Linux e Windows são sistemas operacionais que dividem opiniões. Entenda melhor as diferenças entre ambos.

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

O Windows é um sistema operacional de código fechado, voltado para uso comercial e pessoal, criado pela Microsoft. Já o Linux é um kernel de código aberto que dá base a uma variedade de sistemas. A grande pergunta é: Linux ou Windows: qual é o melhor?

Essa é uma discussão que existe há décadas e não possui uma resposta concreta. Neste post, vamos apresentar a diferença entre Linux e Windows para que você possa responder essa pergunta por si mesmo.

Conheça os sistemas Linux e Windows

Para te ajudar a escolher entre Windows ou Linux, separamos algumas funcionalidades dos dois sistemas operacionais. O Windows é bastante estável e competente, além de já estar consolidado no mercado, sendo “padrão” para diversas aplicações desenvolvidas.

Por outro lado, o Linux é um sistema gratuito, personalizável e mais seguro. Além disso, ele representa uma grande fatia no mercado quando o assunto são os servidores. Antes de escolher entre Linux ou Windows, confira mais detalhes a seguir.

Microsoft Windows

Microsoft Windows Interface
Imagem: Tribuna

A disponibilidade de aplicações do Windows é algo que agrada a vários usuários. Grandes soluções de softwares, como Adobe e Wondershare, ou até pequenos projetos estão disponíveis no sistema da Microsoft. 

Por ser de autoria da Microsoft, o Xbox possui integração com a plataforma PC (Windows), em que, além de poderem compartilhar jogos, permitem que o usuário tenha acesso a uma vasta biblioteca a partir de uma única assinatura.

Linux 

Linux – Imagem: Wikipedia

Diferente do Windows ou do MacOS, uma das principais vantagens do Linux é que ele permite que o usuário personalize o sistema de forma completa, desde o visual até os programas e os processos — algo que pode ser muito interessante, principalmente para quem gosta de “escovar bits”. 

As atualizações de distribuições são bastante imperceptíveis ao usuário, que pode realizá-las enquanto continua trabalhando. Além disso, sistemas como o Ubuntu possuem o Livepatch, que permite realizar atualizações de kernel sem que o sistema seja desligado.

Desempenho e usabilidade dos sistemas operacionais

Agora que você entendeu qual a diferença entre Linux e Windows, vamos mostrar o desempenho e usabilidade dos dois sistemas operacionais. Confira abaixo.

Desempenho e usabilidade do Windows

Entre Linux ou Windows, o sistema da Microsoft oferece uma boa usabilidade para o usuário, sendo bastante completo, além de oferecer uma vasta gama de aplicações e funções que podem ser úteis para o trabalho. Contudo, em algumas máquinas, o desempenho irá deixar a desejar.

Desempenho e usabilidade do Linux

Por meio de inúmeras distribuições, o Linux pode oferecer desempenho, usabilidade e até os dois juntos. Basta encontrar uma distribuição com a interface que mais se adapta a você ou modificá-la para seu uso com algumas customizações.

A interface do sistema

A interface do sistema operacional Linux ou Windows é algo que afeta a usabilidade, principalmente para usuários que estão acostumados com algum dos dois, já que existe uma curva de aprendizado para utilizar uma opção “nova”.

A maioria das pessoas que utilizam um computador é adepta do sistema Windows e, ao se deparar com Pop!, OS ou Ubuntu, a distribuição Linux mais popular, se assusta e acha difícil por não saber utilizá-la.

Embora a interface do Windows possa ser considerada “padrão”, saber como utilizar uma nova é benéfico, já que você poderá aprender alguns truques e aplicações. Além disso, poderá testar e compartilhar as suas impressões com outras pessoas que desejam conhecer novos sistemas operacionais.

Qual é o melhor sistema operacional para jogos?

Chegou a hora de entender as diferenças entre Linux ou Windows para jogos. Muitos gamers ficam com um certo receio de que Linux não roda jogos, porém, isso não é verdade. O sistema do pinguim melhorou bastante e é uma alternativa viável para games, até mais que o MacOS, da Apple.

Soluções como próton da Steam, DXVK, D9VK e scripts do Lutris auxiliam o sistema a rodar uma variada gama de jogos. Embora o Linux seja compatível com vários títulos, o Windows 10 ainda é a única forma de rodar aqueles que utilizam anti-cheats, como Fortnite, da Epic Games, e Valorant, da RIOT.

Caso você esteja pensando em utilizar Linux para jogos, recomendamos que procure as opções a serem jogadas no ProtonDB para saber o nível de compatibilidade delas com o sistema. No entanto, entre Linux ou Windows, o sistema da Microsoft oferece mais possibilidades para games.

Continue aprendendo sobre tecnologia!

Como vimos, escolher um processador Linux ou Windows não é uma tarefa simples, já que ambos possuem vantagens e desvantagens. Portanto, tudo dependerá da necessidade e dos gostos de cada usuário.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre sistemas operacionais, que tal conferir o blog da HostGator? Temos um post que te ajuda a entender os principais modos de utilizar o Linux Find. Confira!