Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

No curso de Desenvolvimento de plugins para WordPress, você vai aprender a criar um plugin e customizar seu site da maneira que quiser.

A principal vantagem WordPress é a customização de um site ou blog por meio de plugins, para WordPress. O que você talvez não saiba sobre esta plataforma é que é possível criar seu próprio plugin! 

Se você é um desenvolvedor, essa habilidade pode profissionalizar ainda mais seus projetos e aumentar a sua renda com a venda dessas soluções. 

No curso Desenvolvimento de Plugins para WordPress, você vai obter uma visão detalhada de tudo o que é preciso para a criação do plugin, desde o ambiente de desenvolvimento até a publicação e disponibilização a outros usuários do WordPress.

O WordPress é um dos melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) e construtor de sites na Internet. No geral, um em cada três sites foi criado em WordPress. 

Os plugins para WordPress dão muito mais flexibilidade para personalizar ferramentas e funcionalidades que atendam a sua estratégia digital. Os plugins para WordPress podem melhorar a segurança, desempenho e outros fatores que impactam a usabilidade e experiência do usuário. 

Com os professores Vanessa e Gabriel do Código Fonte TV, canal do YouTube com mais de 200 mil assinantes, você aprenderá um passo a passo que segue as recomendações oficiais do WordPress, garantindo a criação de plugins com alto desempenho que não travam o servidor ou o banco de dados.

Dividido em quinze aulas com cerca de 2h40 de conteúdo, o curso foi desenvolvido com as metodologias e tecnologias abaixo: 

  • Orientação a Objetos (incluindo conceitos de Clean Code)
  • Manipulação de arquivos JSON
  • Otimização de performance
  • Ajax e Programação Assíncrona
  • Localização (para trabalhar com várias línguas)
  • Containers (para criação do ambiente de desenvolvimento)

O casal de programadores também disponibiliza materiais extra e links úteis que podem ser utilizados durante a jornada do curso, como a documentação de melhores práticas do WordPress. Bacana, né?

O que você vai encontrar no Curso de Desenvolvimento de Plugins para WordPress?

Após as recomendações gerais, na aula 2 você vai conhecer sobre a preparação do ambiente de desenvolvimento, utilizando Containers Docker e VS Code. Você vai aprender o que são Containers e como criar os arquivos Dockerfile e o docker-compose.yml. 

Em seguida, o casal de programadores ensina como funciona a estrutura padrão para criação de plugins no WordPress. Além disso, eles conceituam o que são as Actions e os Filters dentro do WordPress. 

Usando como base a documentação oficial do WordPress, o curso Desenvolvimento de Plugins para WordPress desenvolve os principais arquivos do plugin, assim como a área de administração para configuração do plugin. 

Na aula 4, o foco é o desenvolvimento do Front-End do seu plugin para WordPress. Você também aprende a criar, armazenar e a utilizar arquivos JSON!

Em seguida, Vanessa e Gabriel do Código Fonte TV mostram como integrar o Front-End ao plugin. Um ponto importante é que o plugin vai utilizar um recurso muito popular no WordPress: o Shortcode! Mas não se preocupe, há uma aula inteira dedicada a este tópico. 

Na aula 10, você se familiariza com o Widget. Desta forma, é possível integrar as funcionalidades dos plugins aos mais diversos temas encontrados no CMS. 

Na aula 11, para aprimorar mais ainda seu plugin para WordPress, você constrói arquivos com tradução em inglês e em português. Já a aula 12 é dedicada a mostrar o processo de desinstalação do plugin, garantindo que não fique nenhum tipo de rastro no WordPress. 

Na última aula, os professores ensinam como enviar seu plugin para o time do WordPress. Esse processo é necessário para que o plugin seja disponibilizado publicamente no repositório de plugins do próprio WordPress.

Nas duas aulas bônus do curso Desenvolvimento de Plugins para WordPress, o casal de programadores ensina o que fazer depois que você recebe o e-mail de aprovação do seu plugin pelo WordPress.

Você aprende como publicar o plugin no Repositório do WordPress, utilizando o SVN (sistema de versionamento utilizado por eles). Vanessa e Gabriel também apresentam como validar o arquivo readme.txt do plugin e como subir as imagens e outros assets necessários para que ele fique apresentável a quem quiser instalá-lo.

Por final, a última etapa de publicação! Nesta aula, os professores mostram como o plugin será apresentado aos usuários da plataforma do WordPress.

A importância dos plugins na personalização de um site

A liderança do WordPress no mercado de CMS tem muitos motivos, mas o número de temas e plugins disponíveis certamente são um grande destaque.

Ambos foram desenvolvidos para facilitar a criação de estruturas, elementos estéticos, funções e ferramentas, trocando a difícil tarefa de codificar esses recursos em algo prático e acessível em apenas alguns cliques.

Os plugins para WordPress são recursos adicionais que podem ser instalados nos sites para entregar algum tipo de funcionalidade. Assim como ocorre com os templates ou temas, muitos estão disponíveis no portfólio do próprio WP.

O foco das funcionalidade dos plugins pode ser: desempenho; segurança; análise de métricas; gestão de interação; controle de comentários; formulários de contato e muito mais! Conforme o próprio WordPress, existem mais de 55 mil plugins disponíveis só em seu portfólio. 

O WordPress também conta com uma comunidade muito engajada e colaborativa. É da mente criativa dos milhões de usuários, que assim como você e o plugin que você aprenderá a criar no curso Desenvolvimento de Plugins para WordPress, que surgem surgiram temas, plugins, ferramentas novas, correções de bugs e aprimoramentos de segurança.

Um exemplo interessante é o plugin WooCommerce, considerado a extensão mais baixada da base, estando presente em 68% dos sites construídos em WordPress. Disponível aqui no CollabPlay, o curso de Introdução ao WooCommerce, pode ser a grande vantagem competitiva para multiplicar suas vendas online.

O WordPress ainda conta com um dashboard de administração dos plugins, onde é possível atualizá-los e realizar instalação e desinstalação.

É claro que a lógica que vale para o sistema do WordPress também serve para os temas e plugins. Certifique-se de fazer a atualização deles para usar sempre a versão mais nova e confiável.

Agora que você conhece um pouco mais sobre plugins para WordPress, que tal se inscrever no curso e transformar o seu site WordPress da maneira que quiser?  

Ficou curioso(a) e quer aprender agora mesmo como desenvolver seu plugin?

Inscreva-se já no curso de Desenvolvimento de Plugins para WordPress!

Assine a nossa newsletter! Receba conteúdos como este no seu e-mail 🙂

Navegue por tópicos

  • O que você vai encontrar no Curso de Desenvolvimento de Plugins para WordPress?

  • A importância dos plugins na personalização de um site

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários