Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Aprenda sobre a importância de começar a fortalecer a presença digital do seu negócio.

Fortalecer a presença digital é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Com mais de 134 milhões de pessoas utilizando a internet todos os dias no Brasil, não é de estranhar a importância de direcionar os conteúdos on-line ao seu site, ou seja, o call to action.

Como uma forma de estabelecer uma maior  interação com o consumidor, essa chamada ao final do texto tem como objetivo aproximar o usuário da marca. Para que isso aconteça de forma natural, é essencial ter conteúdos relevantes e otimizados com técnicas de SEO. Entenda melhor nos tópicos abaixo.

O que é CTA?

Também chamados de CTA, o call to action é definido como as chamadas que orientam e conduzem o visitante do seu site para os caminhos que você deseja que ele siga, seja para assinar uma newsletter, preencher uma landing page, responder a uma pesquisa, agendar uma visita, comprar um produto ou contratar um serviço. 

Essa é uma ferramenta com o objetivo de impulsionar os resultados do seu negócio. Isso porque, a partir desse recurso, é possível estimular que o visitante da página execute determinadas ações, já que o CTA é uma chamada para a ação, que pode ser usada tanto em sites, quanto em blog, posts e outros formatos de conteúdo.

Para entender melhor o que é call to action, observe os sites em que acessa e identifique expressões como: “fale com um especialista” e “baixe agora” — esses são exemplos de CTAs. 

Como utilizar o CTA?

Em termos gerais, o call to action é um direcionamento final, que ajuda a conduzir o visitante para uma jornada de compra. Além de fortalecer a estratégia de comunicação digital, o CTA simplifica a navegação, uma vez que oferece “atalhos” ao usuário, direcionando-o para a compra ou a leitura de mais conteúdos.

O uso dessa técnica de aproximação com o usuário é interessante, pois você pode utilizá-la de diferentes maneiras para alavancar a taxa de conversão do seu e-commerce. Veja como aproveitar os tipos de chamadas de ação a seguir.

  • Para estimular a navegação no site;
  • Para planos de contratação;
  • Para formulários de inscrição;
  • Para posts relacionados ao tema do artigo,
  • Para chamadas de materiais ricos.

Call to action: como criar?

O propósito do call to action é ajudar o visitante. Por isso, ao incluir um botão de chamada para ação, tenha em mente quatro fundamentos para um bom marketing digital: clareza, objetividade, relação com o objetivo e coerência com a proposta. Confira algumas dicas para pôr em prática abaixo.

1. Conheça o seu público

Analise o perfil de visitantes do seu site ou blog e tente compreender: o que eles buscam? Qual caminho percorreu até chegar onde estão? Quais produtos, soluções ou serviços procuram?

Quando você se coloca no lugar do usuário, fica mais fácil identificar o que ele espera, quais são as expectativas e as necessidades dele. Desse modo, você conseguirá alcançar um marketing com call to action mais assertivo, conduzindo o consumidor a uma ação efetiva.

2. Crie um conteúdo personalizado

O ideal de uma estratégia de marketing é criar um call to action pensando em como ele irá dar suporte para o usuário. Além disso, com a personalização de textos-âncoras criativos, você pode, inclusive, melhorar o ranqueamento no Google.

Portanto, é interessante ter links e botões com textos curtos, autoexplicativos e objetivos, usando o modo imperativo da língua portuguesa, já que ele é capaz de expressar ordem, sugestão, recomendação, solicitação, alerta ou aviso.

3. Tenha em vista o objetivo do CTA

Antes de começar a fazer o CTA, lembre-se da importância de estabelecer confiança com o leitor. Por isso, não é interessante colocar um link somente para atrair o visitante e entregar um conteúdo com outro depois. 

Assim, seja coerente na chamada e na entrega, além de disponibilizar uma oferta interessante. Uma dica é acrescentar uma vantagem ou algo que seja capaz de engajar o visitante.

4. Faça teste A/B

Diante de tantas possibilidades, como saber qual CTA realmente leva à ação? O caminho para descobrir isso é bem simples: comece a fazer teste. Aposte em novos formatos e posicionamentos no seu site, além de cores diferentes de fundo ou até uma linguagem informal.

Testando um formato e, depois, outro, é possível analisar e comparar os resultados que ambas as opções geraram, tornando a decisão mais assertiva e impulsionando o seu negócio.

Invista no marketing digital da sua empresa!

Agora que você sabe o que é CTA e como criá-lo, está na hora de começar a pôr os conhecimentos em prática e analisar os resultados.

Acesse o blog da HostGator e confira mais dicas sobre o marketing digital de uma empresa, como o artigo: “Vídeo marketing: destaque sua empresa com essa estratégia”.

Navegue por tópicos

  • O que é CTA?

  • Como utilizar o CTA?

  • Call to action: como criar?

    • 1. Conheça o seu público

    • 2. Crie um conteúdo personalizado

    • 3. Tenha em vista o objetivo do CTA

    • 4. Faça teste A/B

  • Invista no marketing digital da sua empresa!

Tags:

  • Loja HostGator

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários