Quer conhecer os principais termos relacionados ao marketing para se preparar para reuniões ou alavancar seu negócio? Confira o Dicionário do Marketing Digital que criamos para você!

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Quem atua com marketing ou é empresário certamente já se deparou com termos que nunca ouviu ou simplesmente não sabe definir o seu significado.

Esse é o seu caso? Então ter um dicionário do marketing digital pode ser um grande aliado na sua rotina!

Conhecer os principais termos do marketing digital pode ser útil durante reuniões de negócio ou para definir as melhores estratégias de atuação. Isso não significa que é preciso decorar tudo. Na verdade, saber o básico já pode garantir melhores resultados nessa área.

Se você possui um pequeno ou médio negócio, recomendamos guardar esse glossário do marketing digital sempre com você. Assim, quando surgir alguma dúvida, você pode esclarecer rapidamente!

O que cocê vai ler neste conteúdo:

Dicionário do marketing digital: 50 termos que todo mundo deve conhecer

  1. Atração de leads
  2. Autoridade de página
  3. Autoridade de domínio
  4. Automação de marketing
  5. Blog
  6. Branding
  7. Clickbait
  8. Conteúdo evergreen
  9. Conteúdo viral
  10. Conversão
  11. CRM (Customer Relationship Management)
  12. CTA (Call-To-Action)
  13. Domínio
  14. E-book
  15. E-commerce
  16. E-mail marketing
  17. Engajamento
  18. Fluxo de automação
  19. Formulário de conversão
  20. Google Ads
  21. Google Analytics
  22. Google Meu Negócio
  23. Growth hacking
  24. Inbound marketing
  25. Influenciador digital
  26. KPIs (Key Performance Indicators)
  27. Landing page
  28. Links internos
  29. Links externos
  30. Links patrocinados
  31. Marketing de conteúdo
  32. Métricas
  33. Newsletter
  34. Nutrição de leads
  35. Outbound marketing
  36. Palavra-chave
  37. Persona
  38. Pillar page
  39. Redes sociais
  40. Segmentação de leads
  41. SEM (Search Engine Marketing)
  42. SEO -> geral e local
  43. SERP (Search Engine Results Page)
  44. Teste A/B
  45. Tráfego orgânico
  46. Tráfego pago
  47. Vídeo marketing
  48. Webinar
  49. White paper
  50. YouTube

Dicionário de marketing digital: 50 termos que todo mundo deve conhecer 

1 – Atração de leads

Consiste em realizar ações para atrair o potencial cliente da empresa. Geralmente, são disponibilizados conteúdos que os incentive a inserir dados relevantes em um formulário de conversão. 

2 – Autoridade de página

É o nível de valorização de uma página em comparação ao da concorrência. Os principais parâmetros para determinar sua autoridade são a quantidade e a qualidade dos links que estão direcionando o acesso para ela. 

3 – Autoridade de domínio

Está relacionado à autoridade que o nome ou domínio do site possui como um todo. Essa métrica, desenvolvida pela Moz, consegue prever o potencial que o domínio tem de alcançar o topo do Google e receber mais tráfego web.

4 – Automação de marketing

Consiste na automatização de tarefas antes realizadas de forma manual, como envio de e-mail marketing programado e categorização de leads, por exemplo. 

5 – Blog

É uma área do site onde são publicados artigos, imagens e vídeos regularmente, como forma de compartilhar experiências e conhecimentos. Para empreendedores, o blog é considerado essencial porque ajuda a melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca. 

6 – Branding

Processo de criação da imagem de uma marca na mente do consumidor. É uma estratégia que visa atrair e reter clientes fiéis e, por isso, não poderia ficar de fora do nosso dicionário do marketing digital. 

7 – Clickbait

Traduzida como “iscas de cliques”, é uma estratégias de divulgação online que consiste em utilizar títulos sensacionalistas como forma de gerar mais cliques no conteúdo.

8 – Conteúdo evergreen

Também conhecido como conteúdo perene, é aquele que continua agregando valor após um tempo da sua publicação. Em outras palavras, pode ser utilizado como referência por um longo período, devido ao seu caráter atemporal. 

9 – Conteúdo viral

É o material que se tornou popular na internet devido a quantidade de compartilhamentos que gerou. Nem sempre é possível prever que o conteúdo será viral até que ele se torne um. 

10 – Conversão

Esse termo de marketing digital nada mais é do que uma métrica de avaliação de quantidade de vendas obtidas. Logo, através dela, é possível mensurar o quanto uma estratégia foi bem-sucedida. 

11 – CRM (Customer Relationship Management)

Traduzido como Gerenciamento de Relacionamento com Clientes, o termo costuma ser utilizado para descrever os softwares que permitem armazenar dados, tanto pessoais como últimas compras. Com isso, é possível realizar ações de acordo com o comportamento do consumidor. 

12 – CTA (Call-To-Action)

Pode ser um link, um botão ou mesmo uma frase que incentive o visitante da página a realizar alguma ação específica para se tornar lead ou consumidor. Exemplos de CTA são “Entre em contato conosco” e “Baixe nosso e-book agora mesmo”. 

13 – Domínio

É o endereço de um site, ou seja, o que deve ser digitado na barra de endereço URL para que ele seja encontrado. O nosso, por exemplo, é www.hostgator.com.br.   

14 – E-book

É um tipo de conteúdo rico, relevante e mais longo que um post normal muito utilizado nas estratégias de marketing digital. Eles ajudam a gerar leads, uma vez que costumam ser disponibilizados mediante o preenchimento de dados em um formulário.   

15 – E-commerce

É um comércio eletrônico ou uma loja virtual, em que o empreendedor pode vender seus produtos e serviços de forma direta. Estima-se que, no Brasil, existam cerca de 930 mil sites de comércio eletrônico.

16 – E-mail marketing

Ferramenta de marketing digital que amplia o vínculo com os potenciais clientes, bem como ajuda na nutrição de leads. Através dele, é possível divulgar campanhas, novos produtos ou mesmo compartilhar, de forma personalizada, conteúdos através de newsletter. 

17 – Engajamento

Esse é outro termos do dicionário de marketing digital que está cada vez mais em pauta. Ele reflete as interações que as pessoas têm com o conteúdo disponibilizado em um site ou rede social, seja através de curtidas, comentários ou compartilhamentos, por exemplo. É uma métrica que permite avaliar o envolvimento e relacionamento com os públicos.

18 – Fluxo de automação

Consiste em realizar ações variadas de acordo com o comportamento do público. É possível, por exemplo, enviar novos e-mails marketing conforme o usuário visita determinadas páginas, incentivando-os a seguir o fluxo até se tornar um cliente de fato. 

19 – Formulário de conversão

É um tipo de formulário em que o visitante preenche campos com seus dados em troca de algo, como obter uma oferta exclusiva, receber um brinde ou baixar um e-book gratuito. Tem por finalidade a conversão dos leads. 

20 – Google Ads

O Google Ads é outro termo indispensável no dicionário do marketing digital. Trata-se de uma ferramenta do Google que permite criar campanhas publicitárias vinculadas aos resultados de busca. Você pode patrocinar palavras-chave relevantes, fazendo com que a sua página apareça no topo, por exemplo. 

21 – Google Analytics

É uma ferramenta de análise de tráfego de um site disponibilizada gratuitamente pelo Google. Ela permite saber a quantidade de acessos, de onde eles vieram e o tempo de permanência na página, entre outros. 

22 – Google Meu Negócio

Ferramenta também gratuita que permite que as empresas gerenciem sua presença do Google. Adicionando dados sobre a empresa, como localização e horário de atendimento, também permite que seus clientes encontrem facilmente o negócio físico – esforço conhecido como SEO local. 

23 – Growth hacking

Refere-se a um tipo de marketing mais novo, voltado a experimentações, experiências e, principalmente, crescimento rápido da base de clientes.

24 – Inbound marketing

Considerado como “novo marketing”, consiste em atrair clientes até a sua marca e seus produtos de forma gradual e sutil, sem interromper as ações que eles estejam realizando – como é o caso das propagandas que surgem em intervalos. 

25 – Influenciador digital

Pessoa com poder de influenciar outras pessoas através das redes sociais. Por possuírem diversos seguidores que confiam nas suas avaliações, algumas marcas fazem parcerias com eles para que divulguem seus produtos.

26 – KPIs (Key Performance Indicators)

Traduzido como Indicadores-chave de Desempenho, são uma série de indicadores quantitativos que permitem mensurar ações e monitorar se as metas estão sendo cumpridas. Eles permitem, ainda, acompanhar o progresso com base em números. 

27 – Landing page

É uma página criada para oferecer determinado material em troca de informações úteis sobre os usuários, convertendo-os em leads. É aqui que pode ser disponibilizado um e-book para ser baixado, por exemplo. 

É o link disposto em uma página que leva à outra página, documento ou imagem do mesmo site. Um exemplo são os links de conteúdos já publicados em um blog que são adicionados ao longo de um post novo. 

São os links que direcionam o leitor para uma página fora do seu domínio. Um uso comum é quando são adicionadas pesquisas em um conteúdo e o link leva o leitor para a fonte oficial dos dados.

São os anúncios pagos e exibidos quando fazemos pesquisas por palavras-chave nos mecanismos de busca. 

31 – Marketing de conteúdo

Estratégia de marketing que consiste em criar conteúdos qualificados e relevantes sobre assuntos específicos para atrair potenciais clientes para o site. Ela ajuda, ainda, a se tornar referência sobre o tema, facilitando a conversão dos leitores em consumidores da marca. 

32 – Métricas

São dados gerais ou específicos que ajudam a mensurar os resultados das estratégias adotadas. A partir delas, é possível identificar tendências e comparar resultados com outras ações realizadas. 

33 – Newsletter

Conteúdo enviado por e-mail para uma lista de assinantes de um site – que podem ser clientes reais ou potenciais. Ele é importante porque mantém a sua marca sempre na mente das pessoas, estabelecendo autoridade e notificando quando há algo novo que possa os interessar. 

34 – Nutrição de leads

Prática que consiste em desenvolver uma série de comunicações, entre e-mails e mensagens nas redes sociais, para qualificar um lead, mantê-lo engajado e levá-lo aos poucos ao longo do funil de vendas. 

35 – Outbound marketing

Esse é o marketing tradicional, em que são feitas publicidades para convencer o consumidor a adquirir um produto ou serviço. Outdoors e anúncios em jornais são exemplos de ações nesse formato. 

36 – Palavra-chave

É um termo que resume ou define o foco de um conteúdo. É importante realizar a escolha adequada porque é através dela que o leitor irá lhe encontrar nos mecanismos de busca. 

37 – Persona

Representação do cliente ideal da empresa. É preciso levar em consideração fatores como objetivos, comportamentos, dados geográficos, entre outros, para criá-la. Com ela definida, fica mais fácil desenvolver conteúdos que irão atender suas necessidades. 

38 – Pillar page

Trata-se de uma página que contém um texto completo sobre determinado assunto relacionado ao negócio. Ela funciona como um hub de conteúdos associados a uma palavra-chave de interesse da empresa. 

39 – Redes sociais

Esse tema do dicionário de marketing digital muitas pessoas já ouviram falar. Tratam-se das mídias criadas para a interação social, como Facebook, Instagram e Twitter. Eles são também um canal adicional para expandir o alcance do negócio. 

40 – Segmentação de leads

Consiste em segmentar a base de contatos seguindo determinados critérios, como região ou preferências. Esse tema do glossário de marketing digital é importante porque essa ação pode otimizar os resultados das estratégias de relacionamento das empresas.

41 – SEM (Search Engine Marketing)

É um termo de marketing digital que está cada vez mais sendo utilizado. Trata-se de um conjunto de técnicas que visam utilizar o poder de visibilidade dos buscadores para promover sua página. Ele é dividido em duas partes: SEO e links patrocinados – que também estão explicados neste artigo.

42 – SEO

É a sigla de “Search Engine Optimization”, que pode ser traduzida como Otimização nos Sites de Pesquisa. Consiste em uma série de ações e técnicas que aumentam o número de acessos de um site de forma orgânica, melhorando o posicionamento no Google

43 – SERP (Search Engine Results Page)

São todas as páginas que aparecem nos mecanismos de busca quando um usuário realiza uma pesquisa. 

44 – Teste A/B

Esse tipo de teste é muito comum ao lançar novas ações de marketing digital. Como o próprio nome diz, consiste em realizar um teste que avalia qual ação trará resultados mais assertivos. Para isso, são criadas duas versões de uma mesma página ou e-mail, por exemplo, para, após, verificar a que der mais retorno e utilizá-la como padrão. 

45 – Tráfego orgânico

É quando os usuários encontram a sua página através dos mecanismos de busca. O uso das palavras-chave adequadas são essenciais pensando nesse tipo de tráfego. 

46 – Tráfego pago

Diferentemente do termo acima, o tráfego pago é aquele que chega através dos anúncios publicitários realizados em plataformas específicas, como Google Ads e Facebook Ads

47 – Vídeo marketing

É uma estratégia de divulgação de marca, produto ou serviço realizada através de produções de vídeos. Por serem de consumo rápido e fácil, costumam atrair mais a atenção dos usuários, gerando mais engajamento de textos e imagens. 

48 – Webinar

São os conteúdos disponibilizados em formato de vídeo. Geralmente apresentado ao vivo, pode ser composto por palestras, aulas, debates, entre outros. As empresas podem utilizá-lo para lançar um produto, por exemplo, e gerar conversões imediatas. 

49 – White paper

Utilizado em estratégias de marketing de conteúdo mais avançadas, é um documento que aprofunda um problema, apresentando conceitos, causas e soluções. Para que seja eficiente, deve ser destinado a cliente que já se encontram no fundo do funil.

50 – YouTube

É o maior site de compartilhamento de vídeos, em que as pessoas podem visualizar, compartilhar ou mesmo fazer upload dos conteúdos gratuitamente. As empresas podem utilizar essa rede para divulgar vídeos, mesmo que curtos, para se aproximar ainda mais dos seus clientes.

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