Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

O Linux é um sistema operacional gratuito que possui muitas vantagens para quem gosta de softwares de código aberto.

Caso você seja um usuário de primeira viagem desse sistema operacional, deve estar fascinado com esse novo mundo e querendo saber um pouco mais sobre como funciona o Linux.

Em tese, o sistema operacional Linux é um sistema operacional, assim como o Windows e o MacOS. No entanto, ele possibilita a execução de programas em computador e outros dispositivos, podendo ser livremente modificado e distribuído. Além disso, é uma alternativa segura que permite a personalização.

Essa é uma explicação bastante simples e aceitável. Porém, ainda há mais para conhecer. Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar o que é sistema Linux e como funciona. Vamos lá?

Linux, apenas um kernel

Embora o tratemos como um sistema operacional completo, vale lembrar que Linux se trata apenas do Kernel utilizado pelo sistema. Hoje, existem vários sistemas operacionais baseados em Linux, como Ubuntu, a distribuição Linux mais popular, Debian, CentOS, Fedora, entre outros.

Eles são denominados “distribuições” (ou distros) e são disponibilizados gratuitamente para download na internet. O kernel é como o “cérebro” do seu computador. Ele é um programa que controla como o computador faz coisas, como abrir programas e gerenciar arquivos. É como se fosse o chefe do computador, que diz a ele o que fazer e como fazer.

funcionamento do kernel

Dessa forma, sempre que algum dispositivo for conectado no computador, o Kernel dirá ao sistema que alguma ação será tomada. Ele também é responsável por direcionar os recursos da máquina, como processador e memória, para os programas abertos.

O servidor X

O servidor X é um framework utilizado pela interface gráfica para permitir a interação do usuário com o sistema por meio de periféricos como mouse, teclado, mesa digitalizadora, entre outros.

Ele é responsável por mostrar a imagem em nosso monitor, além de indicar a resolução do monitor e a taxa de atualização. Por ser um servidor, o X trabalha com um cliente (X11), um sistema de janelas que funciona por bitmaps e permite que a imagem dos programas abertos seja exibida no monitor do usuário.

Não esqueça o Wayland

X11 e Wayland são dois sistemas diferentes de gerenciamento de janelas e gráficos para sistemas operacionais Unix.

O X11 é um sistema antigo que foi desenvolvido na década de 1980 e ainda é amplamente utilizado hoje. Ele é conhecido por ser flexível e compatível com muitos tipos de hardware e sistemas operacionais, mas também é conhecido por ser um pouco complexo e ter algumas limitações de desempenho.

Wayland, por outro lado, é um sistema mais recente que foi projetado para substituir o X11. Ele foi desenvolvido para ser mais simples e eficiente, e tem algumas melhorias de desempenho em relação ao X11. Ele também é projetado para ser mais seguro e fácil de usar. No entanto, ele ainda não é tão amplamente utilizado quanto o X11 e pode ter compatibilidade com menos programas.

A Interface gráfica

Como dito acima, o servidor X é utilizado pela interface gráfica e você deve estar se perguntando o que é isso. A interface gráfica permite ao usuário interagir com o computador utilizando elementos como ícones, botões e outros indicadores visuais.

Existem várias versões disponíveis para Linux atualmente, sendo as mais conhecidas GNOME, KDE e XFCE. Cada uma delas tem uma forma de trabalhar e uma disposição de elementos visuais diferentes. 

  • GNOME: é um ambiente de desktop popular para sistemas operacionais Linux. Ele é projetado para ser fácil de usar e oferece uma interface gráfica amigável para o usuário. Ele inclui uma variedade de aplicativos, como um gerenciador de arquivos, um navegador de internet e um editor de texto. Ele também oferece uma série de ferramentas de personalização, como temas e ícones, para permitir que os usuários adaptem a aparência do ambiente de acordo com suas necessidades.
  • KDE: é outro ambiente de desktop popular para sistemas operacionais Linux. Ele oferece uma interface gráfica amigável e uma série de aplicativos, como o Konqueror (um navegador de arquivos e internet), o KMail (um cliente de email) e o KOffice (uma suite de escritório). Ele também oferece uma série de ferramentas de personalização, como temas e ícones, para permitir que os usuários adaptem a aparência do ambiente de acordo com suas necessidades.
  • XFCE: é um ambiente de desktop leve e rápido para sistemas operacionais Linux. Ele é projetado para ser usado em computadores com recursos limitados, mas ainda oferece uma interface gráfica amigável e uma série de aplicativos, como o Thunar (um gerenciador de arquivos), o Midori (um navegador da web) e o Mousepad (um editor de texto simples). Ele também oferece uma série de ferramentas de personalização, como temas e ícones, para permitir que os usuários adaptem a aparência do ambiente de acordo com suas necessidades.

Linux em servidores

Caso queira utilizar o sistema Linux em um servidor, muito provavelmente ele não terá uma interface gráfica completa, mas sim um terminal (TTY), onde o administrador utilizará os comandos para gerenciar o sistema.

É bastante raro encontrar um servidor Linux com interface gráfica, porém não é impossível. Geralmente, ela fica de lado para liberar mais recursos ao servidor, já que exige processamento, armazenamento e memória RAM.

Por exemplo, na HostGator utilizamos de servidores com sistema operacional Linux CentOS. O CentOS não possui interface gráfica, o que significa que ele não consome recursos desnecessários do sistema, o que é útil em um ambiente de servidor. Isso permite que os administradores do sistema usem a linha de comando para gerenciar o sistema de forma mais eficiente e escalável.

Desktop Environment

O Desktop Environment (DE) é um conjunto de componentes que provêm de uma interface gráfica de usuário. Portanto, ele determina a aparência do desktop e a forma de interação nesse ambiente. Geralmente temos:

  • Barra de tarefas;
  • Interface gráfica;
  • Navegador de Arquivos;
  • Navegador de Internet;
  • Programas pré-instalados.

Embora muitas pessoas o confundam com uma interface gráfica, são coisas bem diferentes. Instalar uma DE é possuir um conjunto de aplicações além da própria interface gráfica.

A diferença entre DE e Interface Gráfica é que DE é um conjunto de ferramentas e aplicativos que fornecem uma interface gráfica para o usuário, enquanto a interface gráfica é simplesmente uma forma de interagir com o sistema operacional.

Continue aprendendo mais sobre tecnologia!

Como vimos, as principais vantagens do Linux incluem a facilidade de manutenção, a gratuidade e a segurança. Além disso, muitos usuários dão preferência à forma como funciona o Linux por ele ser de código aberto, o que permite disponibilizar o código-fonte do software gratuitamente para estudos ou modificações.

Se você gostou de saber mais sobre como funciona o Linux e quer continuar aprendendo sobre tecnologia, no blog da HostGator, há um conteúdo que te ajuda a entender o que são os containers no mundo da programação.

Navegue por tópicos

  • Linux, apenas um kernel

  • O servidor X

    • Não esqueça o Wayland

  • A Interface gráfica

  • Linux em servidores

  • Desktop Environment

  • Continue aprendendo mais sobre tecnologia!

Tags:

  • Servidor Dedicado Linux

Dionatan Simioni

Fundador do blog e canal Diolinux, apaixonado por tecnologia e games.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários