Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Leia nosso post e entenda o passo a passo para entender como criar um site de vendas. Confira dicas exclusivas para registrar seu domínio.

Se você está interessado em aprender como criar um site de vendas online, chegou ao lugar certo. Para quem já tem um negócio ou está começando agora, ter um site é um dos primeiros requisitos para alcançar bons resultados.

Os sites são responsáveis por aumentar o alcance do público, criar autoridade digital e reduzir custos com operação e marketing. Pensando nisso, este artigo apresenta agora todas as etapas para você sobre como criar um site de vendas. 

Como criar um site de vendas em 9 passos

Em um primeiro momento, a ideia de criar um site de vendas pode parecer complicada, mas fique tranquilo. Veja como criar um site de vendas passo a passo:

  1. Pense no seu objetivo
  2. Registre um domínio
  3. Escolha um serviço de hospedagem
  4. Escolha uma plataforma de criação de sites
  5. Invista na criação de conteúdo
  6. Não esqueça da identidade visual
  7. Pense nos meios de pagamento e distribuição
  8. Foco no mobile!
  9. Faça a divulgação

1. Pense no seu objetivo

O primeiro passo para começar quando se fala como criar um site de vendas é definir o objetivo do site. Essa é uma etapa extremamente importante, pois sem um planejamento você pode acabar investindo recursos em algo que não traga o retorno esperado.

Quando se fala em uma loja virtual, é importante pensar em coisas como quais tipos de página o site terá (FAQ, área de vendas, institucional…), o tipo de hospedagem que usará e até mesmo os possíveis domínios para ele. Aliás, falaremos mais sobre esses dois pontos a seguir.

2. Registre um domínio

Após definir o ramo em que deseja atuar, o registro de um domínio é a primeira coisa que você precisará fazer para entender como criar um site de vendas. Esse registro nada mais é que a definição de um nome para que as pessoas encontrem seu site na internet. Na prática, ele é tudo que vem depois do “www”.

Por exemplo, vamos imaginar que você queira vender camisetas com estampas personalizadas cuja marca é Amo Camisetas. Assim, seu domínio pode ser “amocamisetas.com.br”.

registro é uma das etapas de como criar um site de vendas

Para facilitar esse primeiro passo, o domínio vem incluso nos planos de hospedagem da HostGator com assinatura anual. A hospedagem é outro passo necessário para colocar seu site no ar. Saiba como fazer o registro e contratar uma hospedagem no próximo passo. 

3. Escolha um serviço de hospedagem

Para criar um site de vendas, escolha uma opção de hospedagem (você pode contar com as opções de hospedagem da HostGator) e, então, registre um domínio. É importante pesquisar pelo nome de domínio desejado para verificar a disponibilidade. Caso esteja liberado, clique em “Registrar” e siga as etapas de conclusão. 

Para saber mais sobre hospedagem de sites e colocar seu site de vendas finalmente no ar, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

4. Escolha uma plataforma de criação de sites

Uma das opções mais comuns de plataformas é o WordPress, um sistema de gerenciamento de conteúdo que permite criar um site do zero de forma simples. Ele apresenta as melhores e mais avançadas ferramentas do mercado, com atualizações constantes e interface intuitiva para criação.

Para entender mais sobre como criar um site de vendas com domínio próprio, o ideal é utilizar o plugin gratuito WooCommerce, desenvolvido para criação de lojas virtuais em WordPress. Assim, é possível realizar cadastro de produtos, inserir opções de pagamento, entre outros. 

Outra opção de plataforma é o Criador de Sites da HostGator, para você criar um site de vendas de forma descomplicada, com recursos elaborados de personalização, amigável a SEO e, ainda, já com a inclusão da hospedagem de site no plano escolhido!

5. Invista na criação de conteúdo

De nada adianta ter uma ideia de negócio online, registro e hospedagem sem dar os próximos passos, certo? Na sequência, é preciso investir na criação de conteúdo, ou seja, planejar aquilo que estará em sua página.

Nessa etapa, vale a pena caprichar na descrição dos produtos e serviço, utilizar fotos de boa qualidade ou até mesmo vídeos curtos se for o caso. Aliás, essas dicas valem tanto para um e-commerce quanto uma página de empresa, então capriche na seleção dos materiais e produção.

6. Não esqueça a identidade visual

Para sua marca ficar conhecida entre o público, seu site precisa de uma identidade visual. Pode ser um logo, a seleção das cores usadas na página ou até mesmo um mascote: tudo isso conta quando o assunto é tornar a sua página mais amigável e popular entre o público.

7. Pense nos meios de pagamento e distribuição

No processo de criar um site de vendas, é extremamente importante definir os meios de pagamento e também as formas que os clientes podem usar para receber os seus produtos.

Para os pagamentos, é bom deixar opções como cartão de crédito, Pix e também o boleto, que ainda é usado por muitas pessoas. Já sobre a entrega, utilizar os Correios sempre é uma saída interessante, mas não se esqueça de avaliar as possibilidades oferecidas por algumas transportadoras.

8. Foco no mobile!

Nos últimos anos, trem crescido o número de pessoas que realizam todas as suas compras (ou pelo menos as pesquisas) utilizando o celular. O próprio Google está atento a isso, portanto é extremamente importante que seu site funcione bem em smartphones e tablets.

Quer experiência mais ruim do que ficar dando zoom em uma página para conseguir encontrar a informação ou produto necessário? Se o seu site for amigo dos dispositivos móveis, tenha certeza de que a experiência do usuário não ficará comprometida e ele tende a voltar mais vezes para o seu conteúdo.

9. Faça a divulgação

Seu site não vai ganhar popularidade da noite para o dia sozinho. Por isso, invista tempo cuidando da divulgação nas redes sociais e também elaborando algumas estratégias de marketing. O e-mail marketing também pode ajudar bastante nesse sentido, então não poupe esforços para tornar a sua marca conhecida na rede.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing, e também convidamos você a conhecer a DLoja Virtual, a solução completa de e-commerce oferecida pela HostGator.

Navegue por tópicos

  • Como criar um site de vendas em 9 passos

    • 1. Pense no seu objetivo

    • 2. Registre um domínio

    • 3. Escolha um serviço de hospedagem

    • 4. Escolha uma plataforma de criação de sites

    • 5. Invista na criação de conteúdo

    • 6. Não esqueça a identidade visual

    • 7. Pense nos meios de pagamento e distribuição

    • 8. Foco no mobile!

    • 9. Faça a divulgação

Tags:

  • Loja HostGator

Luana Sa

Graduanda em Letras pelo CEFET-MG, Luana Sá é redatora e revisora há 2 anos. Apaixonada pela comunicação (ou conexão) entre palavras e pessoas, escreve com o objetivo de transformar ideias em textos incríveis. Ama livros e histórias bem feitas - porque não acredita em perfeição, mas sim em excelência. Persegue seus sonhos com essa perspectiva!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários