Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Veja aqui algumas opções de ferramentas de produtividade que vão ajudar a melhorar o andamento das suas tarefas ou do seu time na empresa.

Você sabe o que são ferramentas de produtividade e como elas podem contribuir para a gestão de tarefas, comunicação e o desempenho da sua empresa?

Em um mundo globalizado, onde a agilidade é fundamental e a tecnologia fala cada vez mais alto, o uso de determinadas ferramentas pode fazer muita diferença.

Sabendo disso, neste conteúdo a HostGator vai apresentar o conceito e a importância das ferramentas de produtividade, além de listar 7 opções que você precisa conhecer e utilizar.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira o material que preparamos em áudio no Blog Express:

O que são ferramentas de produtividade?

As ferramentas de produtividade são desenvolvidas visando otimizar os fluxos de trabalho e ajudar as pessoas a alcançarem um nível elevado de produtividade.

Existem inúmeras ferramentas deste tipo no mercado, desde opções gratuitas até aquelas que exigem o pagamento de uma licença ou assinatura.

Inicialmente, estas ferramentas começaram a fazer grande sucesso nas empresas de tecnologia, mas hoje estão conquistando cada vez mais espaço em organizações que atuam em outros segmentos de negócios.

Por sinal, é muito provável que você conheça pelo menos uma das ferramentas que apresentaremos neste conteúdo.

Por que é importante usar ferramentas de produtividade?

O uso das ferramentas de produtividade tem se mostrado cada vez mais importante, principalmente em função dos benefícios que podem oferecer para as empresas e suas equipes.

Dentre os principais benefícios relacionados ao uso deste tipo de ferramenta, podemos destacar:

⦁ Redução de custos operacionais;

⦁ Melhoria do nível de satisfação dos clientes;

⦁ Otimização do tempo e dos fluxos de trabalho;

⦁ Melhoria da comunicação interna e externa.

Com o auxílio das ferramentas de produtividade, as equipes conseguem focar e concentrar suas energias em tarefas que realmente importam e que vão gerar resultados.

Além disso, com a organização e o suporte que os softwares de produtividade oferecem, tarefas podem ser realizadas de forma mais ágil, reduzindo custos e otimizando o tempo de resposta da empresa aos clientes e as demandas do mercado.

Sem dúvida alguma, as organizações que apostam na inovação e nas soluções para produtividade corporativa, possuem mais chances de se destacar no mercado e acabam saindo na frente da concorrência.

ferramentas de produtividade

As melhores ferramentas de produtividade

Agora que você já sabe o que são ferramentas de produtividade e qual a sua importância para as organizações, é hora de conhecer as soluções desta categoria que possuem maior destaque e reconhecimento no mercado.

Sem dúvida alguma, após conferir a nossa lista você vai considerar a possibilidade de utilizar pelo menos uma das opções para otimizar sua produtividade pessoal ou o fluxo de trabalho da sua empresa.

Trello

Quando o assunto são ferramentas de produtividade, o Trello é uma das opções mais conhecidas e utilizadas do mercado.

Com um visual bastante intuitivo, o Trello permite que as empresas organizem tarefas através de quadros e cartões e distribuam as atividades entre as equipes.

Através desta ferramenta, os gestores podem acompanhar o andamento das demandas, definir datas para entrega e nomear responsáveis por cada tarefa.

Notion

O Notion também é um aplicativo voltado para o gerenciamento e organização de tarefas através de quadros e cartões visualmente intuitivos.

De maneira muito prática, você pode personalizar o Notion e fazê-lo funcionar da maneira que você deseja. Basta arrastar, soltar ou clicar para criar um painel, cartão ou anexar documentos.

Toggl

O Toggl é uma ferramenta de produtividade que permite que líderes e gestores monitorem o tempo que suas equipes empregam para conclusão de cada tarefa.

Desta forma, é possível verificar ao fim do dia, semana ou mês o número de horas que foram dedicadas para cada tarefa, projeto ou cliente e estimar melhor os custos e prazos para as ações.

Evernote

O Evernote é uma ferramenta que auxilia empresas, pessoas criativas e empreendedores a organizarem suas ideias de forma prática e intuitiva, com base em arquivos de notas.

Com visual bastante semelhante ao das ferramentas de e-mail, o Evernote funciona como uma espécie de banco de anotações para tudo e qualquer coisa que você precisar.

Além disso, sua pesquisa avançada e suas tags auxiliam até mesmo os mais desorganizados a encontrar tudo o que precisam.

Todoist

Quando falamos em ferramentas de produtividade, não podemos deixar o Todoist de fora da nossa lista de soluções.

Com o Todoist as empresas podem planejar o dia de trabalho e as tarefas dos seus funcionários, garantindo que todas as atividades e projetos sejam desenvolvidas e entregues no prazo.

Agências de marketing e empresas de tecnologia estão entre aquelas que utilizam esta ferramenta para otimizar a rotina das suas equipes, controlar os fluxos de trabalho e não perder prazos.

Slack

No mundo corporativo extremamente competitivo de hoje, as organizações precisam ser ágeis para se manter no mercado e ocupar uma posição de destaque em relação aos concorrentes, sempre mantendo uma comunicação ativa e direta.

Como uma ferramenta de comunicação no estilo bate-papo, o Slack se tornou muito popular no universo das empresas e tem contribuído de forma notória para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.

Google Meet

Por fim, não dá para falar das ferramentas de produtividade sem citar o Google Meet, não é mesmo?

O Google Meet é um serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pelo Google que ganhou forte popularidade quando a pandemia obrigou empresas e órgãos públicos a adotarem o trabalho remoto.

Com um plano gratuito e opções com assinatura paga, o Google Meet permite que equipes e pessoas de todas as partes do mundo participem e consigam interagir em tempo real através de reuniões em vídeo.

Como melhorar minha produtividade?

Com as ferramentas que indicamos ao longo deste conteúdo, temos certeza que os seus dias no ambiente de trabalho serão mais produtivos e eficientes.

No entanto, além das ferramentas de produtividade, também existem outras dicas que você pode colocar em prática para otimizar rotinas e o uso do tempo, incluindo:

⦁ Faça um planejamento das suas tarefas para o dia seguinte;

⦁ Organize suas tarefas por ordem de prioridade;

⦁ Crie metas diárias para manter sua motivação;

⦁ Desative as notificações do celular para não perder a concentração;

⦁ Faça pequenos intervalos para melhorar a produtividade;

⦁ Trabalhe em uma atividade por vez;

⦁ Saiba delegar tarefas para pessoas de confiança;

⦁ Mantenha hábitos saudáveis de alimentação, sono e atividades físicas;

⦁ Mantenha seu ambiente de trabalho limpo, bem iluminado e organizado;

⦁ Tire alguns dias de férias e descanso, afinal ninguém é de ferro!

Sendo assim, use as ferramentas que você conheceu aqui e as nossas dicas para melhorar a sua produtividade, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal.

Além disso, não se esqueça de realizar a sua inscrição em nossa newsletter para não perder o melhor dos conteúdos e dicas que publicamos aqui no Blog da HostGator!

Navegue por tópicos

  • O que são ferramentas de produtividade?

  • Por que é importante usar ferramentas de produtividade?

  • As melhores ferramentas de produtividade

    • Trello

    • Notion

    • Toggl

    • Evernote

    • Todoist

    • Slack

    • Google Meet

  • Como melhorar minha produtividade?

Tags:

  • Domínios

Ruan Filadelpho

Ruan Filadelpho é Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Com larga experiência em grandes empresas do setor tecnológico, se especializou em produção de conteúdos para web. É certificado pela HubSpot e pela Cont Rocket, e atualmente escreve sobre tecnologia, marketing, finanças e contabilidade.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários