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Depois que você estabeleceu a sua presença online, é hora de pensar em como o seu visitante vai se tornar, de fato, um cliente ou assinante. Pensar nisso de forma estratégica previne gastos desnecessários e uma ótima maneira de fazer é utilizando páginas otimizadas e fazendo bom uso das Landing Pages. Se seu objetivo é […]

Depois que você estabeleceu a sua presença online, é hora de pensar em como o seu visitante vai se tornar, de fato, um cliente ou assinante. Pensar nisso de forma estratégica previne gastos desnecessários e uma ótima maneira de fazer é utilizando páginas otimizadas e fazendo bom uso das Landing Pages.

Se seu objetivo é melhorar as conversões, preparamos algumas dicas para você sobre o que é uma Landing Page e como usar. Confira!

O que é uma Landing Page?


Em uma tradução literal para o português, o termo Landing Page é uma ‘página de aterrissagem/pouso’. Em um conceito geral a Landing Page é a página por onde o visitante entra em seu site, contudo ultimamente o significado dela tem sido mais amplo.

A Landing Page faz parte do processo de venda e tem sido usada com um objetivo específico, obter conversões. Elas são páginas independentes com o foco apenas em receber visitas de algumas campanhas específicas e conduzir os visitantes à realizar em uma determinada ação.

Uma Landing Page pode ser usada para qualquer propósito, desde vender um determinado produto ou oferecer descontos, até capturar novos leads, incentivar o download de um material educativo ou assinar uma newsletter. Então, produzir uma boa página de conversão aumenta as chances de obter o resultado desejado: conduzir os visitantes para a ação desejada na página.

Geralmente essas páginas possuem, propositalmente, menos elementos e links do que o site normal, com conteúdos compostos por mensagens diretas e um design limpo e simples, para não tirar o foco do usuário e conduzir para a ação através do call-to-action (CTA).

Por que essas páginas são importantes?


Simples, resultados! Uma página bem elaborada permite que tenha uma taxa de conversão mais elevada que nas páginas normais de um site.

Em muitos casos uma página não otimizada e sem um objetivo cria confusão, fazendo com que o visitante saia do site. Se essas páginas não convertem o usuário em leads ou clientes, elas não estão desempenhando corrretamente o seu papel.

O objetivo da Landing Page é fazer o usuário tomar uma decisão, seja ela baixar ou compartilhar o conteúdo da página, informar o e-mail ou até mesmo clicar no botão de compra.

Dicas para construção de Landing Pages

Para que você possa construir um página com os melhores requisitos para converter, confira algumas dicas abaixo:

Conteúdo

  • Para atrair o interesse do usuário, use uma linguagem clara. Utilize sentenças curtas para facilitar a compreensão da mensagem;
  • Os tópicos atraem a atenção quase que instantaneamente, pois são mensagens diretas e rápidas de ler, como um resumo;
  • O título e subtítulo da página são os itens mais vistos da página, dessa forma não use uma linguagem genérica e sim palavras-chave que tragam um benefício e que sejam relevantes para SEO (para saber mais, confira o post 7 dicas de SEO);
  • Uma Landing Page não é um cardápio então é preciso filtrar as informações, focar nos pontos principais e nos diferenciais;
  • O call-to-action é a alma de uma Landing Page, é através dele que chamamos o usuário para realizar a ação desejada. Usar o CTA em um botão costuma ser um bom recurso, já que deixa claro para o usuário qual é o caminho que ele deve seguir. Além disso, o CTA deve ser visualizado sem a necessidade do visitante rolar a página para baixo. Informe também o que irá acontecer ao clicar no botão, como por exemplo: “Faça o Download”, “Compre Agora” ou “Cadastre-se”;
  • Os formulários são uma ótima forma de contato com o seu visitante, através dele acontece um sistema de troca: sua oferta por informações pessoais do usuário. Peça apenas informações úteis para a sua empresa.

Design

Design - HostGator Brasil

  • O layout da página precisa ser simples e limpo para não tirar o foco do seu objetivo e para não confundir seu usuário;
  • Abuse de espaços em branco entre diferentes elementos para ajudar na compreensão, além criar uma divisão de informações;
  • Utilize imagens que se relacionam com a sua proposta, procure mostrar o que o usuário terá de benefício ao realizar a ação do call-to-action como, por exemplo, baixar um e-book. Isso torna a oferta mais atraente, pois transmite credibilidade e segurança ao visitante. Além disso, o uso de imagens e vídeos facilita a compreensão da mensagem e, consequentemente, aumenta as conversões;
  • Não utilize os menus padrões do seu site, pois o objetivo da Landing Page é a conversão, a presença de um menu abre espaço para que o visitante vá para outra página e não realize a ação que você desejava;
  • As cores desempenham um forte papel na Landing Page. Lembre que o CTA precisa de destaque, então aposte em contrastes;
  • Teste diferentes tamanhos de páginas, nem sempre uma Landing Page menor converte melhor. Experimente uma versão mais detalhada também!

A Landing Page está pronta, e agora?

Landing Page - HostGator Brasil

Para que essa página seja efetiva você precisa direcionar o tráfego para ela de algumas maneiras como, por exemplo:

  • Crie campanhas de PPC;
  • Envie um e-mail marketing para a base que você já possui;
  • Publique nas Redes Sociais;
  • Otimizar a página para mecanismos de busca para dar mais visibilidade à página nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.

Mas além de se preocupar com o direcionamento do tráfego para a página, é preciso também pensar em para onde o usuário irá depois de realizar a ação, então pense no próximo passo e crie um fluxo para o visitante.

Mas esse não é o fim! Faça testes.

Teste A/B - HostGator Brasil

A melhor parte da Landing Page é a possibilidade de fazer muitos testes e descobrir qual possui a melhor performance. Não existe um formato padrão e perfeito para uma Landing Page. Você só vai ter certeza do que realmente funciona se testar.

Faça testes A/B até achar o melhor jeito e o que mais atrai os seus usuários. O design da página pode fazer muita diferença, então não se preocupe com o formato perfeito logo de início, modifique botões, altere cores, termos do call-to-action etc. Mudanças sutis podem trazer bons resultados, mas teste uma alteração por vez para saber qual das alterações realmente teve efeito.

Mas lembre-se de não perder o seu objetivo: transmitir na página a sua proposta e atrair o visitante para uma ação!

Gostou de saber um pouco mais sobre o que é uma Landing Page e como usar ela da melhor forma? Conte para nós suas experiências usando essas páginas, qual formato funcionou melhor?

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  • A Landing Page está pronta, e agora?

  • Mas esse não é o fim! Faça testes.

Tags:

  • otimização

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

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