Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Veja a lista completa com os principais motores de busca do mundo. Aprenda mais sobre as principais características e as vantagens de cada um.

É praticamente automático: assim que surge uma dúvida ou precisamos obter alguma informação, instantaneamente recorremos ao Google. Não por acaso, quando falamos em motores de busca, o Google figura como o primeiro da lista hoje. 

Apesar de ser a ferramenta mais popular da internet, ele está longe de ser a única. Existem muitos motores de busca alternativos que, certamente, precisam estar no radar de quem trabalha com Marketing Digital e tem o SEO (Search Engine Optimization) como uma das principais estratégias.

Antes de falarmos sobre eles, vale explicar um pouco mais sobre o funcionamento dos motores de busca, certo?

O que são motores de busca?

Motores de busca são as ferramentas utilizadas para encontrar os mais diversos tipos de informações na internet, sejam elas em texto, imagem ou algum outro formato popular (como notícias, por exemplo).

Os motores de busca atuam por meio de rastreadores, que varrem a internet à procura de novos conteúdos ou da atualização deles. Os conteúdos encontrados são cadastrados na base de dados da plataforma para serem localizados pelos usuários a partir de palavras-chave relacionadas. 

Na prática, os motores de busca na internet conseguem solucionar praticamente qualquer dúvida em poucos segundos. Basta digitar o que você quer saber na barra de pesquisas, pressionar ENTER e pronto! Automaticamente, surgirão diferentes opções de conteúdos referentes à sua dúvida na tela do dispositivo ou computador. 

Vale lembrar que os resultados que aparecem para quem está realizando a pesquisa são elencados de acordo com o que é considerado mais relevante a partir das palavras digitadas pelo usuário. 

Como os motores de busca funcionam?

Se você possui um site ou blog, é muito importante aparecer nos resultados de pesquisa, principalmente no Google. Por isso, é importante entender como os mecanismos de pesquisa funcionam para que você aplique técnicas de SEO e apareça sempre quando alguém fizer pesquisas relacionadas aos assuntos, produtos ou serviços que você oferece.

Conheça a seguir alguns termos comuns aos motores de busca:

Crawl: os mecanismos de pesquisa usam um “spider” para “crawlear” as páginas web;

Banco de dados: as páginas rastreadas são indexadas no banco de dados dos mecanismos de pesquisa;

Pesquisa dos usuários: quando alguém faz a pesquisa no Google, Bing ou Yahoo, por exemplo, as engrenagens funcionam com o intuito de trazer os melhores resultados para aquela determinada pesquisa;

Robô: os robôs navegam pelo índice do banco de dados buscando as melhores respostas para o usuário, se baseando em uma infinidade de cálculos para cumprir essa tarefa;

Resultados de pesquisa: depois de todos os processos definidos é apresentado uma lista com as melhores resposta resultando na lista de pesquisa do Google e os demais mecanismos de buscas.

Motores de busca: como uma página é rastreada.

Agora que você já sabe o que são motores de busca e como eles funcionam, chegou a hora de conhecer a lista que preparamos com nove sites de buscas do mundo.

Na sequência, você poderá conhecer as características e as vantagens de cada um deles, com o intuito de fortalecer ainda mais as estratégias de Marketing de Conteúdo do seu negócio. 

1. Google

Apesar de dispensar apresentações, não poderíamos deixar o Google de fora desta seleção, não é mesmo? Como dissemos anteriormente, o Google figura como o motor de busca mais popular da internet ao nível mundial hoje.

Os dados confirmam que a maioria das pessoas recorre ao Google quando precisa encontrar algo. O Internet Live Stats, por exemplo, estima que o site processe uma média de mais de 40 mil consultas por segundo, o que se traduz em acima de 3,5 bilhões de pesquisas diárias e 1,2 trilhão de buscas anuais por todo o globo. 

As estatísticas não deixam dúvidas: estar bem posicionado no Google é fundamental para as empresas que desejam ter serviços ou produtos encontrados na internet.

2. Bing

Segundo a análise do StatCounter, o Bing se destaca como o segundo site mais utilizado no mundo quando o assunto são motores de busca. Anunciada pela Microsoft em 2009, a ferramenta veio para substituir o Live Search e conseguiu alcançar um bom número de novos usuários.

Apesar de o layout ser um pouco diferente, o Bing possui termos de funcionalidades muito semelhantes aos do Google, disponibilizando aos usuários recursos internos, como conversores de moedas, tradução e rastreamento de voos.

Outro recurso bem legal deste buscador é o Modo de Doação, que pode ser ativado por meio do Microsoft Rewards. A partir dele, as pesquisas do Bing geram pontos, que são convertidos em doações para organizações sem fins lucrativos.

3. Yahoo!

Após os motores de busca Google e Bing, o terceiro site da nossa lista é outro grande conhecido da rede. Afinal, mais que um buscador, o Yahoo também disponibiliza serviços como e-mail, notícias e jogos.

No quesito mecanismo de busca, o Yahoo conta com uma plataforma um pouco mais simples que as opções listadas anteriormente, mas oferece bons resultados de imagens e informações sobre os mais variados temas.

Vale dizer que Yahoo Search é o motor de busca padrão do navegador Mozilla Firefox, o que certamente contribuiu para que ele ocupasse a terceira posição no ranking dos mecanismos de pesquisa mais utilizados no mundo.

Para quem se pergunta qual o primeiro motor de busca brasileiro e porque ele não está nesta lista, aí vai uma informação extra: o “Cadê?”, desenvolvido pelos estudantes de engenharia elétrica Gustavo Viberti e Fábio de Oliveira, foi um verdadeiro marco dos anos 90 ao se tornar o primeiro buscador do país. O sucesso foi tanto que logo o serviço foi comprado pelo Yahoo, em 2002, e passou a se chamar “Yahoo Search”. 

motores de busca

4. Baidu

Conhecida como o “Google da China”, a Baidu foi fundada por Robin Li e Eric Xu em 2002. Apesar de contar com diferentes serviços, como plataformas de mapas e notícias, a empresa se destaca pelo motor de busca, que figura, hoje, como o número um na China.

Apesar de ser bastante semelhante ao Google em termos de design, o Baidu é fortemente censurado para atender às rígidas leis do país asiático. Lembrando que o buscador chinês não opera mais no Brasil desde 2018, quando decidiu encerrar totalmente as operações no país.  

5. Yandex

Apesar de o Google ser o buscador queridinho em boa parte no mundo, na Rússia, essa realidade é um pouco diferente. Por lá, o Yandex representa mais de 60% de todas as buscas realizadas.

Com mais de 20 anos de história, o mecanismo de busca russo permite que os usuários pesquisem sites, imagens, vídeos e notícias. Além disso, por ter sido criado especificamente para este público, o Yandex é considerado a melhor opção para pesquisas em língua russa.

É importante mencionar que, diferentemente do Google, ele leva em consideração a distância entre as palavras e a relevância dos documentos para apresentar os resultados de busca aos usuários. 

6. DuckDuckGo

Para encerrar a lista de motores de busca, resolvemos trazer uma ferramenta que tem chamado a atenção por entregar mais privacidade no mundo on-line: o DuckDuckGo. Além de não apresentar anúncios, ele não coleta informações do usuário e nem faz armazenamento dos históricos de pesquisa.

Segundo a própria empresa, que está sediada na Pensilvânia, o DuckDuckGo é especialmente indicado para quem está cansado de ser rastreado e quer retomar o controle das informações pessoais.

motores de busca

7. Ecosia

O Ecosia não é um motor de buscas muito conhecido, mas a ideia por trás dele deveria ser espalhada por todos nos quatro cantos do mundo.

O princípio do Ecosia é oferecer uma ferramenta de pesquisa livre na emissão de CO2. Além disso, todas as buscas feitas nele geram renda para ajudar no plantio de árvores ao redor do globo, sendo que aproximadamente 45 pesquisas já são responsáveis pelo surgimento de uma nova árvore em algum lugar do mundo.

8. Search Encrypt

Para quem sempre fica com um pé atrás ao realizar buscas na internet, o Search Encrypt é uma opção capaz de atender aos seus pedidos.

O sistema desse motor de busca usa criptografia local para garantir que suas informações estejam sempre protegidas. Somado a isso, ele apaga os registros das suas buscas após 15 minutos de inatividade na plataforma – ou seja, mesmo que outra pessoa acesso o computador, depois de um tempo ela dificilmente vai saber por onde você passou.

9. Lukol

O Lukol certamente pode ser o aliado perfeito daqueles que querem utilizar a base de dados do Google sem se preocupar com a questão de ser “stalkeado”.

Sendo um motor de busca anônimo, o Lukol permite fazer pesquisas nos registros da Gigante das Buscas, mas garantindo o anonimato das informações utilizadas para consulta. Você pode encontrar resultados em sites, imagens e notícias, com a certeza de que esses dados não serão guardados posteriormente.

Por que você deve conhecer os motores de busca e outras ferramentas?

Como você pôde acompanhar, existem diversas opções de motores de busca na internet. As seis ferramentas que mostramos até aqui são, na verdade, apenas uma amostra deste vasto universo.

Para quem trabalha com Marketing Digital, estar por dentro do top motores de busca é fundamental, especialmente quando se procura novas oportunidades de alcançar as melhores posições nestes sites. 

Ir além do Google e conhecer mais sobre as particularidades de cada ferramenta de pesquisa disponível na internet são práticas recomendadas para traçar boas estratégias em SEO para a sua empresa.

Mas vale lembrar que, quando falamos em otimização para motores de busca, também há uma infinidade de soluções que podem te auxiliar na missão de alcançar posições de destaque nos buscadores, incluindo desde ferramentas para tarefas específicas até algumas que abordam todo o escopo das estratégias.

Continue acompanhando o blog da HostGator para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!

Navegue por tópicos

  • O que são motores de busca?

  • Como os motores de busca funcionam?

    • 1. Google

    • 2. Bing

    • 3. Yahoo!

    • 4. Baidu

    • 5. Yandex

    • 6. DuckDuckGo

    • 7. Ecosia

    • 8. Search Encrypt

    • 9. Lukol

  • Por que você deve conhecer os motores de busca e outras ferramentas?

Tags:

  • Criador de Sites

Leticia Milaré

Formada em Jornalismo, atua na área de Comunicação desde 2013. Nos últimos anos, tem somado experiências na produção de conteúdo para empresas de diferentes segmentos, incluindo os de Tecnologia, RH, Marketing e Construção Civil. Quando não está escrevendo, gosta de passar o tempo na companhia de bons livros, séries, família e amigos.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários