O Instagram é uma das principais ferramentas para gerar visibilidade para um negócio e entender como usá-lo é fundamental para uma boa estratégia de marketing jurídico.

Se as redes sociais eram consideradas apenas ferramentas de lazer e entretenimento, hoje elas se tornaram parte importante do trabalho de diversos profissionais. Dessa forma, existem muitas oportunidades para você divulgar o seu nome ou o do seu escritório, e o Instagram para advogados é uma delas. 

Como você provavelmente já sabe, profissionais que possuem uma boa presença digital têm mais chances de se posicionar como autoridades e, como consequência, expandir seus negócios.

De acordo com uma pesquisa realizada pela SocialBakers, o Instagram teve um volume de interações entre os usuários 20 vezes maior do que o Facebook no último trimestre de 2019. 

Portanto, a rede social se mostra uma excelente opção para impulsionar sua carreira, alcançar o público certo e causar uma boa impressão. Nesse post, separamos algumas dicas para te ajudar no uso correto do Instagram para advogados. Confira:

Por que criar um Instagram de escritório de advocacia?

Os advogados têm muito a ganhar com uma presença estratégica na plataforma a partir de um Instagram de escritório de advocacia, pois a ferramenta auxilia os profissionais a encontrarem o público certo.

Dessa forma, o Instagram para advogados pode ser utilizado de diversas maneiras, e tudo irá depender do objetivo de cada escritório e de cada profissional. Veja abaixo opções de uso da rede social:

  • Manter contato com clientes e leads interessados na sua solução jurídica;
  • Construir uma marca pessoal;
  • Publicar conteúdo;
  • Direcionar o tráfego para seu site pessoal ou do seu escritório de advocacia;
  • Descobrir líderes de opinião;
  • Acompanhar as tendências e as discussões;
  • Para ler as últimas notícias. 

Como criar seu perfil de advogado no Instagram?

Para criar um perfil de advogado no Instagram, você precisará baixar o aplicativo Instagram no celular e se inscrever com seu e-mail ou número de telefone. Depois, é preciso conhecer as práticas adequadas para que o seu conteúdo seja relevante e gere engajamento com o público. Confira:

  • Monte uma boa bio

A bio é uma espécie de mini biografia em que são inseridas as suas principais informações. Como ela é o seu primeiro contato com o público, na hora de escrever a sua bio para Instagram de advogado, deixe bem claro qual é a sua área de atuação e que tipo de conteúdo você vai oferecer. Insira informações como:

  1. Nome;
  2. Área de especialidade;
  3. Contato;
  4. Objetivo do perfil;
  5. Site profissional.
  • Interaja com o público

Quem te segue precisa receber uma atenção especial, e isso também vale para um Instagram de advogado. Por isso, sempre responda rapidamente a comentários e directs enviados. Outra dica é abrir sua caixinha de perguntas nos stories e incentivar seus seguidores a mandarem questões. 

Além de fazer seus seguidores se sentirem ouvidos, você terá uma poderosa ferramenta para produzir conteúdos cada vez mais pertinentes para sua audiência. Isso vai gerar um aumento no seu engajamento e uma maior aproximação com seu público.

  • Utilize o Melhores Amigos

Outra funcionalidade interessante do Instagram é o recurso de Melhores Amigos. Você pode utilizá-lo para compartilhar conteúdos exclusivos para os seguidores que têm maior potencial de virarem seus clientes.

Isso garante um contato mais profundo com as pessoas, que podem se sentir parte de uma comunidade criada por você. Por isso, invista em um conteúdo humanizado e de valor. 

  • Produza conteúdo de qualidade

Produzir um conteúdo de qualidade deve ser a principal estratégia de atração de novos clientes e seguidores em um Instagram para advogados. Os conteúdos podem ser de informação, entretenimento ou seu dia a dia. Invista em vídeos, como os do IGTV ou Reels, que são uma ótima forma de manter o público engajado. 

Lembre-se de separar o perfil pessoal do perfil profissional no Instagram de advogado para manter as postagens organizadas. Você também pode dar a sua opinião sobre notícias do Direito, responder dúvidas em lives nos stories ou comentar artigos sobre temas que estejam em alta na sua área. 

  • Apareça nas buscas do Google

Investir em um Instagram para advogados é importante, mas aparecer nos primeiros resultados no Google é fundamental para conseguir novos clientes. Por isso, ter um site e um blog para aparecer nas buscas é uma excelente estratégia em marketing jurídico.

Uma boa dica é contratar um redator que saiba escrever de forma clara o conteúdo do seu blog. Ele também pode ajudar você a escolher as melhores palavras-chave para melhorar o SEO do seu site. 

Como colocar categoria advogado no Instagram?

Para entender como colocar categoria advogado no Instagram, é preciso seguir alguns passos. Confira abaixo como mudar o seu perfil pessoal para um perfil comercial:

  1. Abra o seu perfil e toque no botão do canto direito superior da tela. Depois, toque em “Configurações”;
  2. Na parte de configurações, opte por “Mudar para perfil comercial”. Em seguida, clique em “Continuar”;
  3. Em “Categoria”, selecione a opção “Pessoas” e, depois, escolha “Figura Pública”;
  4. Dentro da categoria “Pessoas”, há subcategorias como Blogueiro, Músico e Artista. Selecione a opção Advogado para mudar a sua conta de pessoal para profissional. 
Conta comercial no Instagram
Conta comercial no Instagram – Fonte da imagem: Postgrain

Confira mais dicas sobre como usar o Instagram no seu negócio!

Gostou de saber como funciona um Instagram para advogados? No nosso blog, temos diversos conteúdos com dicas para te ajudar a usar a rede social no seu negócio. Acesse e tire todas as dúvidas.