O erro 504 gateway timeout é um código de status HTTP e pode ter origem em diversos fatores. Aprenda mais sobre suas possíveis causas e veja como evitá-lo.

(Atualizado 15 de outubro 2021)

As atividades na internet são uma coleção de solicitações de serviço que ocorrem entre o servidor e o navegador. Durante as trocas entre servidores, podem ocorrer falhas, como o erro 504, também conhecido como time out ou tempo limite do gateway.

Você já pode ter logado em um site e, durante as transições entre as páginas ou um ato de pagamento, repentinamente, deparou-se com uma tela branca ou uma mensagem com o título “erro 504”. Neste artigo, vamos falar sobre quais podem ser as origens desse problema, além de como resolvê-lo de forma efetiva. Acompanhe!

O que é o erro 504 gateway timeout?

Em geral, a web funciona por meio de pesquisas e consultas. Você faz o login no Google, vai até a barra de pesquisa e digita uma solicitação como, “hospedagem de sites”, por exemplo. Assim, a ferramenta de busca fará o seu trabalho, mostrando os sites ou as empresas que oferecem o serviço solicitado e são mais relevantes para você.

Portanto, para atingir esse objetivo, um processo em segundo plano precisa acontecer: a solicitação deve viajar de servidor para servidor, em seguida, voltar e fornecer as informações solicitadas. É entre essa comunicação dos servidores que pode haver um bloqueio, conhecido como erro 504.

Como um servidor funciona?

Um servidor é um hardware ou componente de computador que pode ser tanto físico (computador de armazenamento) quanto virtual (software de controle de navegação). Sua principal função é armazenar e controlar o fluxo de informações de um site que estará acessível aos visitantes ou aos navegadores.

A linguagem usada pelo servidor e pelo navegador para se comunicar é o que se chama de HTTP ou “Hypertext Transfer Protocol”. Todos os navegadores usam esse protocolo para exibir uma página web. Você também pode notá-lo no início de uma URL, como: https://www.exemplo.com.br. Portanto, o processo que se decorre é esse:

  • uma solicitação HTTP de um navegador é enviada para um servidor;
  • o servidor recebe e processa a solicitação HTTP,
  • o servidor envia uma resposta HTTP ao navegador solicitante.

Essas trocas HTTP são chamadas de gateway. Às vezes, acontece delas serem cortadas ou expirarem por um motivo.

Por que o erro 504 acontece?

Existem cinco tipos de erros nas trocas entre servidor e navegador. Eles são classificados pelo primeiro dígito de um número de três dígitos. O processo pode ser um sucesso ou um erro, como 102, 204, 304, 404 e 504. Com isso, queremos que entenda que existe uma lista completa de erros HTTP.

Mas o que nos interessa aqui é o código ou a classe 5, que trata dos erros de aplicação do servidor. Acima, vimos a relação ou o protocolo que é criado entre um servidor e um navegador para comunicarem-se. 

No entanto, essa relação pode ser multiplicada, ou seja, para uma solicitação, o gateway pode ser criado entre vários servidores intermediários antes de ser enviado de volta ao navegador. Assim, a principal causa do erro de tempo limite do gateway 504 ocorre ao criar os fluxos de solicitação HTTP.

Nesse caso, um servidor intermediário na cadeia falha em responder à solicitação do navegador. Em consequência, isso faz com que o gateway da cadeia expire após um lapso de tempo. Daí o nome “tempo limite do gateway” ou “time out”.

Como solucionar o erro 504 sendo um usuário comum

O usuário comum pode ser definido como um cliente que está atrás de seu computador e busca satisfazer uma de suas necessidades. Ele estará procurando um site de fornecedor através de sua rede de internet. No caso de ocorrer um erro 504, ele será vítima de um bloqueio de acesso à página web que lhe interessa. Há várias soluções possíveis para esse caso, portanto, vamos tratar das mais populares. 

Por um lado, é possível resolver o erro se o problema deriva de uma configuração a ser definida no navegador: o roteador pode não funcionar normalmente ou o servidor proxy pode estar sobrecarregado, diminuindo temporariamente o fluxo de dados. Mesmo assim, o servidor DNS não é reconhecido, fazendo com que o tempo limite expire ou o acesso à internet esteja com defeito.

Soluções internas para o erro 504

Para resolver o erro 504, o navegador deve realizar verificações e configurações em seu sistema de navegação. Você pode começar com as seguintes ações.

Atualizar a página web de destino para resolver o erro 504

A solução mais fácil, depois de um pequeno intervalo, é atualizar a página. Isso será eficaz se o servidor estiver sobrecarregado e, após as tentativas de atualização, a página será exibida.

Reiniciar os periféricos controlando a conexão com a internet

Equipamentos, como o roteador ou o modem, podem ser a fonte de uma falha de conexão que causará o erro. Assim, a questão será corrigida reiniciando esses periféricos.

Configurar o servidor proxy para solucionar o erro 504

O proxy é um programa intermediário para estar na rede. Mal configurado, ele causará falhas de conexão. Portanto, a solução é fazer uma configuração diferente para resolver o problema do gateway.

Modificar o servidor DNS para resolver o erro 504

O DNS ou “Sistema de Nomes de Domínio” é uma espécie de diretório para computadores. Portanto, deve ser aceito pelo servidor para interagir com ele.

Soluções externas para o problema 504

Se, após várias tentativas de atualizar e reconfigurar tanto os periféricos quanto o servidor interno, você ainda não conseguir resolver o erro 504, a solução pode não estar ao seu nível. 

A possibilidade de que o site de destino ou de seu acesso à internet não esteja funcionando corretamente também deve ser considerada. Para esse caso, sugerimos que siga os passos abaixo.

Relate a situação ao operador do site

Se o erro for realmente persistente, é provável que você não seja a única vítima, já que o problema deve estar na própria página web. Ao entrar em contato com os administradores, você conseguirá receber informações sobre os motivos ou as soluções para corrigir o erro.

Ligue para o seu provedor de serviços de Internet

Embora pouco provável, esta possibilidade não deve ser descartada, pois são os provedores que permitem a navegação na rede.

Conecte-se mais tarde

Se o site estiver realmente com defeito, com um pouco de paciência, os operadores ou os administradores corrigirão o erro em breve. Então, você pode aguardar e fazer login em outro momento.

Como solucionar o erro 504 em seu site WordPress

Enquanto responsável por um site, você precisa proporcionar o melhor conteúdo possível e uma ótima usabilidade aos seus visitantes, além de garantir um elevado nível de disponibilidade. Um ambiente de hospedagem estável e proteção contra malware, spam, etc são tão importantes quanto ser capaz de reagir rapidamente a problemas técnicos, como o erro 504. 

Idealmente, você deve ser capaz de descobrir um problema como esse o mais rápido possível e, em seguida, começar a identificar a causa imediatamente, além de encontrar a solução certa. Então, vamos rever as etapas de verificação e correção que você pode usar para encontrar a origem do problema e restaurar seu site.

1- Aumentar os recursos do servidor proxy

Em muitos casos, o próprio servidor proxy pode ser a causa de um erro HTTP 504. Portanto, se você também usa um proxy para o seu site, para aliviar o servidor web, pode ser que ele seja responsável pelo erro emitido. 

Se o seu número de visitantes aumentou e mensagens de erro 504 estão aparecendo em momentos em que o tráfego está muito alto, é um indicador bastante claro de que o servidor está sobrecarregado. A solução é comprar recursos de hardware adicionais ou reservá-los com seu provedor de internet. 

2- Ajustar as configurações do servidor proxy

Nem sempre um problema com o servidor proxy resulta de uma falta de recursos. É muito provável que o servidor esteja configurado incorretamente, portanto, o processamento das consultas do cliente não esteja funcionando como deveria. Ajuste essas configurações e seja feliz — literalmente!

3- Verificar o sistema de gerenciamento de conteúdo e banco de dados

A causa do erro 504 nem sempre tem necessariamente algo a ver com o software do servidor. Se o tempo de processamento de HTTP for excessivo, também pode estar relacionado ao sistema de gerenciamento de conteúdo, banco de dados e/ou outros aplicativos que não funcionem corretamente. Isso significa que, se seus clientes são frequentemente confrontados com a mensagem de erro, você deve considerar a existência de uma falha em um deles. 

Assim como com os servidores proxy, geralmente, a causa mais comum é a configuração incorreta — um problema que precisa ser identificado e ajustado conforme necessário. Outra possibilidade que costuma ser a causa de erros do CMS vem do uso de plugins defeituosos ou antigos, que devem ser desativados ou atualizados.

Se você chegou até aqui, agora sabe como corrigir o erro 504 tempo limite do gateway. Além disso, você já tem ciência de que essa falha se deve principalmente a uma incompatibilidade de configuração aplicada entre o servidor e o navegador. Então, fazendo algumas manobras e reconfigurações, você pode resolver o problema com sucesso!

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado verdadeiramente! Não deixe de acompanhar o blog da HostGator para mais artigos sobre tecnologia, negócios e marketing. Compartilhe se gostou!