Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Os frameworks são grandes aliados dos desenvolvedores de software. Saiba como eles funcionam, seus tipos e suas principais vantagens neste artigo!

Os framework fazem parte do dia a dia de qualquer desenvolvedor. Isso porque eles estão diretamente ligados ao desenvolvimento de software, seja ele para desktop, mobile ou web.

(Atualizado em: 28 de julho 2021)

Existem várias definições para o termo. No entanto, uma das mais fáceis de serem compreendidas é que se trata de uma coleção de classes abstratas, objetos e padrões dedicados a resolver determinados problemas em uma arquitetura flexível e extensível.

Um dos seus diferenciais é o fato de permitir a reutilização de códigos com poucas alterações. Poupando, assim, tempo e energia destinados aos projetos.

Mas afinal, o que é um framework, para que ele serve e quais as suas principais vantagens? Descubra a seguir!

O que é um framework?

Para entender o que é framework, de forma simples, podemos dizer que é uma espécie de template que conta com diversas funcionalidades que podem ser utilizados pelo desenvolvedor em seus projetos.

Ele conta com ferramentas, sistemas, componentes e guias que agilizam o processo de criação de soluções, sendo, portanto, um artifício essencial na vida de um profissional de TI.

É importante destacar que framework não é a mesma coisa que biblioteca. Em outras palavras, uma biblioteca é feita para trabalhar de forma independente de onde ela será implementada. No entanto, um framework, ao ser adotado, irá reger, conduzir e guiar todo o desenvolvimento da aplicação que está sendo construída com ele.

Portanto, dentro de um framework existem várias bibliotecas.

Veja o exemplo a seguir para facilitar o entendimento dessa diferença!

  • Você está utilizando a biblioteca do Jquery durante o desenvolvimento do seu site;
  • Se, em algum momento, resolver que ela não está mais sendo útil, poderá retirá-la da aplicação;
  • É necessário, apenas, refaturar o código para retirar de onde ela tinha sido utilizada anteriormente.
  • Se você decidir desenvolver o seu site utilizando um framework, não poderá abrir mão do seu uso no meio do caminho, apenas se reiniciar o projeto totalmente do zero.

Para que servem os frameworks?

O principal objetivo dos frameworks é resolver problemas recorrentes com uma abordagem genérica. Com isso, o desenvolvedor não precisa ficar reescrevendo softwares, podendo focar seus esforços em resolver os problemas em si.

Eles também ajudam no desenvolvimento rápido e seguro de aplicações. Suas funcionalidades permitem atender qualquer necessidade do profissional, desde que o framework selecionado seja direcionado a função desejada.

Nesse cenário, é importante conhecer as tecnologias a fundo. Afinal, não adianta se aventurar em um framework de linguagem de programação sem conhecer os aspectos básicos do JavaScript, por exemplo.

Sites para aprender a programar antes de utilizar um framework

Principais vantagens de utilizar os frameworks

Os frameworks contam com diversas vantagens, o que justifica o fato de serem tão utilizados.

Uma delas é o fato de otimizar o tempo de desenvolvimento, uma vez que, com ele, o profissional não perderá tempo desenvolvendo tudo do zero. Ele já irá disponibilizar diversas funcionalidades prontas ou facilmente adaptáveis à necessidade do projeto.

Eles também contam com uma curva de aprendizagem simplificada e que normalmente é pequena. Inclusive, os frameworks mais utilizados possuem uma grande quantidade de documentação e uma comunidade ativa, o que é sempre muito importante no compartilhamento e obtenção de conhecimento.

Outra vantagem diz respeito à segurança. Por exemplo, os frameworks mais usados normalmente dispõem de uma comunidade de desenvolvedores que está sempre empenhada em mantê-los seguros, corrigindo rapidamente as vulnerabilidades encontradas.

Além dos principais, existem outros diferenciais:

  • Redução na incidência de bugs, pois os códigos dos frameworks costumam passar por diversos testes antes de serem disponibilizados;
  • Padronização de códigos, tendo em vista que o desenvolvedor deve seguir o mesmo padrão de codificação utilizado no framework;
  • Redução de custos operacionais, pois facilita e agiliza o desenvolvimento de um software;
  • Maior consistência das aplicações, visto que as falhas são menores do que se elas tivessem sido produzidas integralmente desde o início.
Desenvolvedor feliz pelo uso de Framework

Desvantagens de utilizar um framework

Por mais estranho que possa parecer, a segurança também pode ser vista uma desvantagem. Isso porque uma vulnerabilidade encontrada pode ser rapidamente difundida, podendo ser aproveitada por malfeitores da web.

É para não cair em armadilhas como essa que é tão importante manter as atualizações sempre em dia.

Outra desvantagem, que também aparenta ser contraditório, é o fato de existirem diversos frameworks no mercado. Isso porque as chances de escolher o tipo inadequado é grande.

Alguns frameworks foram desenvolvidos para atender sistemas complexos e outros, mais simples. Por isso, a escolha errada pode ocasionar em perda de performance, assim como um resultado diferente do esperado.

Portanto, é justamente pelo fato de os frameworks poderem levar essa estrutura excessiva para um projeto que já existe uma linha de desenvolvedores que defende a sua não utilização.

Apesar disso, eles ainda trazem mais vantagens do que desvantagens, principalmente se você escolher trabalhar com o framework certo para o seu projeto.

Como funciona um Framework

Como mencionamos anteriormente, o framework serve para facilitar ou resolver determinados problemas em um arquitetura flexível. Por isso, um de seus principais diferenciais é permitir a reutilização de um código realizando somente poucas alterações. 

Podemos dizer que no desenvolvimento além de precisar de muita criatividade, existem muitas tarefas mecânicas e repetitivas. Portanto, é aí que entra o framework, como uma espécie de automação ou um conjunto de códigos que já foram testados e que estão disponíveis para facilitar a vida dos programadores.

Qual é a função do NET Framework?

O NET framework é um ambiente ou plataforma criado pela Microsoft criado, acima de tudo, para o desenvolvimento, gerenciamento e execução de seus projetos.

De forma simples, podemos destacar que el esta composto por dois pilares ou componentes principais. Por um lado o Common Language Runtime, conhecido como CLT, ele é um mecanismo que manipula aplicativos que já estão em execução.

E, por outro lado, a biblioteca de classes NET Framework, isso mesmo, este ambiente oferece uma biblioteca de códigos que já foram testados e podem ser reutilizados pelos desenvolvedores.

Quais são os principais tipos de frameworks?

Como dissemos, existem diversos tipos de frameworks disponíveis no mercado, variando conforme a linguagem e o seu uso. Vem conhecer a lista de dos frameworks mais utilizados para linguagens de programação!

1- Frameworks front-end

Ao falar de frameworks front end, estamos falando daqueles frameworks que são mais específicos para ajudar a desenvolver ou, em alguns casos, corrigir a parte visual de um site ou plataforma. Em outras palavras, a parte onde o usuário ira interagir.

2- Frameworks back-end

Já os frameworks back end, cumprem a mesma função de ajudar naquelas tarefas mais específicas, mas neste caso para o desenvolvimento que esta por de trás (a parte não visível pelos usuários) do site ou aplicações desenvolvidas.

3- Frameworks em JavaScript

JavaScript é vista como uma linguagem versátil e simples para aprender. O que a fortalece são seus pontos fortes para desenvolvedores front end, seguindo as boas especificações de mercado enquanto a termos de usabilidade e qualidade de código.

Esta linguagem de programação não fica presa somente ao fronte-end e isso faz dela uma boa linguagem para enfrentar projetos complexos. Por isso, separamos alguns dos tantos frameworks em JavaScript que podem te ajudar: 

Lembre-se que os frameworks podem ser muito úteis no desenvolvimento de softwares, pois elimina a necessidade de iniciar os projetos do zero.

No entanto, é importante estudar as opções disponíveis, para certificar-se de que ele não oferece funcionalidades a mais ou a menos do que você necessita.

O que você achou deste conteúdo? Conseguimos esclarecer o significado de frameworks? Além disso, caso você queira mais informações sobre o assunto, acesse o vídeo que a galera do Código Fonte TV publicou.

Não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar sempre por dentro dos novos conteúdos produzidos especialmente para você!

Navegue por tópicos

  • Conteúdos:

  • O que é um framework?

  • Para que servem os frameworks?

  • Principais vantagens de utilizar os frameworks

  • Desvantagens de utilizar um framework

  • Como funciona um Framework

  • Qual é a função do NET Framework?

  • Quais são os principais tipos de frameworks?

    • 1- Frameworks front-end

    • 2- Frameworks back-end

    • 3- Frameworks em JavaScript

Tags:

  • programação
  • tecnologia
  • Servidor VPS

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários