Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Você sabe quais são as possíveis fontes de um erro 403 em seu site? Veja todas as informações a respeito e descubra como resolver esse problema.

O erro 403 Forbidden é um código de status HTTP que significa que o acesso à página ou ao recurso que você estava tentando visualizar é absolutamente proibido por algum motivo.

Diferentes servidores web relatam erros 403 Forbidden de maneiras variadas. Ocasionalmente, o proprietário de um site pode até personalizar o erro, embora isso não seja muito comum.

Mas, calma! Nada de se desesperar ao se deparar com o erro. Podemos te ajudar! Entenda, neste artigo, do que se trata e como corrigi-lo de forma eficiente.


O que é o erro 403 Forbidden?

403 forbidden

Há uma grande quantidade de erros que podem aparecer em seu site. Um erro 403 Forbidden é um código de status comum que pode aparecer ao tentar acessar uma página web ou um recurso.

Ter um erro 403 em seu site sem resolvê-lo a tempo pode ser devastador para sua empresa porque, hoje, o usuário comum não tem paciência para uma página que demora muito para carregar. Imagine, então, o que acontecerá se um visitante descobrir que ela não pode ser usada?!

Se seu site não estiver funcionando por algum motivo, isso afetará negativamente as expectativas de seus visitantes. Assim, ele sairá do site em poucos segundos e continuará a pesquisa no site do concorrente, ou seja, um visitante não se converterá em um cliente pagante, por isso, você perderá tráfego e receita. 

Vamos entender melhor do que se trata? O erro 403 faz parte do grupo de códigos de status 4xx. Eles são erros do lado do cliente, o que significa que, geralmente, o problema não é o servidor.

O erro 403 ocorre especificamente quando um usuário tenta acessar algo ao qual não tem permissão de acesso. Por algum motivo, um recurso ou uma página específica é proibida. De certa forma, o código de erro 403 é uma mensagem que diz ao usuário: “saia e não volte mais!”

Confira também o vídeo do Pedro Angheben falando a respeito desse erro:


Por que o erro 403 Forbidden ocorre?

Erros 403 são causados ​​por problemas de acesso, quando você está tentando acessar algo ao qual não tem permissão. Antes de adentrar a parte do “como resolver”, é importante saber o que exatamente o causa. Basicamente, existem duas razões por trás desse erro. São elas:

  •  permissões de arquivo ou pasta incorretas
  • configurações incorretas no arquivo .htaccess

Essas incorreções podem acontecer por uma série de razões. Por exemplo, pode ser algo do lado do visitante, como um cache pouco claro — em alguns casos, para acessar um recurso específico, o visitante precisa fazer login em um site. Se ele não o fizer, pode ocorrer um erro 403. 

O erro também pode ter a ver com algo que o proprietário do site fez incorretamente, como permissões incorretas de arquivo ou pasta. Outra causa comum são os plugins de segurança mal configurados. 

Muitos plugins de segurança do WordPress podem bloquear um endereço IP (ou toda uma gama de endereços IP) se acreditarem que são maliciosos. Esses erros podem ser exibidos em todos os navegadores e em qualquer sistema operacional. 


Como solucionar o erro 403 Forbidden

Antes de tentar solucionar o problema, é melhor pecar pelo excesso de segurança no início do que estragar algo e vir a se arrepender mais tarde. Portanto, é fundamental que você execute um backup completo de seu aplicativo, banco de dados e assim por diante — antes de tentar quaisquer correções ou alterações no sistema. 

Melhor ainda, se você tiver o recurso, crie uma cópia completa do aplicativo em um servidor secundário que não esteja “ativo” ou que não esteja disponível ao público. Isso lhe dará um campo de teste limpo com o qual poderá verificar todas as possíveis correções para resolver o problema, sem ameaçar a segurança de seu site ativo.

Dicas para visitantes: se você for um visitante de um site e se deparou com um erro 403 Forbidden, aqui, estão três coisas que você pode fazer para tentar resolver o problema.

Soluções para um visitante

1- Verifique se há erros de URL

Certifique-se de que está solicitando um nome e uma extensão de arquivo de página web real, não apenas um diretório. Muitos sites estão configurados para proibir a navegação no diretório. Portanto, se você solicitar uma pasta em vez de uma página específica, é provável que ocorra um erro 403 Forbidden.

2- Limpe o cache e os cookies do navegador

Tente limpar a versão em cache da página. É possível que seja isso o que está causando o erro 403! Além disso, certifique-se de habilitar os cookies em seu navegador para este site, especialmente, se você costuma logar nele!

3- Faça login no site

Um código de status 403 HTTP pode, por vezes, significar que você precisa fazer login em um site para acessar a página ou o recurso. Se for possível, faça login no site para obter acesso adicional.

Soluções para o proprietário do site

1 – Ajustando os Índices no cPanel

Se você é um cliente Hostgator e possui um plano de hospedagem conosco que tenha cPanel, e seu site começou a apresentar o erro 403, ´e provável que o que está ocorrendo é um bloqueio de uma página do seu site que não tenha o arquivo .htaccess, index.php ou index.html. Recentemente foi feita uma atualização visando a segurança dos sites, antigamente, páginas que não possuiam os arquivos que mencionei, apresentavam a tela de Index of, onde é exibido todos os arquivos que estão dentro do diretório em questão. Exemplo da tela de Index of:

Tela de Index of

Porém, recentemente houve uma atualização, visando evitar a exposição de arquivos de direto´rios de nossos usuários, a tela padrão passou a ser Erro 403 invés da Index of, na ausência dos arquivos .htaccess, index.php ou index.html. Porém isso é personalizável no cPanel, confira como ajustar isso.

Acesse seu cPanel e pesquise por Gerenciar Índices.

Gerenciar índices cPanel

Nessa tela será exibido todos os diretórios que estão na raiz do seu usuário cPanel. Clique no diretório que você quer personalizar a tela. Se o diretório em questão não ta na raiz, você pode clicar no nome do diretório que ele está para acessar os subdiretórios. No meu caso, vou liberar a página que ta na /public_html/teste/ então faço desse modo:

gerenciar indices cpanel diretório

Em seguida, clique em EDITAR, na linha referente ao diretório que você quer personalizar a exibição.

editando o indice cpanel

Aqui, selecione a opção que preferir, se quiser que a página exiba o mesmo tipo de Index of que usei de exemplo, selecione Show Filename and Description. Em seguida clique em Salvar.

ajustando pra tela de index of cpanel

Pronto! Agora o diretório que você personalizou, deixará de exibir o erro 403 e passará a mostra a tela de Index Of.

Nota: A tela de erro 403 para esses casos é para evitar exposição de arquivos da sua hospedagem, lembre de usar essa funcionalidade com cuidado.

2 – Redefinir as permissões de arquivo e diretório

Cada arquivo armazenado em seu site tem permissões específicas! Elas controlam quem pode acessar arquivos e pastas em sua página. Portanto, esse pode ser um dos motivos pelos quais os visitantes estão recebendo uma mensagem de erro 403. É uma permissão que foi negada para seus arquivos ou pastas. 

Se você deseja evitar erros 403, nesses casos, habilite a navegação no diretório no software do servidor web. Se não se sentir confiante para fazer isso sozinho, entre em contato com um desenvolvedor ou uma empresa de hospedagem.

3 – Fale com sua empresa de hospedagem

Se você não é a pessoa mais experiente em tecnologia, não hesite em entrar em contato com sua empresa de hospedagem. Explique a eles os problemas que você está enfrentando e deixe-os verificar qual é a causa raiz da questão. Talvez, eles descubram que o problema está ao alcance da empresa ou possam orientá-lo sobre como corrigir o erro sozinho.

4 – Cuidado com as plataformas

Se você estiver executando pacotes de software comuns no servidor que está respondendo com o erro 403 Forbidden, convém examinar a estabilidade e a funcionalidade dessas plataformas. 

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo mais comuns, como WordPress, Joomla! e Drupal, são normalmente bem testados, mas assim que você começar a fazer modificações nas extensões ou no código PHP, é muito fácil causar um problema imprevisto que resulte em um erro 403.

Veja algumas dicas para ajudá-lo a solucionar problemas com as plataformas de software populares.

5 – Reverter atualizações recentes

Se você atualizou o próprio sistema de gerenciamento de conteúdo pouco antes do erro aparecer, é interessante reverter para a versão anterior instalada, quando as coisas estavam funcionando bem. 

Da mesma forma, quaisquer extensões ou módulos que você possa ter atualizado recentemente também podem causar problemas do lado do servidor. Portanto, reverter para as versões anteriores pode ajudar. 

6 – Verifique se há mudanças inesperadas no banco de dados

É importante notar que, mesmo se você desinstalar uma extensão por meio do painel CMS, isso não garante que as alterações feitas pela extensão foram totalmente revertidas. Isso é particularmente verdadeiro para muitas extensões do WordPress, que recebem carta-branca no aplicativo, incluindo direitos de acesso total ao banco de dados.

A menos que o autor da extensão codifique explicitamente essas coisas, há cenários em que uma extensão pode modificar os registros do banco de dados que não “pertencem” a ela, mas são criados e gerenciados por outras extensões (ou até pelo próprio CMS de base). 

Nesses cenários, é preciso abrir o banco de dados e examinar manualmente as tabelas e os registros que provavelmente foram modificados pela extensão.

Considerações Finais

Vamos retomar alguns pontos de importância? Em primeiro lugar, erros 403 são feitos pelo cliente, mas eles também podem ser causados ​​por uma configuração incorreta do servidor.

Se você se deparar com um erro 403 em seu site, deve agir rapidamente — caso contrário, o Google não indexará suas URLs, pois elas não fornecem conteúdo e são negativas para a experiência do usuário.

Por esse motivo, os proprietários de sites precisam ir além para garantir que seus visitantes tenham a melhor experiência possível, especialmente, no mercado de hoje, em que os concorrentes estão à espreita de todos os lados 

Por isso, é extremamente importante investir em serviços adequados de web design e manutenção de sites. Da otimização para celular à velocidade do site, você deve melhorar continuamente sua página para reter seus visitantes de todas as formas.

Nesse sentido, a resolução de erros HTTP é essencial. Assim, saber o que eles significam também é crucial para a saúde de seu negócio on-line!

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado. Não deixe de compartilhar se tiver te interessado! Aproveite para acompanhar mais artigos sobre tecnologia e negócios no blog da HostGator!

Navegue por tópicos

  • O que é o erro 403 Forbidden?

  • Por que o erro 403 Forbidden ocorre?

  • Como solucionar o erro 403 Forbidden

    • Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do HostGator Academy Pass

    • A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

    • Oops, não foi possível confirmar sua inscrição, por favor, tente novamente.

    • Soluções para um visitante

    • Soluções para o proprietário do site

  • Considerações Finais

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Luana Sa

Graduanda em Letras pelo CEFET-MG, Luana Sá é redatora e revisora há 2 anos. Apaixonada pela comunicação (ou conexão) entre palavras e pessoas, escreve com o objetivo de transformar ideias em textos incríveis. Ama livros e histórias bem feitas - porque não acredita em perfeição, mas sim em excelência. Persegue seus sonhos com essa perspectiva!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários