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Certamente você já ouviu falar sobre Inbound Marketing e os benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio. Porém, sabe como usá-lo nas estratégias da sua empresa? Nesse post você vai conhecer mais a fundo as etapas que compõem a estratégia e algumas ações que te ajudarão a atrair novos clientes.

Certamente você já ouviu falar sobre Inbound Marketing e os benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio. Porém, sabe como usá-lo nas estratégias da sua empresa?

Nesse post você vai conhecer mais a fundo as etapas que compõem a estratégia e algumas ações que te ajudarão a atrair novos clientes.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias focadas nas necessidades e nos desejos dos clientes. No Inbound, é o cliente que busca a empresa e não o contrário.

Com o auxílio do Inbound Marketing, você ganha a permissão de se comunicar com o cliente de forma direta, e isso garante a construção de um relacionamento que pode ser duradouro.

Um ponto importante é que essa divisão do marketing não é tão antiga assim: ela começou a se popularizar de maneira mais forte em 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Etapas do Inbound Marketing

Devemos ter bem claro que para alcançar mais clientes, devemos conquistar e fazer com que as pessoas se apaixonem por nossa marca. Mais do que isso, devemos conduzi-los por um processo, desde a atração até a compra.

A metodologia do Inbound Marketing é composta por 5 etapas que são: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Seguindo todas as etapas do Inbound Marketing, é possível atrair potenciais clientes e convertê-los em leads, relacionar-se com eles, fechar uma venda e analisar o processo para aperfeiçoá-lo cada vez mais.

Dentro de cada etapa do processo de Inbound Marketing encontramos algumas ações importantes que vão nos ajudar a cumprir o objetivo maior: fazer nosso negócio crescer.

etapas do inbound marketing

Etapa 1: Atrair

Como seu próprio nome indica, a primeira etapa de Inbound Marketing é atrair as pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço, mas como podemos saber quais consumidores estão procurando pela minha empresa ou serviço? Nessa etapa existem algumas ações que te ajudarão a atrair as pessoas corretas:

  • Produção de conteúdo

A essência do Inbound Marketing é o conteúdo. Somente através da criação e troca de informações vai conseguir alcançar seus clientes, ou seja, conhecê-los, descobrir seus desejos e necessidades. Fornecendo soluções aos seus problemas, você se tornará um especialista, uma fonte confiável. Com isso, irá atrair as pessoas corretas no tempo certo e de uma forma natural.

O conteúdo da sua estratégia deve estar alinhado com dois aspectos importantes que são a base do Marketing de Conteúdo:

Definir a sua Buyer Persona:
Você deve criar um personagem fictício a partir de informações reais do seu cliente ideal. Além de levar em consideração dados como idade, trabalho, hábitos e crenças, você também deve conhecer seus problemas para encontrar uma maneira de ajudá-los.

Processo de compra:
Para ter uma campanha efetiva é preciso classificar o nível dos seus leads dentro do processo de compra: conhecimento, consideração e decisão. Você deve saber em qual fase eles se encontram para, assim, conseguir atender suas necessidades da melhor forma possível.

inbound marketing

  • Blog

É onde o seu potencial cliente vai te encontrar. Para isso, é importante que você tenha muita atenção no tipo de conteúdo que é publicado.

Lembre-se de que não é apenas publicar informações aleatórias. O blog deve ter uma linha editorial e um calendário de publicações. Não se esqueça de pensar no design e nos detalhes mais técnicos para garantir que sua audiência tenha uma ótima experiência e volte ao blog.

  • SEO

Otimize o conteúdo na busca orgânica com a palavra-chave correta para que mais pessoas possam encontrá-lo nas primeiras posições do Google. Pensar no SEO é essencial para que seu conteúdo alcance quem está procurando. Afinal, não adianta ter conteúdo de excelente qualidade se ninguém vai ler.

  • Links Patrocinados

Em algumas ocasiões os links patrocinados podem aparecer como uma ótima estratégia para atrair, graças a sua capacidade de segmentar um público específico. É uma forma de atrair visitantes para consumir seu conteúdo e suas ofertas.

  • Mídias Sociais

A mídia social é um excelente canal que não somente ajuda a atrair visitantes ao seu site, como também o mantém fiel através da divulgação do conteúdo.

Etapa 2: Converter

Uma vez que conseguiu atrair seu público, você pode começar a pensar sobre a etapa de conversão, onde, em troca de conteúdo valioso e relevante, os visitantes te entregam informações e se tornam leads. Algumas ações para esta etapa são:

  • Ofertas

Ninguém acha fácil resistir a ofertas, ainda mais quando é oferecido algo que realmente nos interessa. O conteúdo funciona como uma moeda de troca de informação do consumidor. Demonstrações, testes gratuitos e webinars são apenas algumas das ofertas que você pode usar para converter seus visitantes em leads.

  • Landing Pages

É através das Landings Pages que as personas deixam seus dados para sua empresa. Essa ferramenta é um canal que realiza a troca de informação, e é a partir dela que você conseguirá saber o nome, e-mail, telefone, profissão e outras informações necessárias sobre o seu público.

Etapa 3: Relacionar

Na terceira etapa do Inbound Marketing é onde podemos identificar quais são os nossos leads qualificados e saber se estão preparados ou não para continuar o processo de compra. Mostraremos 3 ações para que você se relacione com seus clientes.

  • E-mail Marketing

Depois de obter as informações do seu lead, preocupe-se com a entrega de conteúdo relevante e de qualidade. A principal característica do e-mail marketing é a informação direta. Por isso que personalizá-lo e organizá-lo é uma ótima maneira de evitar cair em spam.

  • Automação de Marketing

A aplicação desta ação dentro de sua estratégia irá ajudá-lo a reduzir o tempo dos processos e torná-los mais eficazes. Com a automação de marketing, você pode realizar diferentes ações, como segmentação de leads e distribuição do mesmo para a equipe de vendas.

  • Nutrição de Leads

Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é que você pode se comunicar com seus leads de maneira quase pessoal, compreendendo seus problemas e fornecendo soluções para cada etapa do processo de compra. A nutrição de leads é uma ação que prepara seus leads e o aproxima cada vez mais da etapa de compra.

Etapa 4: Vender

Depois de ter atraído e conduzido seus leads por todo o ciclo de compra até chegar ao estágio de venda, o objetivo principal deve ser transformá-lo em seu cliente. Esse é o momento de aproveitar as informações que tem sobre o seu lead para entrar em contato com ele e realizar a venda, ou até mesmo enviar uma oferta imperdível para que compre em sua loja online.

Etapa 5: Analisar

A quinta e última etapa tem como objetivo principal a análise de todo o processo de Inbound Marketing, com o objetivo de conhecer os resultados das suas estratégias e saber se realmente está trazendo bons resultados para o seu negócio. Existem algumas ferramentas que você pode utilizar para medir os resultados das suas campanhas, como Web Analytics.

inbound marketing

Vantagens de utilizar o Inbound Marketing

Após conhecer as etapas do Inbound Marketing, é hora de pontuarmos algumas vantagens de utilizar essa estratégia no seu dia a dia:

  • Alcançar o público que realmente importa;
  • Aumenta a visibilidade da marca;
  • Fica mais próximo dos clientes;
  • Garante um ciclo de vendas mais curto;
  • Reduz o custo de aquisição de clientes (CAC);
  • Aumento do ROI;
  • Melhora o ticket médio.

Ferramentas para trabalhar o Inbound Marketing

Da mesma forma como outras frentes do marketing, o Inbound também conta com algumas ferramentas que podem ajudar nas tarefas do dia a dia. Veja algumas delas a seguir:

CRM

Ter uma ferramenta voltada para gerenciar o relacionamento com o cliente é extremamente importante por trazer vários dados importantes em apenas um lugar. O CRM ainda pode ser um ponto de ligação entre os setores de venda e marketing.

SEMRush

Com a ajuda do SEMRush você tem a oportunidade de analisar diversos aspectos úteis para o seu público e até mesmo avaliar as palavras-chave para as quais seus concorrentes ranqueiam melhor.

CMS

E já que falamos em conteúdo, é importante ter uma plataforma onde publicar esses trabalhos – e é aqui que o CMS entra, oferecendo todos os recursos para que os seus conteúdos cheguem à rede o quanto antes.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita usadas em vários países do globo. Ela é importante para quem deseja trabalhar com Inbound Marketing, pois permite gerar relatórios para cada uma de suas páginas e obter o resultado esperado.

Conclusão

O Inbound Marketing é uma estratégia que está mudando a vida das empresas, pois consegue acompanhar e entender as necessidades de seus clientes. Além disso, tem um custo menor do que as estratégias tradicionais. Com esta ferramenta, você pode medir seus resultados, identificar seus pontos fortes e áreas onde precisa melhorar.

Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado. Até a próxima!

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  • O que é Inbound Marketing?

  • Etapas do Inbound Marketing

  • Etapa 1: Atrair

  • Etapa 2: Converter

  • Etapa 3: Relacionar

  • Etapa 4: Vender

  • Etapa 5: Analisar

  • Vantagens de utilizar o Inbound Marketing

  • Ferramentas para trabalhar o Inbound Marketing

    • CRM

    • SEMRush

    • CMS

    • Google Analytics

  • Conclusão

Tags:

  • inbound

Maria Alejandra Valois

Formada em Comunicação social e Jornalismo com mestrado em Marketing Digital. Produtora de conteúdo para web e UX Writer para HostGator LatAm, apaixonada por tecnologia, viagens e marketing digital.

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