Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

5 dicas para criar um site mobile para o seu negócio

Criar um site mobile é realmente importante?

Compartilhe:

Imagine que você vai resolver alguma questão da sua empresa e quando percebe já é hora do almoço. Sem conhecer direito a região você pesquisa no smartphone quais são os restaurantes mais próximos de onde está. Você já vivenciou alguma situação parecida com essa? Muitas pessoas também, pois somente no ano passado as buscas usando […]

Imagine que você vai resolver alguma questão da sua empresa e quando percebe já é hora do almoço. Sem conhecer direito a região você pesquisa no smartphone quais são os restaurantes mais próximos de onde está. Você já vivenciou alguma situação parecida com essa? Muitas pessoas também, pois somente no ano passado as buscas usando o termo “perto de mim” cresceram 75% segundo o portal Think With Google.

Ter um bom site para gerar mais negócios locais é muito importante, mas mais do que alcançar um bom posicionamento nas ferramentas de busca, criar um site mobile ajuda a sua empresa a atrair novos públicos. Isso porque os buscadores, como o Google, se preocupam em oferecer a melhor experiência para seus usuários e assim facilitam ao máximo a vida de quem está pesquisando. Um exemplo disso é quando você pesquisa por um endereço e o resultado exibido já indica rotas de como chegar.

Entenda a relevância do site mobile

Os consumidores estão cada vez mais propensos a comprar de empresas que priorizam as informações geolocalizadas em suas estratégias de marketing. É o que aponta um estudo desenvolvido em parceria pelo Google e a Ipsos Connect. É importante considerar também que os brasileiros usam o smartphone como principal meio de conexão à internet, portanto, criar um site mobile será muito promissor para a sua empresa.

Digamos que alguém pesquisa pelo seu produto ou serviço e encontra o site, mas ele não está adaptado para se ajustar às telas menores. O layout aparece desconfigurado, com as informações confusas e fora de ordem. A tendência é que o potencial consumidor desista do seu site vá para o próximo resultado apresentado, que é o concorrente.

Segundo dados publicados pelo Google, 61% das pessoas abandonam os sites que não têm uma boa navegação mobile. Se levarmos em consideração que 72% das pessoas acessam a internet diariamente usando um smartphone ou tablet, o índice de abandono para experiências negativas é extremamente alto. Além disso, é importante lembrar que a chance de o consumidor concluir uma compra num site que se adapta à tela é 67% maior do que se o site não for responsivo.

Como criar um site mobile em 5 passos

Criar um site mobile não é muito diferente de criar um site para desktops, mas você deve considerar alguns fatores para que o site se adapte aos diferentes tamanhos de tela. No post mobile first tem dicas sobre as principais vantagens e motivos de criar uma versão otimizada para dispositivos móveis. O ideal é criar primeiro a versão para telas menores e depois adaptá-la para as telas maiores.

1. Crie um layout verticalizado

O layout dos sites desenvolvidos para notebooks e desktops é pensado para funcionar na horizontal, o que torna possível incluir um menu superior e informações em várias colunas. Mas, no momento de criar um site mobile é necessário adaptar todo este conteúdo para telas verticais. A principal dica é que o seu site se adapte a uma única coluna, busque referências em outros sites sobre como apresentar o conteúdo de forma verticalizada. Veja as imagens do nosso site mobile abaixo:

Versão mobile do site da HostGator Brasil

2. Tenha um conteúdo objetivo e claro

As pessoas têm pressa para encontrar o que buscam, seja porque estão sem tempo, na rua, com pouca bateria ou sinal de internet baixo. Por isso você precisa estudar as informações que constam no seu site, podendo diferenciá-las em cada tamanho de tela. Entenda como:

  • Na versão para celular: a comunicação precisa ser objetiva. Simplifique o processo criando um botão “conheça os planos” ou “compre agora”;
  • Já na versão para desktops: o seu site pode ter um foco mais institucional, pois é também um canal de boas-vindas.

3. Faça testes em diferentes telas

Independente de quem for desenvolver o seu site, seja vocês mesmo ou um profissional contratado, é fundamental testar as versão mobile. Criar um site mobile e não testar como ele funciona é uma das falhas mais comuns. Portanto, faça testes! Basta abrir o seu site em diferentes tamanhos de tela e navegar para ver se está tudo funcionando conforme o planejado. Assim você pode identificar formas de aperfeiçoar a experiência do usuário.

4. Ajude o consumidor a encontrar o que busca

Deixe os campos de pesquisa bem visíveis e se julgar necessário apresente opções de busca em mais de um lugar. Na maioria dos casos as pessoas acessam um site em busca de algo, por isso você precisa ajudar as pessoas a encontrar o que procuram. A melhor prática é deixar os canais de busca bem visíveis.

5. Adicione calls-to-action

Você já ouviu falar em call-to-action ou CTA? Traduzindo é a chamada para a ação, ou seja o seu convite para que o visitante faça algo. Pode ser desde clique aqui, saiba mais, clique para ligar, como chegar, etc. Um call-to-action funciona como atalho para o visitante realizar logo o que deseja, mas principalmente para você alcançar seu objetivo, que pode ser fechar uma venda, realizar um cadastro, entregar um e-book, etc.

Agora você certamente já sabe a importância de criar um site mobile para o seu negócio ou projeto. Porém, é possível que você ainda esteja se questionando sobre como irá fazer isso. Então, aí vão mais duas dicas extras: você pode criar um site mobile com o Criador de Sites ou em WordPress. Ambos são sistemas de gerenciamento de conteúdos bem fáceis e práticos de usar. Portanto, você não tem mais desculpas. Crie já a versão mobile do seu site!

Navegue por tópicos

  • Entenda a relevância do site mobile

  • Como criar um site mobile em 5 passos

    • 1. Crie um layout verticalizado

    • 2. Tenha um conteúdo objetivo e claro

    • 3. Faça testes em diferentes telas

    • 4. Ajude o consumidor a encontrar o que busca

    • 5. Adicione calls-to-action

Tags:

  • mobile
  • responsividade
  • DLoja Virtual

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários