudulentas, a primeira coisa a se fazer é olhar o endereço do destinatário. Geralmente, a extensão que vem após o @ é uma combinação estranha de caracteres.

Banners

Outro recurso muito utilizado para aplicar golpes na internet são os banners. Eles são as famosas propagandas que ficam saltando na sua tela o tempo todo. Porém, em alguns casos pode ser uma tentativa de fraude.

Desconfie de banners muito chamativos com ofertas milagrosas demais. As também chamadas Redes de Display, geralmente, mostram produtos que você andou pesquisando ultimamente no seu navegador.

Caso você não tenha autorizado os Cookies do site ou tenha feito as pesquisas por janela anônima, essas publicidades são reduzidas.

Por este motivo, se receber banners dentro dessas condições, ou de produtos que você nunca pesquisou anteriormente: desconfie!

Google Shopping

Uma extensão dos sites clones. Aqui, os criminosos usam a ferramenta do Google para anunciar produtos com valor atraente e fazer com que o usuário clique no anúncio.

Infelizmente não tem muito como prevermos se aquele site é seguro ou não até entrarmos na página de fato. A dica aqui é seguir as mesmas recomendações caso não conheça aquela empresa.

Conclusão

Como vimos, as principais formas de cometer crimes na internet estão relacionadas a sites de compras. Porém, os criminosos também usam gatilhos como promoções e valores muito atrativos para os usuários.

Sabemos que na internet nunca estamos em ambientes 100% seguros. Porém, seguindo essas dicas com certeza você reduzirá os riscos que sofrer algum tipo de fraude online. Fique atento!

Navegue por tópicos

  • Como saber se um site é seguro?

    • Tenha um antivírus instalado

    • HTTPS

    • Certificado SSL

    • Pesquisa

  • Principais fraudes em sites inseguros 

    • Clones

    • E-mail

    • Banners

    • Google Shopping

  • Conclusão

Tags:

  • Criador de Sites

Juliana Domingues

Jornalista pós-graduada em marketing digital, trabalha com produção de conteúdo para web principalmente no setor de tecnologia. Já atuou em empresas de todo o Brasil, Alemanha, Portugal e atualmente coordena o marketing de uma lawtech da Suécia. É apaixonada pelo o que faz e, nas horas vagas, gosta de viajar - principalmente para praia - e tomar um bom vinho com os amigos.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários