Conheça mais sobre o Linktree e veja como ele pode te auxiliar na centralização de links e por consequência, na divulgação de suas redes sociais!

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(Atualizado em 08/07/2021)

Um recurso muito utilizado pelas empresas e criadores de conteúdo, principalmente no Instagram, é o Linktree, uma plataforma que permite reunir vários links em um só lugar de maneira totalmente gratuita.

A proposta da ferramenta se popularizou pela facilidade que oferece ao usuário em encontrar os diferentes canais de comunicação concentrados em um só lugar.

Ele é mais utilizado no Instagram pois a rede social não permite a inserção de links nas postagens de feed.

Pelo fato de haver um único campo para colocar link na biografia do perfil, o Linktree se tornou uma excelente alternativa para direcionar o usuário a outras páginas que também são importantes não apenas para empresa ou criador de conteúdo, mas também para seus usuários.

Como funciona o Linktree? 

O Linktree é um site gratuito que oferece uma espécie de mini página personalizável.

Nessa página, podem ser inseridos diversos links que redirecionam o usuário para os canais de comunicação externos de uma empresa, que podem ser outras redes sociais ou sites, por exemplo.

Dessa forma, não faz muito sentido usar o Linktree no Facebook ou no Twitter, por exemplo, já que você pode colocar o hiperlink do conteúdo que deseja diretamente em seu post.

Ao criar seu Linktree, você recebe uma URL — bem amigável por sinal — que fica mais ou menos assim: linktr.ee/nomedasuaempresa.

Esse endereço direciona para uma landing page que pode ser personalizada com o tema e cores mais semelhantes aos utilizados na comunicação visual da sua marca.

Veja um exemplo:

Os links são distribuídos de forma bem organizada em botões, onde você escolherá a ordem e o nome de cada um deles.

O Linktree também possui a versão pró, onde você tem mais opções visuais para a landing page do seu negócio, além de análises mais detalhadas sobre a quantidade de cliques nos links. Esse upgrade custa em torno de R$16 ao mês.

Qual é a importância do Linktree? 

Com cada vez mais conteúdo disponível na internet, perder o usuário no meio do caminho é muito fácil.

Mesmo que você tenha construído uma ótima estratégia para divulgar sua empresa no Instagram, o limite de um link por perfil é uma verdadeira pedra no sapato.

Isso impede que você leve o seguidor para as próximas etapas do funil de vendas. Antes do Linktree, havia apenas duas formas de fazer isso:

  • Pagando para impulsionar suas publicações: dessa forma, é possível inserir um link externo com uma chamada de ação como “Saiba Mais” ou “Cadastre-se”.
  • Chamando o potencial cliente no direct e lhe enviando o link de compra: opção bastante manual e trabalhosa podendo levar horas e até dias para fechar de fato uma venda.

Com o Linktree, isso mudou. Com ele, é possível disponibilizar não apenas um, mas vários destinos externos que podem levar à conversão.

Outra grande vantagem da plataforma de links, é que o site permite reunir importantes informações de contato do seu perfil em um único lugar.

Dessa forma, o caminho do usuário é encurtado até o objetivo final da estratégia definida pelo seu negócio, seja ela aumentar o tráfego orgânico do seu site ou mesmo vender online.

O layout limpo e os botões levam direto para o destino que você deseja, sem propagandas ou necessidade de clicar em várias outras páginas. Assim, é uma grande facilidade tanto para as empresas quanto para os usuários encontrarem a informação que desejam.

Com isso, o Linktree funciona como uma ponte invisível entre seu perfil no Instagram e outros conteúdos seus na internet.

Dessa forma, o usuário nem irá perceber que migrou para uma plataforma intermediária. A impressão é que ele passa direto do seu Instagram para uma página secundária.

Como criar um perfil no Linktree? 

Criar um perfil no Linktree é fácil e gratuito. Isso quer dizer que, mesmo sem qualquer orçamento, você pode ter a ferramenta ativa para melhorar o desempenho do seu negócio no Instagram.

Passo a passo para criar seu Linktree:

Basta acessar o site https://linktr.ee/ e criar sua conta clicando em “Get Started for Free“, que vai te levar até a tela de cadastro:

  • Insira um e-mail, nome de usuário e senha (será solicitada a confirmação do seu e-mail);
  • O nome de usuário será o nome que estará no link do seu perfil no LinkTree;
  • Escolha o plano “Free” para utilizar o serviço gratuito ou o Pró para utilizar a versão paga;
  • Seu painel de usuário irá abrir e você já pode configurar e personalizar seu perfil do Linktree!

O site conta com templates prontos bem versáteis de cores neutras e tudo é muito intuitivo. Com a versão gratuita já é possível encontrar um tema que converse com a comunicação visual da sua marca.

Após personalizar o visual da sua página do Linktree, está na hora de inserir os links.

Aqui, você basicamente copia e cola a URL de locais externos, como seu site, outra rede social, uma página de produto — também conhecida como landing page —, entre outros. Para cada destino, é gerado um novo botão que se organiza com os demais em formato de lista organizada.

Você pode escolher a ordem arrastando os cards na parte esquerda onde existem os três pontinhos, colocando na ordem desejada. Todas as mudanças realizadas serão mostradas em tempo real, o que torna a experiência bem fluida na plataforma do LinkTree.

Boas práticas

  • Quantos links se pode colocar no Linktree? Você pode inserir quantos links achar necessário, mas é recomendável que não exagere na dose, pois isso vai acabar confundindo o visitante e poluindo a página.
  • Quais conteúdos ou links devo adicionar no Linktree? A melhor prática é colocar os principais canais de comunicação da empresa e dois conteúdos recentes, no máximo. Esses conteúdos recentes podem ser artigos ou uma landing page de algo que você está divulgando com mais frequência.

Empresas de eventos utilizam para colocar a página de venda de ingressos do espetáculo mais próximo, por exemplo.

Então, faça o possível para atualizar os links com conteúdos mais atualizados.

  • Website da empresa: essencial para que os usuários entrem em contato com sua marca e conheça melhor seus produtos e conteúdos, como um blog.
  • WhatsApp Business: esse link não pode faltar na sua árvore de links do Linktree, pois é o canal de comunicação direto com seu potencial cliente. Se ele viu uma promoção no seu feed e quiser te contatar diretamente pelo WhatsApp, é em seu Linktree que ele vai procurar essa informação. Aliás, você mesmo(a) poderá destacar isso nas postagens, chamando seus seguidores para tirar dúvidas pelo aplicativo.
  • Facebook: ainda que as pessoas passem mais tempo navegando pelo Instagram atualmente, o Facebook ainda é a rede social com mais usuários cadastrados no mundo. Muitos ainda utilizam o Facebook. Mesmo que você apenas reproduza o conteúdo do Instagram por lá, é importante manter uma página profissional e inserir o link do perfil Linktree.
  • LinkedIn: dependendo do tipo de negócio que você tem no Instagram, o LinkedIn será a rede que fornecerá o profissionalismo e as oportunidades de network com outras empresas para parcerias ou mesmo convites para novos trabalhos. O mundo corporativo utiliza muito a rede social, e deixá-la com fácil acesso pode te ajudar em novas oportunidades de negócio.
  • Pinterest: se o Instagram é sua principal ferramenta de trabalho, muito provavelmente você tem um perfil no Pinterest para se inspirar em ideias de postagens. O Pinterest é uma rede social em ascensão e a maioria dos profissionais que trabalham com conteúdo criativo tem um perfil por lá.
  • TikTok: como criador(a) de conteúdo, certamente você pode ter um perfil no TikTok, a rede social com maior crescimento digital na atualidade. Não deixe de colocar este link no seu Linktree!
  • Outros: Twitter, YouTube ou a página de contato do seu website. O que vale aqui é ser o mais específico possível e inserir apenas os links que fazem mais sentido para seu usuário.

Se a sua empresa tem um canal no YouTube, mas não posta regularmente, é muito mais interessante colocar links que redirecionam para plataformas com conteúdos mais recentes.

Estatísticas no Linktree

Na versão gratuita, basta clicar em “Analytics” na parte superior da tela, que mostrará o número de visualizações da página. Cada visualização é contada quando a página do Linktree é visitada ou clicada.

Na versão free, também é possível visualizar o número de cliques de cada link da página Linktree. Basta clicar no ícone (em azul abaixo) de cada link da sua página personalizada Linktree.

Já na versão pró, é possível integrar a plataforma com o Google Sheets, Google Analytics, agendar links , organizá-los por prioridade, total de cliques nos links, visualizações únicas, CTR, de onde vêm as pessoas que acessaram seu perfil do Linktree e muito mais!

Agora que você já sabe tudo sobre o Linktree, que tal avançar nos seus negócios no Instagram?

Aqui no blog da HostGator existem inúmeros artigos que podem te ajudar a progredir ainda mais no seu empreendimento.

Esperamos ter te ajudado!