Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Adquiriu um plano de hospedagem e está se familiarizando com o ambiente disponibilizado para gerenciar seu site? Neste post você vai “descobrir” a interface do seu painel de controle cPanel, além de encontrar informações sobre os principais recursos que ele disponibiliza. Mas antes de apresentar a interface, vamos falar um pouco deste painel de controle […]

Adquiriu um plano de hospedagem e está se familiarizando com o ambiente disponibilizado para gerenciar seu site? Neste post você vai “descobrir” a interface do seu painel de controle cPanel, além de encontrar informações sobre os principais recursos que ele disponibiliza.

Mas antes de apresentar a interface, vamos falar um pouco deste painel de controle – que é considerado um dos melhores em função dos recursos e compatibilidade com outros sistemas. Vamos lá?

Por que o cPanel é referência na área?

Quem trabalha com o desenvolvimento de sites e blogs sabe que o cPanel é um dos mais populares sistemas de gerenciamento de sites. Considerado um dos melhores painéis de controle disponível, ele é referência em função de algumas características, como:

  • É fácil de usar: prático e simples de usar, o cPanel apresenta uma interface gráfica que divide as funções por sessões, organizando a informações e deixando ela mais acessível. A interface é intuitiva, o que permite que até mesmo pessoas com pouco conhecimento na área consigam utilizá-lo com eficiência e segurança.
  • Excelente compatibilidade: o cPanel já vem com o WHM, software utilizado por empresa de hospedagem para administrar as contas de hospedagem. Utilizando um mesmo sistema é possível fazer a gestão dos servidores, o controle dos planos de hospedagem, além de fazer o monitoramento completo da hospedagem.
  • É multilíngue: uma das vantagens de ser utilizado por empresas de hosting do mundo todo é a existência de diversas traduções do sistema, inclusive português.

Além de todas estas características, o cPanel é extremamente estável e seguro.

Uma única ressalva sobre o sistema: ele roda apenas em servidores Linux – utilizados pela HostGator para todos os planos de Hospedagem de Sites, Hospedagem Empresarial Plus, Revenda de Hospedagem, VPS, Servidores Dedicados.

Para servidores Windows (dedicados), a HostGator utiliza o Plesk como painel de controle.

 cPanel: interface e principais recursos

Agora que você já conhece as características que destacam este painel de controle, vamos conhecer a interface e os principais recursos disponíveis na página inicial do cPanel.

Na imagem abaixo você encontra as diferentes áreas numeradas:

Preferências do novo cPanel HostGator Brasil

Preferências: a caixa apresenta os recursos básicos que todo usuário iniciante precisa para começar a gerenciar seu site. Nela você encontra o link para o Assistente de Introdução, que auxilia nos primeiros passos como usuário do cPanel (configurações do painel, senhas, entre outros detalhes importantes). Outro link dá acesso à página de Tutoriais em vídeo. Algumas configurações importantes são realizadas através dos links desta caixa, como alterar senha, alterar idioma, assim como atalhos e atualizar informações de contato.

Configurações de email do Novo cPanel HostGator Brasil

E-mail: a caixa reúne todas as funções ligadas a contas de e-mail. Nos links disponíveis nesta aba é possível realizar várias ações, como adicionar, editar e remover contas POP3/IMAP, criar listas, configurar respostas automáticas e redirecionamentos, bloquear e-mails indesejados, habilitar o SpamAssassin (que é um sistema anti-spam), entre outras opções.

Arquivos: reúne as funções ligadas a backups, gerenciador de arquivos e de espaço em disco, controle de contas FTP, FTP anônimo, assim como outras opções.

Métricas do novo cPanel - HostGator Brasil

Métricas: funções permitem o acesso a estatísticas sobre os visitantes do seu site, além de integração com o Google Analytics. Permite visualizar o uso da largura de banda do site, assim como visualizar logs de erros.

Segurança do novo cPanel - HostGator Brasil

Segurança: reúne uma série de funções ligadas à segurança do site, como diretórios com proteção de senha, gerenciamento de bloqueio de faixas de IP, proteção de hotlinks, além de um esquema de criptografia.

Domínios - HostGator Brasil

Domínios: permite o gerenciamento de subdomínios, domínios suplementares e domínios estacionados. Traz, ainda, funções para redirecionar um domínio e fazer alterações (simples e avançadas) na zona DNS.

Banco de Dados do cPanel - HostGator Brasil

Banco de dados: dá acesso aos bancos de dados MySQL e suas opções, além de disponibilizar o phpMyAdmin, que é um manipulador de banco de dados através do navegador.

cPanel: conheça a interface e os recursos do seu painel de controle

Software: acesso ao Instalador Automático, além de uma série de outros softwares e serviços que a HostGator oferece, como o Ruby on Rails, configurações PHP, Centro CGI, entre outros.

Avançado - HostGator Brasil

Avançada: reúne funções de gerenciadores de Apache, de imagens, de índices, ferramentas de rede, além de configuração de páginas de erro. Traz, também, templates, tarefas cron, além de uma série de outras funções avançadas.

tráfego do site novo cPanel - HostGator Brasil

Informações da conta/site: apresenta um resumo das informações sobre a conta e o site. Traz dados sobre tráfego do site, backups, estatísticas de uso da conta, além de informações gerais da conta, como plano contratado, servidor no qual o site/blog está hospedado, IP, entre outros detalhes.

Importante: a visualização disponível neste exemplo é referente ao estilo disponível apenas nos planos de Hospedagem de Sites. O painel também pode ser redefinido, alterando a ordem das abas e revelando/ocultando as caixas.

Viu como o cPanel pode facilitar o gerenciamento da sua hospedagem?
Espero que as dicas sejam úteis para você. Se tiver dúvidas ou precisar de alguma informações específica, comente neste post.

Navegue por tópicos

  • Por que o cPanel é referência na área?

  •  cPanel: interface e principais recursos

Tags:

  • cPanel

Vanessa Fetter

Profissional de comunicação e marketing, com formação em jornalismo e especialização em Mídias digitais. Atualmente atua como Coordenadora de Comunicação na HostGator, onde é responsável pelas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários