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Descubra a importância do marketing em saúde e como criar estratégias eficazes para divulgar melhor sua clínica no meio digital. Acesse e entenda!

O marketing em saúde é um grande aliado para que as clínicas se tornem mais relevantes para os pacientes. As estratégias de marketing são parte do caminho para construção de uma impressão positiva da sua marca. 

Isso porque, atualmente, as pessoas estão procurando por sites ou redes sociais que promovam conteúdos confiáveis e entreguem certa autoridade no assunto. Essa é a justificativa perfeita para você implementar o planejamento de marketing de conteúdo com informação relevante, feito por profissionais que entendem do assunto.

Tópicos abordados nesse artigo 

  • Exemplos de marketing de conteúdo
  • Por que investir em marketing para área da saúde?
  • Como fazer marketing de conteúdo para área da saúde?

Exemplos de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a criação e a distribuição de conteúdo relevante para um público-alvo específico. Basicamente, ele pode ajudar sua clínica a criar a melhor estratégia para atração e fidelização de pacientes.

Com o marketing em saúde, você pode criar conteúdos com soluções de dúvidas sobre alimentação, manipulação de algum medicamento ou hábitos indispensáveis. 

Essa estratégia também possibilita trabalhar em diversos formatos e canais, fazendo com que você possa entregar o conteúdo da maneira que mais faça sentido a quem irá consumi-lo. Abaixo, confira algumas sugestões de formatos e canais. 

  • Postagens em blog: permitem fazer conteúdos de mais fôlego, que podem ser divididos em temáticas ou seções de acordo com a sua área de atuação — e das possíveis pessoas que trabalham com você;
  • Fóruns de discussão: permitem que os pacientes e os clientes tirem dúvidas com você de uma maneira descontraída e rápida. Atraem diversos perfis de pessoas que se interessam pelo tema, fazendo com que sua clínica alcance um público ainda maior; 
  • E-books: podem ser mais longos e entregam um material que servirá como referência a qualquer momento entre seu público e pacientes,
  • Boletins eletrônicos: entregam novidades rápidas e links relevantes para leitura de uma lista de e-mails que você poderá manter ativa.

Por que investir em marketing para área da saúde?

Com o marketing de conteúdo, é possível educar a população a partir do seu conhecimento nos variados assuntos e atrair novos clientes. Além disso, há a chance de, por exemplo, conscientizar o público com campanhas sazonais, como a prevenção da dengue.

O ganho vem em diversas direções. Marketing e saúde, unidos e utilizados de forma estratégica, podem ajudar seu negócio a se destacar no mercado. Isso porque seus serviços, sua clínica ou sua instituição da área da saúde passam a ser mais conhecidos, agregando valor ao possível cliente para além dos trabalhos prestados.

Além disso, os conteúdos de relevância são priorizados nos mecanismos de pesquisa da internet, como o Google. Para isso e principalmente quando a ideia é produzir conteúdos um pouco mais longos, busque apostar em ferramentas de SEO para que seu conteúdo chegue ao público-alvo do seu negócio. 

Como fazer marketing de conteúdo para área da saúde?

O marketing em saúde sempre precisa priorizar a ética e seguir as recomendações do Conselho Federal de Medicina. Além disso, o conteúdo deve focar nos pacientes e em como passar confiança para eles. Veja mais dicas a seguir.

Conteúdo interativo

Geralmente, as clínicas médicas e os hospitais não estão associados a situações positivas. Sendo assim, uma dica para contornar esse fato é criar conteúdo interativo, de forma que as pessoas possam se sentir bem em relação às informações que estão tendo acesso.

Mudar a abordagem do conteúdo, por exemplo, é uma forma eficiente de realizar isso: em vez de compartilhar dados preocupantes sobre câncer, procure trazer informações úteis e simples de como as pessoas podem se prevenir fazendo o mínimo. Você também pode usar as redes sociais para tirar dúvidas e informar, estimulando a participação e gerando mais engajamento.

Conteúdos sazonais

Outra estratégia para um marketing de conteúdo em saúde interessante é utilizar datas e comemorações importantes para o mundo. No caso, procure privilegiar, por exemplo, os períodos que têm relação com o nicho: Dia da Saúde, Outubro Rosa e outros.

Também abuse da criatividade para usar as datas a seu favor: no Dia da Mulher, compartilhe conteúdos relacionados à saúde feminina, etc. Assim, você estará propagando um conteúdo relevante sobre o tema, além de demonstrar que a clínica se importa com essas questões importantes.

Infográficos

Para facilitar ainda mais o acesso à informação, os infográficos são ideais. Esse tipo de conteúdo ilustra o assunto e explica de forma simples, facilitando a compreensão. São eficazes em informar as pessoas sobre diversos assuntos de forma objetiva e dinâmica, com forte apelo visual.

Para que esse conteúdo seja efetivo no que propõem, é importante que tenha design simples, dados organizados da direita para esquerda e, por fim, chamada para alguma ação, como fazer o agendamento de consultas on-line, por exemplo.

Aprenda a mensurar suas campanhas de marketing!

Após entender mais sobre marketing em saúde e a importância disso para alavancar seu negócio, é preciso aprofundar-se na parte técnica da divulgação nos meios digitais.

Para isso, confira nosso artigo sobre métricas em campanhas de marketing digital e entenda mais sobre como medir a performance das suas estratégias!

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    • Conteúdo interativo

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  • Criador de Sites

Luana Sa

Graduanda em Letras pelo CEFET-MG, Luana Sá é redatora e revisora há 2 anos. Apaixonada pela comunicação (ou conexão) entre palavras e pessoas, escreve com o objetivo de transformar ideias em textos incríveis. Ama livros e histórias bem feitas - porque não acredita em perfeição, mas sim em excelência. Persegue seus sonhos com essa perspectiva!

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