Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Conheça mais sobre os principais editores de código com o blog da HostGator.

O editor de código ou editor de código-fonte é um software projetado especificamente para ajudar os desenvolvedores a programar. Na prática, eles são editores de texto com algumas funcionalidades adicionais para gerenciar e editar código. 

Os editores de código são específicos da linguagem de programação. Alguns editores oferecem suporte a uma ou duas linguagens de programação, enquanto outros oferecem suporte a várias linguagens de programação. 

No mundo em que vivemos, a tecnologia tem se tornado cada vez mais importante. Nesse sentido, usar um editor de código fonte online que mais se adeque às suas necessidades pode melhorar a velocidade da codificação. Pensando nisso, elaboramos este artigo com dez opções para você escolher o melhor editor de código para seu objetivo!

O que você precisa saber antes de escolher seu editor de código

Sites e aplicativos são, por baixo dos panos, apenas linhas de código que são escritas por desenvolvedores por meio de editores de código. Estes são programas que permitem criar, salvar e editar arquivos de texto simples, eliminando qualquer formatação. Na verdade, é aqui que eles diferem do processador normal de texto, como o Word. 

É importante ressaltar que os editores de código, seja um editor de código online ou não,   não compilam o código. Ele apenas permite que você escreva e edite o código-fonte. Um dos benefícios é que eles cuidam da sintaxe do código, ou seja, os editores de código avisam imediatamente sobre quaisquer erros. 

Alguns recursos desses editores são: (1) Realce de sintaxe; (2) Recuo automático; (3) Preenchimento automático e (4) Brace combinando. Apesar das facilidades, o que fará grande diferença na hora de desenvolver um código serão suas habilidades e criatividade. 

O editor de código é recurso que serve de apoio nas fases de codificação e teste do desenvolvimento de um software. Alguns editores modernos oferecem a possibilidade de destaque e de autocomplete de aintaxe, macros, além de plugins, opção de visualização, code-snippets e integração de FTP. Isso facilita (e muito!) na construção de experiência do usuário. 

Alguns editores podem ir ainda mais longe e oferecer um ambiente completo de desenvolvimento com inúmeros recursos e funções. O editor de código html – bem como outros disponíveis no mercado – é uma ferramenta insubstituível. Um software ruim pode diminuir a sua produtividade e até mesmo comprometer sua codificação. Dito isso, chegou a hora de conhecer algumas opções de editores de código. Vamos lá? 

Sublime Text

É um dos melhores editores de código, mas você terá que pagar por ele! O Sublime Text é aberto, leve e edtia seu arquivo quando você clica no botão. Sua capacidade de resposta o coloca no pódio dos editores de código.

O Sublime Text é extensível e suporta várias linguagens de programação. Além disso, esse editor de código possui opções de plugins e gerenciador de pacotes. Um dos principais benefícios são os temas, que permitem a personalização da aparência do editor! Ele também disponibiliza linters de código – o que na prática ajuda a localizar mais rapidamente erros no código.

Visual Studio

Um dos editores mais completos disponíveis no mercado, o Visual Studio é multiplataforma (Windows, Mac OS, Linux) e é um editor de código online grátis. Esse editor é ideal para projetos complexos, apesar de ser lento na inicialização. No entanto, ao usá-lo, o VS Code é rápido e capaz de lidar com algumas tarefas interessantes, como commits Git rápidos, ou abrir e classificar várias pastas de conteúdo.

Codespace

É um editor de código online colaborativo, baseado em navegador da Microsoft e Githu. O Codespace tem suporte para repositórios Git, extensões e uma interface de linha de comando integrada para que seja possível editar, executar e depurar seus aplicativos de qualquer dispositivo. 

Assim, ele permite que você trabalhe em qualquer lugar e torna a colaboração com outros desenvolvedores mais fácil. A funcionalidade de edição de código sempre será gratuita, embora a Microsoft, idealizadora do editor, planeje oferecer preços simples de pagamento conforme o uso para ambientes de nuvem 

Atom

Avaliado como o melhor editor de código gratuito, o Atom conta com uma interface amigável e é multiplataforma (Windows, Mac OS, Linux). Esse editor é  open source e desenvolvido pelo GitHub. Historicamente, ele apresentou problemas de desempenho e estabilidade, mas eles diminuíram significativamente com a maturidade do editor.  

Vim

Este software de linha de comando é um dos favoritos dos programadores da velha guarda, e é capaz de rodar em Windows, Mac OS e  Linux. O programa é inteiramente navegado por teclado, tornando-se muito mais rápido e eficiente, mas apenas se você se esforçar para aprender a operá-lo. 

Com o Vim, o usuário pode usar atalhos de teclado que possibilitam acelerar a edição de código. Além disso, é possível criar  comandos personalizados, ou seja, atalhos que se adequem ao seu próprio fluxo de trabalho. É claro que isso depende de investimento de tempo e esforço para aprender a mexer no editor de código, Mas, saiba que esse investimento vale a pena: o Vim aumenta sua produtividade de codificação. 

Brackets

Brackets é o editor de código aberto da Adobe. Ele não suporta nativamente tantos idiomas para realce de sintaxe e devido ao seu foco em tecnologias front-end, ele também oferece suporte a pré-processadores CSS como Less e Sass. Ele é configurável através de seus menus, enquanto a maioria dos outros editores nesta lista requerem que você edite os arquivos de configuração. 

Note pad++

Notepad ++
Imagem: Código Fonte

É um editor de texto extremamente popular. Os desenvolvedores normalmente recomendam como uma boa opção para alguém que está começando a editar o código, já que pode ficar sobrecarregado com o ambiente oferecido por outros editores. 

O Notepad ++ é uma opção simples e é utilizado para desenvolvedores profissionais como driver diário porque é leve, eficaz e faz o que precisa ser feito. A desvantagem do editor é que está disponível apenas para Windows. 

Bluefish

O Bluefish é mais um ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) que um editor de código, o que significa que pode ser um pouco avançado para novos usuários. É gratuito, aberto e vem com uma ampla variedade de recursos úteis para uso em muitas plataformas. 

Ele é capaz de lidar com bases de código bastante complexas. Ele é ideal se você deseja aprender todas as nuances de um IDE completo. Essa pode não ser a melhor opção para programadores iniciantes porque trabalhar em um ambiente de desenvolvimento integrado pode ser difícil no começo. 

Codeshare.io

É um editor de código baseado em navegador gratuito que permite que qualquer pessoa codifique gratuitamente. O codeshare.io é uma ótima opção para desenvolvedores que precisam compartilhar o código com outros. Além disso, eles têm dezenas de temas e realce de sintaxe para todos os principais idiomas. 

PhpStorm,

Não é apenas um editor de código php, e sim um IDE projetado para tornar a vida do desenvolvedor PHP melhor de muitas maneiras. Com ele, é possível obter depuração, controle de versão (Git, por exemplo), teste, verificação de erros, navegação de código intuitiva e muito mais dentro do próprio software.

Ao elencar algumas opções de editores de código, é impossível não deixar alguns fortes concorrentes de fora. O importante na escolha do seu editor, é saber que não existe o melhor editor e sim aquele que atende suas necessidades num determinado contexto ou projeto. 

Por isso, o ideal é sempre pesquisar e perguntar. Se você está começando a programar agora, também recomendamos os cursos da HostGator Academy! E continue acompanhando o blog da HostGator para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!

Navegue por tópicos

  • O que você precisa saber antes de escolher seu editor de código

  • Sublime Text

  • Visual Studio

  • Codespace

  • Atom

  • Vim

  • Brackets

  • Note pad++

  • Bluefish

  • Codeshare.io

  • PhpStorm,

Tags:

  • Criador de Sites

Larissa Gaspar

✏ Jornalista e apaixonada por ouvir e contar histórias, atua como produtora de conteúdo e tem experiência em marketing e reportagem multimídia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários