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Em algum momento você pensou em começar uma empresa, um negócio ou um projeto. Em vários momentos você teve ideias brilhantes, maravilhosas. Você então visualizou como esta ideia mudaria sua vida. Te faria uma pessoa melhor, ajudaria pessoas ao seu redor, traria mais renda para sua família. Mas, passaram-se alguns segundos, alguns minutos… e você […]

Em algum momento você pensou em começar uma empresa, um negócio ou um projeto. Em vários momentos você teve ideias brilhantes, maravilhosas. Você então visualizou como esta ideia mudaria sua vida. Te faria uma pessoa melhor, ajudaria pessoas ao seu redor, traria mais renda para sua família.

Mas, passaram-se alguns segundos, alguns minutos… e você voltou para o que estava fazendo, para sua rotina. Ou voltou a não fazer nada. O que poderia ser mais um site brilhando na internet, mais uma empresa ou um negócio gerando renda e empregos, não aconteceu.

A cada novo dia você tem uma nova escolha: criar algo novo, ou continuar fazendo o mesmo que sempre fez.

Estou aqui para lhe dizer que criar algo novo é possível: com o avanço da tecnologia, o custo e o tempo necessários para começar um negócio ou produto caiu vertiginosamente nos últimos anos.

Confira 5 passos fundamentais para lançar o seu próprio negócio e as soluções para cada um deles.

1. Plano de negócios

Para entender o potencial de mercado que o seu produto possui, você não precisa de pesquisas muito complexas. Algumas ferramentas online permitem identificar rapidamente um cenário favorável, ou não. Você pode usar o Keyword Planner, do Adwords,  ou o SEM Rush para entender o volume de buscas realizadas no Google para o produto e/ ou serviço que você quer oferecer. Ainda aqui, você pode entender o quanto custarão os cliques em seus anúncios e estimar o investimento necessário para divulgá-lo na internet.

Quer aprofundar um pouco mais sua pesquisa? As plataformas de crowdsourcing foram pensadas para captar recursos para o negócio que você pretende realizar, certo? Mas é possível fazer muito mais, como entender quantas pessoas efetivamente querem comprar o seu produto ou serviço e o quanto elas estão dispostas a pagar por ele, sem a necessidade de fabricá-lo. Ou seja, não é mais necessário produzir algo para que as pessoas testem e decidam se querem comprar ou precisam daquilo. As plataformas de crowdsourcing inverteram este ciclo e facilitam e muito o lançamento de novos produtos e serviços.

2. Criação da marca e identidade visual

Há poucos anos atrás, para criar a sua marca, era indispensável contratar um designer profissional ou uma agência, o que é ótimo, porém, caro. Caso você precise lançar uma empresa e queira uma identidade visual feita por profissionais, lance mão de serviços como a WeDoLogos. Em pouco tempo, esta rede de designers pode trazer boas propostas visuais para sua empresa, e você só paga pela opção que mais gostar.

3. Presença online

O custo e a complexidade para se ter uma presença online, ou seja, um canal na internet (site, loja ou blog), caíram significativamente. Já existem planos e serviços específicos para cada nível de expertise e necessidade que uma pessoa venha a ter.

Por exemplo:

  • Você não sabe o que é HTML? Não há problema. Já existem soluções, como o Criador de Sites, que permitem que qualquer pessoa, mesmo sem possuir conhecimento em design e programação, crie um site facilmente, em apenas alguns passos. É possível clicar, arrastar e deletar elementos, além de brincar com imagens e conteúdos de texto. É uma solução acessível, fácil de manusear, e que pode ser sua porta de entrada no ambiente online. Vale experimentar!
  • Para quem possui um nível intermediário em HTML e sabe como funciona o ambiente de um blog, existem soluções que atendem bem esse perfil, como a Hospedagem WordPress. Trata-se de um serviço otimizado para quem quer ter um blog ou site que seja facilmente editável e atualizável. O painel de controle é simples de usar e já vem com uma ferramenta que realiza backup automático.
  • Você é expert em programação e precisa de um ambiente customizável? Um servidor VPS é um recurso que oferece acesso root, ou seja, permite instalar e configurar sistemas de acordo com as necessidades que você possuir em relação ao seu site ou loja virtual, como escolher scripts, softwares e outras configurações.
  • Para quem tem um site ou e-commerce que possui um grande tráfego, ou seja, muitas visitas diárias, umservidor dedicado é a solução mais indicada. Esse tipo de serviço oferece controle total sobre o ambiente de hospedagem, tornando-a totalmente gerenciada pelo cliente. A infraestrutura é robusta, e o desempenho e capacidade de processamento são altíssimos. Para esta solução, o suporte técnico da HostGator é feito também via WhatsApp com uma equipe de especialistas.
  • Ainda, se a sua intenção é montar um negócio próprio no ramo de hospedagem de sites e presença online, é indicado o serviço de revenda de hospedagem, que dá flexibilidade para gerenciar planos de hospedagem e prestar este serviço para clientes próprios.

4. Lançando o seu projeto

Colocar o seu site no ar é um grande passo, mas você precisa divulgar a sua empresa e atrair visitantes. Antes era preciso fazer cursos caros e despender muito tempo para aprender como executar tais ações. Atualmente, existem portais como o Alura (100% em português), Coursera (parcialmente traduzido) e o MxCursos (100% em português) que te permitem estudar com professores das melhores universidades e escolas do mundo, por um valor acessível (até mesmo gratuitamente), e diversas cargas horárias e níveis complexidade, seja de 4 horas até 2 meses de duração.

5. Gestão do negócio

Você não tem conhecimentos em administração, finanças ou vendas?  Isso não é mais um problema.  O Sebrae oferece diversas ferramentas para controlar o fluxo de caixa, estruturar o custo de seus produtos, mapear e identificar os concorrentes, entre outros. Já a Endeavor traz 50 ferramentas para ajudar na gestão de uma empresa, da criação de um plano de vendas até a avaliação 360 graus do negócio.

O mundo nunca esteve tão favorável ao surgimento de novas oportunidades.

Que tal começar o seu negócio?

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  • 1. Plano de negócios

  • 2. Criação da marca e identidade visual

  • 3. Presença online

  • 4. Lançando o seu projeto

  • 5. Gestão do negócio

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    Luiz D'elboux

    Especialista em estratégias de marketing digital e construção de marcas. Tem mais de 17 anos de experiência em iniciativas de marketing com foco em aumentar a presença de empresas em seus mercados, lançar novos produtos e crescer sua base de clientes. Possui experiência em agência e companhias globais, liderando os times de marketing e vendas.

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