O FTP é um protocolo que permite a troca de arquivos entre computadores conectados à internet. Veja como ele funciona na prática e como utilizá-lo..

(Atualizado em 27 de setembro 2021)

O protocolo FTP já estava protegendo os arquivos que eram transferidos pela internet muito antes do armazenamento em nuvem.

Antes era necessário um dispositivo físico como um CD-ROM e até mesmo um pen drive para transferir arquivos de um computador para o outro. No entanto, o avanço da internet permitiu que tudo fosse feito online.

A grande questão era manter a segurança desses arquivos, já que os dados passariam por uma infinidade de conexões na rede até chegar ao seu destino final.

O FTP é uma ferramenta muito importante para quem tem o próprio site e utiliza serviços de hospedagem. Pois, ele diminui relativamente o número de solicitações em seu servidor e seu gerenciamento pode ser feito diretamente pelo cPainel do administrador.

Além disso, é possível utilizá-lo sem instalar nenhum programa, e mais adiante você vai aprender como fazer isso. 

O que é o FTP?

Desenvolvido na década de 1970 pelo estudante de engenharia elétrica Abhay Bhushan, o File Transfer Protocol (FTP), ou Protocolo de Transferência de Arquivos, é um tipo de mensageiro, ou seja, ele transporta arquivos entre computadores pela internet.

Através do FTP, você pode mandar arquivos para outra máquina ou armazená-los em um servidor FTP. 

O objetivo é melhorar a segurança da transferência de arquivos, já que, naquela época, a internet se tornava mais acessível e o uso de computadores domésticos crescia. Em conclusão, desencadeou um aumento no número de transferências de arquivos entre uma máquina e outra.

Como o FTP é um protocolo que realiza a troca de arquivos pela internet, dessa forma, ele é um “paralelo” do que hoje conhecemos como Cloud Computing.

O protocolo de transferência de arquivos, mesmo inventado há quase 50 anos, é usado até hoje, principalmente por quem administra domínios.

Para que serve o FTP?

Seu papel é fazer o transporte de arquivos entre servidores locais, mas ele também troca correspondências entre a internet e as redes domésticas.

Uma das principais funções do FTP é a proteção contra invasões de malwares, já que, elas podem acontecer a qualquer momento na internet. Além disso, quanto mais alto o número de solicitações, o risco consequentemente é maior.

Para servidores que recebem uma grande quantidade de acessos, são utilizados servidores FTP, sobre os quais falaremos mais adiante.

Além de ajudar diretamente na melhora da velocidade de conexão, já que busca primeiro a URL pesquisada internamente, o protocolo muitas vezes dispensa a necessidade de conexão com outros servidores.

Não podemos esquecer, que o FTP é muito utilizado por quem trabalha com um número considerável de arquivos, por exemplo, desenvolvedores web. Geralmente quando se trabalha com criação ou edição de um site é necessário mexer arquivos específicos, sejam eles arquivos pesados ou arquivos em grande quantidade, o FTP está para ajudar, já que através dele você vai conseguir gerenciar esta transferência.

Como funciona o FTP?

Quando você digita um domínio na sua barra de pesquisa, está solicitando ao servidor daquele site acesso às informações armazenadas nele.

Isso pode ser perigoso, pois imagine centenas e até milhares de pedidos por minuto a um mesmo servidor. Além de sobrecarregar o sistema, a vulnerabilidade a ataques cibernéticos é muito alta.

O FTP então funciona quando você busca alguma coisa na internet. Sua pesquisa é recolhida pelo FTP e vai consultar seu histórico como primeiro passo. 

Se você já acessou aquela URL anteriormente, muito provavelmente suas informações estão registradas em algum lugar do seu cache. O FTP vai trazer desse banco a informação que você está tentando acessar. 

Caso contrário, seu pedido é anotado e levado por ele até uma rede externa. Ele também será o responsável por transportar a informação de volta até a rede interna e entregá-la a você.

Tudo isso acontece em milésimos de segundos, e não é possível prever o número de conexões que foram necessárias para concluir a ação, por isso, a segurança é o segundo ponto forte do protocolo FTP.

Ele também age da mesma forma quando você envia um arquivo de uma máquina para outra pela internet. Seu arquivo é recolhido e transportado pela internet até o seu destino final. 

O arquivo é entregue ao mensageiro local, ou seja, o FTP instalado na máquina de quem recebe, e este então ficará encarregado de concluir a missão de entrega.

Assim, você não precisa instalar nada no seu computador para usar o protocolo FTP, basta possuir uma conexão com a internet.

Para fazer isso, basta digitar “ftp://número do ip” em seu navegador e um prompt será exibido. Ali, você precisará inserir seu usuário e senha para usar o servidor, porém com uma velocidade mais baixa.

Quais são os dados para acessar FTP

Você pode acessar FTP criando uma conta nova ou utilizando os dados padrão do seu plano de hospedagem. Primeiro vamos entender como acessar usando os dados do seu plano de hospedagem (que são os mesmos dados de acesso a seu cPanel).

Para acessar, você vai precisar dos de seguintes dados:

  • Host: neste caso, você pode usar o nome do servidor do seu host, por exemplo, br11.hostgator.com.br, ou também você pode utilizar ftp mais o nome do seu domínio, por exemplo, ftp.domínio.com.br (neste caso o domínio tem que estar registrado e apontando para seu plano de hospedagem). E outra opção é utilizar o IP do seu plano de hospedagem, por exemplo: 444.444.444.444.
  • Usuário: neste caso deve´-se utilizar o nome de usuário do cPanel.
  • Senha: a senha para acessar é a mesma senha do cPanel
  • Porta: como padrão a porta será 21 (digite este valor)

Mas, como encontrar os dados de acesso ao servidor FTP?

Para encontrar seu dados de acesso é simples. Primeiro acesse o seu portal de cliente na HostGator e no quadro do seu plano de hospedagem clique em cPanel.

Depois de acessar o cPanel, ao canto direito, você vai ver a lista com os dados citados anteriormente, como pode observar na seguinte imagem

Caso você não lembre da senha do seu cPanel, você pode encontrar ela no seu e-mail de boas-vindas, enviado pela HostGator (ou pelo seu proveedor de host) logo após a contratação.

Como criar uma conta FTP

Sabemos que toda hospedagem possui por padrão um acesso ao FTP. Mas, se você quiser criar uma nova conta FTP? Essa ação pode ser útil, caso você queira, por exemplo, dar acesso (somente a pastas específicas) ao desenvolvedor.

Vamos entender como criar uma conta FTP:

Para começar você vai precisar entrar no seu cPanel, e procurar a opção “Contas FTP”

Ao entrar nessa opção, vamos encontrar uma área para adicionar conta FTP. Para criar a conta desejada, vai se necessário preencher os seguintes campos:

  • Usuário: aqui irá o nome de usuário que será criado.
  • Domínio: é necessário selecionar o domínio que será vinculado a esta conta
  • Senha: crie a senha para o usuário desejado e depois é preciso confirmar a mesma. Aqui você pode utilizar o gerador de senhas da HostGator.
  • Diretório: este campo é preenchido automaticamente, mas, caso deseje, você pode adicionar o caminho da pasta que a conta criada terá acesso.
  • Conta: a cota será o valor de espaço em disco para essa conta FTP, também é possível selecionar a opção ilimitada.

Após finalizar o processo, a nova conta FTP será exibida na área de “Contas FTP”

O caminho para encontrar a conta criada (no caso, com os dados fictícios utilizados) será igual o exemplo a seguir:

  • /home1/usuário_do_cPanel/”: este é o diretório padrão, onde se encontram todos os arquivos da sua hospedagem (por isso o nome não pode ser alterado);
  • public_html/seudominio.com.br/: este é o diretório (no caso a pasta) raiz do domínio selecionado;
  • novo_usuário: é o nome da pasta onde a conta criada tem acesso.

Já entendemos como acessar e como criar um conta FTP, mas ainda não sabemos como usar FTP, não é mesmo?

Vamos entender como usar FTP no FileZilla, um programa que facilita e utilização do FTP.

Como usar FTP no FileZilla?

Para não sobrecarregar os servidores, atualmente existe um limite de 500 MB para envio de arquivos na hospedagem de site através do gerenciador de arquivos do painel de controle cPanel.

Por este motivo existe o FTP e, como mencionamos anteriormente, um dos programas usados para transferir arquivos via FTP é o FireZilla.

1. Faça download do programa Firezilla

Para utilizar o FireZilla, primeiro precisamos fazer download do programa, no seguinte link:  https://filezilla-project.org/ e clicar em download FireZilla.

2. Instale o Firezilla

Depois de fazer o download correspondente, será necessário instalar e iniciar o programa. Dessa forma, após este processo, você vera a seguinte tela.

3. Acessar Firezilla

Para poder inciar a transferência de arquivos do seu computador a sua hospedagem é necessário se conectar no FileZilla. No entanto, lembre-se que os dados para contactar mencionamos mais em cima deste artigo. Após preencher os dados, somente precisar clicar em “Conexão rápida”.

Geralmente, quando o FileZilla ´é acessado por primeira vez, aparece um aviso sobre o certificado do servidor. Portanto, é necessário marcar a opção “Confiar sempre nesse certificado em sessões futuras” e depois clicar em “Ok”.

Após fazer a conexão, no canto superior esquerdo da tela você encontrará a mensagem de “Listagem do diretório “/” bem sucedida”. Em outras palavras, vai significar que a conexão deu certo.

Isso mesmo, você já está conectado a seu host, agora você verá listado do lado direito da tela do FileZilla as pastas e arquivos do seu plano, enquanto do lado esquerdo estarão listados as pastas e arquivos do seu computador.

5. Procure a pasta public_html

Aparecerão várias pastas, no entanto, procure a pasta public_html, ela é a pasta raiz da sua hospedagem. Nela ficam armazenados os arquivos do seu domínio principal e todos os arquivos e pastas que referem aos domínios adicionais do seu host (caso tenha domínios adicionais).

¨6. Envie arquivos para a pasta public_html

Agora que já descobrimos a pasta para onde os arquivos devem ser enviados, que tal entender como enviá-los?

Do lado esquerdo, são listados todos os arquivos e pastas do computador:

  • Primeiro você deve navegar até a pasta onde esta o arquivo que você deseja enviar para sua hospedagem;
  • Agora que encontrou a pasta vai ser necessário fazer clique sobre o arquivo e arrastar até a pasta de hospedagem na qual deseja fazer o envio.

Para entender melhor, se desejar que o arquivo seja encaminhado para o domínio principal a pasta correta será a public_html.

Caso contrario, se deseja que o arquivo seja enviado para um domínio adicional, será necessário clicar sobre a pasta public_html. Logo após, selecione a pasta onde se encontra o domínio adicional (que estará armazenada dentro da public_html).

Como vemos na seguinte imagem:

Após finalizar o processo, é exibida uma mensagem no FileZilla. Essa mensagem informa para onde o arquivo foi enviado e se a transferência foi concluída com sucesso.

O que é um servidor FTP?

Diferente do protocolo FTP, que tem como principal missão transportar arquivos com mais segurança, o servidor FTP é um espaço virtual. Portanto, ele é administrado por um programa instalado no computador, ou, é fornecido pelo seu servidor de hospedagem.

Ele é útil para pessoas que recebem muitas solicitações, como donos de site, por exemplo. Dessa forma, é possível gerenciar melhor os acessos e garantir mais agilidade e segurança às suas visitas diárias, e tudo isso é feito pelo cPanel de administrador.

Aqui, o FTP funciona semelhantemente ao armazenamento em nuvem. Pois, quando é carregada uma imagem em seu site, por exemplo, ela será mantida pelo servidor para depois entregá-la aos usuários quando estes acessarem à sua página online.

Lembrando também que, por medidas de segurança, sempre serão solicitados dados de usuário e senha antes de transportar qualquer tipo de arquivo.

Quais são as vantagens de se usar FTP?

Como vimos anteriormente, o protocolo pode ser uma excelente segurança para seu site, pois diminui a necessidade de conexões diretas aos servidores externos. 

Ele também atua diretamente na melhora da velocidade de conexão, já que pode recolher a URL que você busca em seu armazenamento interno.

Ao utilizar um servidor FTP, a grande vantagem é a eficiência com que os dados são transportados. Isso porque você pode carregar seus arquivos e gerenciá-los de maneira totalmente on-line.

Como sua tecnologia age através da internet (nuvem), suas informações sempre ficarão armazenadas — a não ser que você mesmo as delete. Dessa forma, qualquer problema técnico que houver com seu equipamento não afetará a integridade dos arquivos.

Por último e não menos importante, o servidor pode ser configurado com ferramentas de compartilhamento. Portanto, ele permite que várias pessoas acessem o mesmo arquivo e o editem se necessário. 

É claro que esse processo exige autenticação, mas é bem útil para equipes que trabalham simultaneamente em um único projeto.

Viu só como o File Transfer Protocol influencia em várias tarefas que exercemos no cotidiano na internet?

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer transferência de arquivo via FTP? Então, confira o vídeo que preparamos para te ajudar:

Não deixe de compartilhar o que você achou deste conteúdo com a gente! Assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo publicado aqui no blog da HostGator.