Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Você está pensando em criar um negócio online, mas não sabe ao certo por onde começar ou, ainda, qual o melhor nicho para investir? Existem diversas alternativas na própria Internet que podem auxiliar nessa missão.

Você está pensando em criar um negócio online, mas não sabe ao certo por onde começar ou, ainda, qual o melhor nicho para investir?

Existem diversas alternativas na própria Internet que podem auxiliar nessa missão.

Uma maneira de descobrir as oportunidades para e-commerce está em uma ferramenta que utilizamos no dia a dia: o Google. Sem nem perceber, realizamos pesquisas e ele mesmo complementa com uma dica que pode ser valiosa.

Esse recurso é chamado de Autocomplete e quem souber utilizá-lo a seu favor tem tudo para criar um negócio que agrade seu público-alvo. Isso porque as dicas são baseadas em palavras-chaves mais pesquisadas.

Tendo em vista que, segundo pesquisas, cerca de 6,5 bilhões de buscas são realizadas diariamente, esses dados devem ser levados em consideração. Afinal, eles representam o que as pessoas realmente têm interesse.

Conheça abaixo como funciona o recurso de Autocomplete do Google e o que é popular nas capitais mais populosas do Brasil, segundo pesquisa que nós mesmos realizamos no buscador. Vamos lá!

Sumário de conteúdo

  1. Como o Autocomplete do Google pode ajudar a criar um negócio online?
  2. Qual o segmento mais popular nas capitais, segundo o Google?
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Brasília
  • Salvador
  • Fortaleza
  • Belo Horizonte
  • Manaus
  • Curitiba
  • Recife
  • Goiânia

Como o Autocomplete do Google pode ajudar a criar um negócio online?

Se você já fez alguma busca no Google certamente já viu aquelas sugestões que aparecem a partir do termo principal, certo? Esse é justamente o recurso conhecido como Autocomplete.

Se você digitar “criar um negócio”, por exemplo, o buscador vai sugerir complementos, baseando-se naquilo que as pessoas mais pesquisam.

Como você pode perceber na imagem abaixo, você não é o único que tem dúvidas sobre criar um negócio online.

google

É importante ficar atento, porém, que a Inteligência Artificial do Google é programada para gravar as suas últimas experiências. Afinal, seu objetivo é apresentar resultados baseados no seu comportamento e interesses.

Desta forma, o ideal é não usar o Autocomplete logado, mas sim utilizando uma navegação anônima. Com isso, os resultados não serão baseados no seu perfil, mas sim nas palavras-chaves mais pesquisadas pelos usuários em geral.

Vamos fazer outro teste genérico?

Supondo que você trabalhe com marketing digital e esteja pensando em abrir um negócio nesse segmento.

Porém, não tem certeza se há procura por esse tipo de marketing pelos empresários.

pesquisa-marketing-google

Como você pode perceber, o termo está entre os mais pesquisados, demonstrando que o empreendedorismo digital está mais em alta do que nunca.

Agora que você entendeu o funcionamento do recurso Autocomplete, é hora de conhecer o que está em alta nas principais capitais brasileiras e, portanto, pode ser uma oportunidade para o seu negócio digital!

Para entender o assunto mais procurado e, a partir dele, criar um negócio online atrativo, vamos digitar o termo “Melhor” e o nome da capital. Desta forma, o Google irá preencher com as dúvidas mais comuns.

Escolhemos as capitais abaixo de acordo com o número de habitantes, segundo estimativa divulgada pelo IBGE em 2019.

1. São Paulo

pesquisa-sp

São Paulo foi considerada uma das cidades mais influentes da América Latina e, por isso, é um atrativo para os negócios. Desta forma, como pode-se ver pela pesquisa, muitas pessoas têm interesse em morar nela ou nas cidades adjacentes.

Logo, já pensou em criar um negócio online focado em imóveis? Por mais que já existam diversas outras opções, é possível criar diferenciais para se destacar, como parcerias com restaurantes e lojas da capital.

2. Rio de Janeiro

pesquisa-rio-de-janeiro

Não é novidade que o turismo é um dos grandes atrativos do Rio de Janeiro. Desta forma, você pode aproveitar esse segmento para ganhar dinheiro na Internet, seja criando um blog com dicas dos melhores restaurantes e baladas ou desenvolvendo uma agência que oferece passeios exclusivos.

3. Brasília

pesquisa-brasilia

De acordo com o Autocomplete do Google, muitos usuários perguntam se a capital brasileira é realmente a melhor para se viver. Não vamos entrar no mérito, mas é possível criar um negócio online justamente pensando na qualidade de vida.

Algumas sugestões do Sebrae do Distrito Federal são:

  • Personal Trainer;
  • Entrega de frutas;
  • Serviço de marmitas saudáveis.

É possível pegar essas ideias de negócios locais e trazer para o digital, seja oferecendo dicas ou fazendo com que a compra seja realizada totalmente online, em um e-commerce.

4. Salvador

pesquisa-salvador

O carro-chefe da capital baiana também é o turismo. Se você gosta de tirar fotos, por exemplo, já pensou em criar um site para divulgá-las e, quem sabe, começar a vender o seu trabalho? A cidade renderia imagens incríveis e você poderia começar a ganhar dinheiro na internet.

5. Fortaleza

pesquisa-fortaleza

O Nordeste é uma região do país que é fácil ter dúvida sobre qual a melhor cidade para visitar, e isso fica claro pelas pesquisas do Google. Logo, se o objetivo é atrair mais turistas para Fortaleza, a dica é começar a divulgar o que a cidade tem de melhor.

Se você quer abrir uma pousada, por exemplo, não esqueça de usar frases como “Melhor pousada para se hospedar em Fortaleza” para obter melhor impacto em SEO.

6. Belo Horizonte

pesquisa-belo horizonte

Pela pesquisa, é possível perceber que o ramo de gastronomia está em alta. Sabendo disso, você pode, por exemplo, fazer um blog sobre o assunto ou então expandir um negócio físico para o online, oferecendo promoções especiais para compras no site.

7. Manaus

pesquisa-manaus

O turismo em Manaus tem crescido muito nos últimos anos, principalmente devido à possibilidade de vivenciar mais de perto a Amazônia e observar diversos animais silvestres – incluindo alguns em extinção.

Ao criar um negócio online, pense em alternativas que atraiam cada vez mais visitantes. Se a ideia for criar uma agência de turismo, pegue depoimentos de clientes, pois esse ainda é o marketing mais eficiente.

8. Curitiba

pesquisa-curitiba

As buscas em Curitiba são bem variadas. Neste caso, que tal oferecer serviços de freelancer de desenvolvimento ou webdesign para que as empresas locais possam se diferenciar no mercado?

Crie um site, divulgue esses serviços e, claro, fique atento ao SEO para que eles te encontrem.

9. Recife

pesquisa-recife

O setor de hospedagem também está em alta quando se pesquisa sobre Recife. Se você deseja criar o próprio negócio online, porque então não desenvolver um blog avaliando os principais hotéis da cidade?

Você pode fazer parcerias para conseguir detalhar ao máximo como é a experiência no local.

10. Goiânia

pesquisa-goiania

Os assuntos pesquisados em Goiânia são diversos, mas você reparou que, no último resultado, uma empresa trabalhou o SEO de forma a inserir a sua pamonharia nesse tipo de busca? É esse o caminho que deve ser adotado ao criar um negócio online – seja de alimentação ou lazer.

Navegue por tópicos

  • Como o Autocomplete do Google pode ajudar a criar um negócio online?

    • 1. São Paulo

    • 2. Rio de Janeiro

    • 3. Brasília

    • 4. Salvador

    • 5. Fortaleza

    • 6. Belo Horizonte

    • 7. Manaus

    • 8. Curitiba

    • 9. Recife

    • 10. Goiânia

Tags:

  • Criar Site
  • divulgação
  • Google

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários