Saiba como criar um nome original, que destacará seu negócio em meio à concorrência.
Novas ideias e projetos para a criação de startups e empresas surgem com uma velocidade cada vez maior. Isso é causado pelas oportunidades que incubadoras empresariais oferecem para quem deseja empreender.
Entretanto, o caminho entre o protótipo de uma empresa e a sua afirmação no mercado é longo, exigindo decisões que irão definir os rumos e o tamanho da empresa a curto e longo prazo.
Das decisões que devem ser tomadas, pensar em nomes para um novo negócio talvez seja a primeira de maior impacto. Isso porque é o nome de seu negócio que vai fazer a primeira apresentação, mostrar qual seu principal foco e até mesmo sua filosofia enquanto empresa.
Portanto, ao longo deste artigo, elencamos algumas das melhores dicas de como escolher nomes para um novo negócio. Confira!
A importância e o peso que o nome de um negócio carrega
O nome da empresa tem o peso de determinar seu sucesso ou fracasso, a depender de como foi estudado e escolhido.
A definição de nomes para um novo negócio precisa demonstrar o comprometimento com a inovação, além de ser algo que necessita de evidência prática.
Em outras palavras, esse nome é a ligação entre sua empresa e o cliente, ou seja, é aquilo que vai criar um vínculo na lembrança de seus clientes, por isso tamanha importância.
Confira abaixo como fazer!
5 dicas para facilitar a criação de nomes para um novo negócio
Como já mencionamos, a escolha de nomes para um novo negócio deve seguir alguns critérios bem importantes, e um deles é a singularidade do nome e o que ele representa.
Na hora de escolher, é interessante, por exemplo, saber para qual público sua empresa é direcionada, bem como seu intuito.
Além disso, é preciso considerar uma futura expansão de sua empresa para definir nomes para um novo negócio – sendo assim, não torne o nome tão específico em relação a algum serviço, pois isso pode o tornar obsoleto a longo prazo.
É sempre legal imaginar que há possibilidade de haver um redirecionamento nos planos, o que pode invalidar a oferta de algum serviço.
Pensando nisso, confira essas cinco dicas de como escolher nomes para um novo negócio:
- Nomes compostos devem se complementar;
- Valores e identidade social são relevantes no nome da empresa;
- Evite utilizar o nome próprio ou de terceiros (sobrenomes podem ser interessantes quando têm certa singularidade);
- Siglas são interessantes, mas precisam ter uma mensagem por trás;
- Faça pesquisa de mercado para avaliar as tendências de consumo de seu produto.
Quais inspirações você pode utilizar
Na hora de escolher nomes para um novo negócio, é interessante contar com algumas inspirações.
Existem inúmeras corporações que conseguiram simbolizar perfeitamente seus produtos por meio do nome. Um exemplo disso é a Qboa, marca de produtos de limpeza e alvejantes domésticos.
O nome desta marca é hoje utilizado para se referir a água sanitária, seu principal produto no mercado. Hoje, até mesmo a água sanitária que não é produzida pela Qboa acaba sendo referenciada por esse nome, tamanha é a identificação.
Vale lembrar que casos como esse são a exceção à regra, mas mostram que a definição de nomes para um novo negócio pode colocar sua empresa como referência no mercado.
A dica, nesse caso, é sempre pesquisar inspirações no seu nicho de atuação. Verifique quais empresas/marcas mais se destacam e qual estratégia utilizam para compor o nome de negócio!
Por fim, seja criativo e tente se diferenciar! Isso fará toda diferença.
Como fazer o registro de domínio da sua marca
Se você seguiu todas as dicas até aqui e já definiu um nome para seu novo negócio, agora é preciso garantir que ele não será plagiado ou utilizado de forma imprópria.
Para isso existe o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que registra e garante que sua empresa terá total direito de usar seu nome e marca.
Além disso, é preciso também registrar o domínio, endereço virtual da sua empresa, normalmente utilizado para o nome do site.
Esse registro pode ser feito pela internet, sem a necessidade de se perder horas em fila de cartório ou afins. No entanto, um problema pode aparecer se o nome que você escolheu já estiver em uso – nesse caso, será necessário escolher outro nome.
Para fazer o registro da marca e domínio, confira esses passos:
- Acesse o site do INPI e escolha o tipo de registro que deseja fazer.
- Siga as instruções e, caso o nome esteja liberado, prossiga para realizar o cadastro e pagar pelo serviço;
- Para registrar o domínio você pode acessar o site da HostGator, pesquisar o nome de sua empresa e verificar a disponibilidade;
- Da mesma forma que no INPI, caso esteja disponível, você deve então prosseguir com os passos indicados e confirmar o registro.
O que significa subdomínio e como pode ajudar na identidade da sua marca
Subdomínios podem ser uma estratégia excelente para o seu site! Mas, para utilizá-lo da melhor maneira possível, você precisa entender bem o que é um subdomínio e como criar o seu.
Basicamente, subdomínio é uma ramificação do seu domínio principal, onde é adicionada uma palavra, sempre a esquerda da estrutura principal. Com esse recurso você pode organizar melhor seu site e diferenciar algumas páginas e buscategorias sem alterar o domínio (nome do site da sua marca).
Nesse vídeo, veja dicas e exemplos de subdomínio e como fazer para criar o seu.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado! Para se especializar ainda mais, confira nossos conteúdos gratuitos sobre tecnologia e impulsionamento de negócio no canal da HostGator Academy.