Como usar o e-mail marketing para vender mais

Como usar o e-mail marketing para vender mais

Escrito por

segunda-feira, 4 de junho de 2018 | Comentários

Escute o conteúdo do post com o player abaixo:

Quer aumentar as vendas da sua empresa no mundo digital? Então o e-mail marketing pode ser um ótimo aliado! Apesar de ser considerado ultrapassado por algumas pessoas, o fato é que esse recurso continua sendo um dos melhores canais de relacionamento com os clientes na internet. Principalmente porque ele oferece volume.

Tente contar quantas pessoas você conhece que não possuem pelo menos um endereço eletrônico. Difícil, não é mesmo? Segundo uma pesquisa realizada pelo The Radicati Group, até 2020, 3 bilhões de pessoas no mundo terão uma conta de e-mail. Já o instituto de pesquisa MarketingSherpa, especializado na área de marketing, revelou que 72% dos consumidores preferem essa forma de contato.

Mas antes de sair por aí distribuindo e-mails e correr o risco de fazer spam, é preciso ficar atento a algumas questões técnicas essenciais para que sua estratégia tenha sucesso.

Quais sãos os tipos de e-mail marketing

Antes de tudo, é preciso conhecer os diferentes tipos de e-mail marketing e como utilizar cada finalidade. Fazer o uso correto dessa ferramenta é o primeiro passo para que a venda seja concluída lá na frente.

E-mail promocional

Como o próprio nome diz, esse e-mail é para promover uma oferta. Pode ser tanto para divulgar produtos e serviços quanto para anunciar o download de materiais educativos, como e-books e whitepapers. Nesse modelo, o texto costuma ser acompanhado de muitas imagens. Só cuidado para não deixar o material muito pesado e poluído visualmente.

Newsletter

Focado em compartilhar conteúdos que sua empresa disponibiliza em blogs e mídias sociais. Tem um caráter mais informativo, com textos maiores e presença de links para o site. É importante que sua marca esteja bem visível nesses materiais. Uma alternativa é inserir um cabeçalho com o logo da organização.

E-mails transacionais

São os e-mails enviados “a pedido” do cliente, como a solicitação de uma nova senha ou após a realização de um cadastro. Eles costumam ser mais diretos e curtos, porque esse tipo de comunicação não consome os limites de envio diário do seu e-mail profissional. Uma dica é usar ferramentas específicas, como a SendGrid ou a Postmark.

Boas-vindas

Uma forma de fidelizar seu cliente é enviar um e-mail de boas vindas quando ele começar a usar seu produto ou serviço. Nesse formato, é essencial fazer um texto personalizado. Geralmente enviado pelo CEO ou gestor de marketing, esse e-mail deve conter a apresentação pessoal e um resumo sobre a atuação da empresa. Não se esqueça de inserir todas as formas possíveis de contato (site, Facebook, Instagram, LinkedIn, etc).

Como criar uma estratégia de comunicação bem sucedida

Agora que você já sabe quais são os diferentes modelos de e-mail marketing, vamos conhecer algumas técnicas para que sua estratégia dê resultado.

1. Tenha um site e um e-mail profissional

A presença digital é importante porque gera credibilidade, reconhecimento e ajuda a vender mais. Quando queremos conhecer melhor uma marca entramos em seu site ou acessamos suas mídias sociais. Já o e-mail profissional indica que sua empresa é comprometida com a comunicação. Em vez de usar o nome do provedor (Gmail, Hotmail, Yahoo), opte por um domínio personalizado. Os planos de hospedagens de site da HostGator oferecem contas de e-mail profissional ilimitadas.

2. Nunca compre lista de e-mails

A lista de contatos – o chamado mailing – é seu ativo mais importante. Para que seus leads se transformem em clientes de fato é preciso construir um relacionamento. E sabemos que isso não acontece da noite para o dia. Além de não contribuírem para estabelecer uma relação de confiança, as listas compradas muitas vezes vêm com e-mails antigos, inexistentes ou pessoas que não estão interessadas no seu negócio.

3. Teste, teste e teste

O trabalho de comunicação é basicamente uma sucessão de tentativas, erros e acertos. Você só comprovará a efetividade da sua estratégia de e-mail marketing testando. Construa diferentes templates, envie em horários distintos, faça textos com conteúdo variado, inove nos títulos. A análise dos resultados desses testes é que vai indicar qual modelo foi mais aceito pelo seu cliente e é o ideal para sua empresa. Essa prática facilita o próximo contato com o cliente.

4. Faça um cronograma de envio

Assim como a área de vendas ou a financeira, a comunicação também precisa ser estruturada. Mantenha um cronograma atualizado de envio de email-marketing, adaptado ao seu funil de vendas. Defina quais assuntos serão tratados e como eles devem chegar ao seu público. O ideal é que o primeiro contato seja mais direto e explicativo. À medida que o relacionamento se desenvolve, envie conteúdos mais específicos sobre determinados produtos/serviços.

5. Invista na personalização

Pense que seus clientes recebem uma infinidade de materiais de comunicação todos os dias. São e-mails de diferentes empresas e sobre os mais variados tipos de produtos que você pode imaginar. Sem um contato personalizado, certamente seu material vai direto para a lixeira. É preciso criar empatia com seu público, deixar claro que você sabe da necessidade dele e tem a solução certa.

Essas são algumas técnicas que vão ajudar sua empresa a atrair a atenção dos clientes e potenciais clientes e consequentemente aumentar as vendas. Por fim, lembre-se:

  • mantenha seu mailing sempre atualizado;
  • acompanhe os resultados de cada envio;
  • delete os contatos que nunca abrem seu e-mail marketing;
  • invista em uma lista rica em qualidade e não em quantidade.

Tem dúvidas sobre criação de sites, hospedagem ou como desenvolver uma boa estratégia de e-mail marketing? Nos envie um comentário!

Tags:, , , ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar