Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

3 motivos para incluir o domínio de cidades na sua estratégia

Compartilhe:

O domínio de cidades é um registro personalizado que pode ajudar a promover os negócios locais. Entenda porque incluí-lo na sua estratégia.

O domínio de cidades é um registro personalizado que pode ajudar a promover e divulgar os negócios locais. Atualmente essa opção pode ser adquirida para dezenas de cidades brasileiras. Isso significa que você pode registrar um site com um domínio personalizado, usando o nome do seu negócio ou segmento e a cidade de atuação. Na prática, ficaria assim: www.chaveiro.floripa.br ou www.pizzaria.sampa.br.

A iniciativa de criar o domínio de cidades foi do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que promoveu uma ação para que as pessoas dessem sugestões para os domínios “cidades.br”. Inicialmente as cidades deveriam ter mais de 500 mil habitantes e o nome sugerido poderia ser algo mais popular, que descrevesse como as cidades são reconhecidas por seus habitantes. Foi assim que o domínio personalizado de Porto Alegre virou “poa.br“, o do Rio de Janeiro ficou só “rio.br” e São Paulo foi registrada como “sampa.br“.

Entenda as vantagens do domínio de cidades

Antes de mais nada, é importante deixar claro que ao registrar um domínio de cidades você não deve deixar de lado o domínio que já possui. Quem optar por ter um site com a extensão de domínio de cidades pode simplesmente direcionar os visitantes para o site principal.

Funciona assim: quando alguém pesquisar no Google “comida vegana em Curitiba“, um dos resultados pode ser o site www.comidavegana.curitiba.br. Quando o usuário clicar neste endereço pode ser redirecionado para o site que você já tem hoje, que pode ser www.comidavegana.com.br, por exemplo. Por isso, estamos considerando o domínio de cidades como uma estratégia a mais para divulgar a sua empresa.

1. Fortalecimento da presença online

Você já fez a experiência de digitar o seu nome ou do seu negócio no Google? Se a busca não apresentou resultados ou se eles não estão nas primeiras posições você precisa fortalecer a sua presença online.

Já citamos aqui no blog que as pessoas usam o Google para buscar tudo o que se pode imaginar (e até o que não imaginamos). O domínio de cidades pode fazer parte da sua estratégia de divulgação, principalmente se você tem um negócio local como padaria, restaurante, clínica veterinária, etc.

2. Atrair novos visitantes e clientes

O domínio de cidades também pode ser uma ótima estratégia para atrair novos clientes. Pessoas que não conhecem o seu negócio, mas buscam pelo seu produto ou segmento de atuação, poderão encontrá-lo mais facilmente.

Além de atrair um público que faz buscas mais genéricas, o domínio de cidades também minimiza a concorrência. Digamos que você tem uma empresa de frete e mudanças em Brasília. Registrar o site “www.mudanças.bsb.br” pode ser uma maneira de ser encontrado mais facilmente, pois mesmo que o cliente não saiba o nome da sua empresa, o próprio domínio do seu site já indica que a sua companhia oferece o que ele procura.

3) Posicionamento como negócio local

Já falamos aqui no blog como um site ajuda a gerar mais negócios locais e que é fundamental ter um site, mesmo que você não venda produtos online. Isso porque quando alguém faz uma pesquisa nas ferramentas de busca, a tendência é que os resultados apresentados primeiro sejam de estabelecimentos mais próximos.

Leia mais sobre a otimização nos mecanismos de busca no post “O que é SEO e porque é importante“. Você vai perceber que o domínio de cidades pode ser uma forma de usar algumas das palavras-chave mais importantes para o seu negócio direto na URL do seu site.

Conclusão

O domínio de cidades pode ser uma alternativa para ampliar a visibilidade de blogs e sites. Ter múltiplos domínios (“.br”, “com.br” e “cidade.br”) pode ser um diferencial, que além de fortalecer a presença online, pode atrair novos visitantes que poderão se tornar clientes.

O fato de a URL ter palavras que descrevem o seu negócio pode favorecer o posicionamento do seu negócio local. E, lembre-se: jamais exclua o domínio principal, basta direcionar as extensões.

Ficou com alguma dúvida sobre o domínio de cidades? Comente no espaço abaixo!

Navegue por tópicos

  • Entenda as vantagens do domínio de cidades

  • 1. Fortalecimento da presença online

  • 2. Atrair novos visitantes e clientes

  • 3) Posicionamento como negócio local

  • Conclusão

Tags:

  • domínio

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários