Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Criador de sites: uma solução prática para começar a sua presença online

Criador de sites: uma solução prática para começar um site

Compartilhe:

Na internet você consegue aproveitar inúmeras possibilidades de ganhar dinheiro, e ter um site é a maneira mais fácil de explorar isso e tornar sua marca mais conhecida. Com ele não há barreiras geográficas nem horário de funcionamento, e você pode adquirir novos clientes e visitantes a qualquer momento pois poderá ser encontrado com mais […]

Na internet você consegue aproveitar inúmeras possibilidades de ganhar dinheiro, e ter um site é a maneira mais fácil de explorar isso e tornar sua marca mais conhecida. Com ele não há barreiras geográficas nem horário de funcionamento, e você pode adquirir novos clientes e visitantes a qualquer momento pois poderá ser encontrado com mais facilidade no maior mecanismo de busca da internet – o Google.

Com um site você aumenta a credibilidade e visibilidade do seu negócio. Hoje, estar presente na internet deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade. Venha conhecer a maneira mais prática de criar um site para quem não possui conhecimento técnico – o criador de sites.

Quando pensamos em criar um site, logo lembramos de uma infinidade de dificuldades e dúvidas como: sistemas para a web, aplicativos e muita programação envolvida que só algum desenvolvedor ou web designer consegue resolver. Além de tantos outros obstáculos que nem conseguimos imaginar. Não é mesmo?

O que não nos contam é que há diversas alternativas para criar um site e que são bastante simples, não precisam de um profissional capacitado nem muito investimento financeiro. Com apenas um pouco de dedicação você mesmo já consegue colocar no ar um site com a cara do seu negócio, totalmente personalizado e exclusivo.

As maneiras mais conhecidas de criar um site

Em meio a tantas opções para criar um site, a mais usada tem sido através dos Gerenciadores de Conteúdo (CMSs conhecidos como: WordPress, Magento e outros). Porém, para começar a usar esse recurso, é preciso um nível maior de conhecimento em programação e/ou web design, pois há uma série de configurações iniciais que precisam ser feitas antes de criar o site. Essas configurações envolvem:

  • Instalação do Gerenciador de Conteúdo na hospedagem;
  • Instalação de temas;
  • Instalação de plugins.

Além de que é preciso fazer um acompanhamento detalhado para otimizar os recursos e buscar atualizações do CMS, plugins e temas utilizados. Muitas vezes a falta dessa manutenção pode causar falhas de segurança e prejudicar o seu site.

As opções gratuitas para se ter um site

Você também pode contar com opções gratuitas e que exigem poucos passos para construir e colocar um site no ar, mas é importante lembrar que essas plataformas nunca são 100% de graça – sempre há algumas condições de uso, como:

  • Exibir no site os créditos para a marca do criador;
  • Número limitado de páginas que podem ser criadas;
  • Inserir o nome do construtor na URL do site;
  • Limitação de armazenamento;
  • Restrição de recursos como Certificado SSL;
  • Exibir anúncios de terceiros no seu site;
  • Entre outras condições que variam de marca para marca.

Algumas dessas exigências podem ser inconvenientes e desvantajosas para quem deseja criar um site com um foco mais profissional, por exemplo.

As opções gratuitas podem ser bem-vindas quando você ainda não conhece o funcionamento do criador e quer conhecer as ferramentas que ele oferece. Porém, assim que se certificar das funções que o seu site precisa, é mais interessante optar pela versão paga. Mas não se preocupe, pois essas ferramentas são conhecidas por possuírem baixo custo.

O criador de sites pago

O criador de sites é recomendável para qualquer tipo de site, seja institucional ou blog. É indicado para todas as pessoas que ainda não possuem uma presença online e que querem criar o site no seu próprio tempo e maneira. É a melhor escolha para quem não possui muito conhecimento técnico e que não deseja contratar um profissional da área.

Entre muitas vantagens, o criador de sites oferece uma maior facilidade na criação do site, diversidade de funcionalidades, variedade de temas e muito mais. O maior diferencial do criador de sites é a fácil utilização – com um painel dinâmico a plataforma se torna um grande aliado de quem quer começar um site e não possui conhecimento em programação e HTML. Ele ainda permite que o usuário escolha o tema que mais combina com o seu negócio, produto ou categoria de blog, além de oferecer a possibilidade de personalização para que seja mais original e exclusivo. Tudo isso em poucos passos.

Mas, em meio há tantas opções, às vezes é difícil decidir pela ferramenta ideal para publicar o site. Não é mesmo?

O criador de sites

O Criador de Sites está disponível para os clientes da HostGator Brasil e possui uma plataforma amigável, fácil de usar e em português. Com ele, é possível colocar um site no ar com muita liberdade de customização. O criador possui hospedagem inclusa, contas de e-mail gratuitas, dezenas de temas, suporte 24 horas e muito mais.

O editor

A ferramenta é simples, intuitiva e em português. No menu superior você encontra as principais opções como: Páginas, Temas, Configurações e outros. Na barra lateral os elementos que podem ser inseridos no site estão visíveis e prontos para uso.

A melhor característica do editor é a função ‘arrasta e solta’, onde você pode mover os elementos apenas clicando e arrastando para onde deseja. Nele é possível customizar todos os itens, como: imagens, textos, vídeos, áudios, formulários de contato e muito mais.

Os temas

Para começar a criar o site você primeiro precisa escolher um tema, e o Criador de Sites HostGator disponibiliza mais de 20 opções de temas modernos e responsivos que se adaptam a qualquer dispositivo. Você pode visualizar antes de escolher e até mesmo trocar mais tarde.

Todos os temas são totalmente configuráveis e customizáveis, e existe uma seção de layouts para páginas internas que servem de inspiração e são uma ajuda extra na hora de criar o site.

Se você possui um nível de conhecimento maior em HTML e CSS, a ferramenta permite a edição diretamente no código do site – o que proporciona maior liberdade de customização.

Páginas, Mídias e Banners

As opções de layouts tornam mais fácil o momento de construir as páginas do site, oferecendo sugestões para os conteúdos das páginas ‘sobre’, ‘serviços, ‘contato’ e outras. Cada um com sua particularidade e, claro, liberdade de edição.

Você pode também utilizar os recursos para blogs, onde permitem: configurar exibição de publicações, barra lateral de menu, botões de compartilhamentos, sistema de comentários, configurações básicas de SEO e muito mais.

Para deixar seu site mais dinâmico e moderno, a ferramenta de banner rotativo permite que você configure um apresentação de slides com imagens. Na função de mídias é possível inserir vídeos e áudios, basta subir o arquivo para o site e configurar: tamanhos, cores do player e reprodução automática.

Domínio e Hospedagem

A hospedagem para armazenar os arquivos do site está inclusa nos planos e, diferente das opções gratuitas de criador de sites, com o Criador você pode utilizar um domínio próprio. E o melhor de tudo é que ao adquirir um plano do Criador de Sites no ciclo anual o registro de domínio é grátis durante um ano.

Se você já possui uma hospedagem compartilhada contrata na HostGator Brasil você pode testar a versão gratuita do criador, basta ativar a opção em seu cPanel.

Contas de e-mail

Para tornar sua presença online mais profissional e completa você precisa de contas de e-mail, assim o contato com os visitantes ou clientes se torna mais fácil. Um grande diferencial do Criador de Sites da HostGator Brasil é que as contas de e-mail são gratuitas.

Estatísticas do site, SEO e Redes Sociais

Depois de tudo pronto, site criado e disponível na internet, é hora de monitorar e acompanhar os resultados dele. Para isso a integração das ferramentas Google Analytics e Webmaster Tools foi otimizada no criador de sites.

Você pode contar também com a integração com Redes Sociais, Google Maps e YouTube. Além de configurações de SEO como: Redirecionamento 301, inserção de título, descrição, palavras-chave e muito mais.

Com todos os recursos e facilidade que o Criador de Sites oferece, não há mais barreiras para impedir você de criar o seu site e ter sua presença online agora mesmo.

Navegue por tópicos

  • As maneiras mais conhecidas de criar um site

  • As opções gratuitas para se ter um site

  • O criador de sites pago

  • O criador de sites

    • O editor

    • Os temas

    • Páginas, Mídias e Banners

    • Domínio e Hospedagem

    • Contas de e-mail

    • Estatísticas do site, SEO e Redes Sociais

Tags:

  • Criar Site

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários