Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

O FTP é um protocolo que permite a troca de arquivos entre computadores conectados à internet. Veja como ele funciona na prática e como utilizá-lo..

protocolo FTP já estava protegendo os arquivos que eram transferidos pela internet muito antes do armazenamento em nuvem.

Antes era necessário um dispositivo físico como um CD-ROM ou um pen drive para transferir arquivos de um computador para o outro. No entanto, o avanço da internet permitiu que tudo fosse feito online.

A grande questão era manter a segurança desses arquivos. O motivo: os dados passariam por uma infinidade de conexões na rede até chegar ao seu destino final.

O FTP é uma ferramenta muito importante para quem tem o próprio site e utiliza serviços de hospedagem. Pois, ele diminui relativamente o número de solicitações em seu servidor e seu gerenciamento pode ser feito diretamente pelo cPanel do administrador.

Além disso, é possível utilizá-lo sem instalar nenhum programa, e mais adiante você vai aprender como fazer isso. 

O que é o FTP?

O que é FTP? Descubra tudo sobre! | Hostgator

O FTP (ou File Transfer Protocol) foi desenvolvido na década de 1970 pelo estudante de engenharia elétrica Abhay Bhushan. Ele é um tipo de mensageiro, ou seja, ele transporta arquivos entre computadores pela internet.

Através do FTP, você pode mandar arquivos para outra máquina ou armazená-los em um servidor FTP. 

O objetivo é melhorar a segurança da transferência de arquivos. Vale lembar que, naquela época, a internet se tornava mais acessível e o uso de computadores domésticos crescia. Em conclusão, desencadeou um aumento no número de transferências de arquivos entre uma máquina e outra.

Como o FTP é um protocolo que realiza a troca de arquivos pela internet, ele é um “paralelo” do Cloud Computing.

O protocolo de transferência de arquivos, mesmo inventado há quase 50 anos, é usado até hoje, principalmente por quem administra domínios.

Para que serve o FTP?

Seu papel é fazer o transporte de arquivos entre servidores locais, mas ele também troca correspondências entre a internet e as redes domésticas.

Uma das principais funções do FTP é a proteção contra invasões de malwares, já que, elas podem acontecer a qualquer momento na internet. Além disso, quanto mais alto o número de solicitações, o risco consequentemente é maior.

Para servidores que recebem uma grande quantidade de acessos, são utilizados servidores FTP, sobre os quais falaremos mais adiante.

Não podemos esquecer que o FTP é muito utilizado por quem trabalha com um número considerável de arquivos, por exemplo, desenvolvedores web. Geralmente quando se trabalha com criação ou edição de um site é necessário mexer arquivos específicos, sejam eles pesados ou em grande quantidade. O FTP ajuda nesse sentido, já que através dele você vai conseguir gerenciar esta transferência.

Como funciona o FTP?

Quando você digita um domínio na sua barra de pesquisa, está solicitando ao servidor daquele site acesso às informações armazenadas nele.

Isso pode ser perigoso, pois imagine centenas e até milhares de pedidos por minuto a um mesmo servidor. Além de sobrecarregar o sistema, a vulnerabilidade a ataques cibernéticos é muito alta.

O FTP então funciona quando você busca alguma coisa na internet. Sua pesquisa é recolhida pelo FTP e vai consultar seu histórico como primeiro passo. 

Se você já acessou aquela URL anteriormente, muito provavelmente suas informações estão registradas em algum lugar do seu cache. O FTP vai trazer desse banco a informação que você está tentando acessar. 

Caso contrário, seu pedido é anotado e levado por ele até uma rede externa. Ele também será o responsável por transportar a informação de volta até a rede interna e entregá-la a você.

Tudo isso acontece em milésimos de segundos, e não é possível prever o número de conexões que foram necessárias para concluir a ação. Por isso, a segurança é o segundo ponto forte do protocolo FTP.

Ele também age da mesma forma quando você envia um arquivo de uma máquina para outra pela internet. Seu arquivo é recolhido e transportado pela internet até o seu destino final. 

O arquivo é entregue ao mensageiro local, ou seja, o FTP instalado na máquina de quem recebe. Este, então, ficará encarregado de concluir a missão de entrega.

Assim, você não precisa instalar nada no seu computador para usar o protocolo FTP, basta possuir uma conexão com a internet.

Para fazer isso, basta digitar “ftp://número-do-ip” em seu navegador e um prompt será exibido. Ali, você precisará inserir seu usuário e senha para usar o servidor, porém com uma velocidade mais baixa.

Quais são os dados para acessar FTP

Você pode acessar FTP criando uma conta nova ou utilizando os dados padrão do seu plano de hospedagem. Primeiro vamos entender como acessar usando os dados do seu plano de hospedagem (que são os mesmos dados de acesso a seu cPanel).

Para acessar, você vai precisar dos seguintes dados:

  • Host: neste caso, você pode usar o nome do servidor do seu host, por exemplo, br11.hostgator.com.br, ou também você pode utilizar ftp mais o nome do seu domínio, por exemplo, ftp.domínio.com.br (neste caso o domínio tem que estar registrado e apontando para seu plano de hospedagem). E outra opção é utilizar o IP do seu plano de hospedagem, por exemplo: 123.123.123.123
  • Usuário: neste caso deve-se utilizar o nome de usuário do cPanel.
  • Senha: a senha para acessar é a mesma senha do cPanel
  • Porta: como padrão a porta será 21 (digite este valor)

Mas, como encontrar os dados de acesso ao servidor FTP?

Para encontrar seu dados de acesso é simples. Primeiro acesse o seu portal de cliente na HostGator e no quadro do seu plano de hospedagem clique em cPanel.

Encontrar dados de acesso a FTP

No canto direito, você vai ver a lista com os dados citados anteriormente, como pode observar na seguinte imagem:

Dados de acesso a FTP

Caso você não lembre da senha do seu cPanel, você pode encontrar ela no seu e-mail de boas-vindas. Ele é enviado pela HostGator (ou pelo seu proveedor de host) logo após a contratação.

Como criar uma conta FTP

Sabemos que toda hospedagem possui por padrão um acesso ao FTP. Mas, e se você quiser criar uma nova conta FTP? Essa ação é útil caso queira dar acesso somente a pastas específicas ao desenvolvedor.

Vamos entender como criar uma conta FTP:

  1. Para começar você vai precisar entrar no seu cPanel, e procurar a opção Contas FTP.
Criar uma conta FTP
  1. Ao entrar nessa opção, vamos encontrar uma área para adicionar conta FTP. Para criar a conta desejada, vai ser necessário preencher os seguintes campos:
    • Usuário: defina um nome para a conta FTP.
    • Domínio: é necessário selecionar o domínio que será vinculado a esta conta.
    • Senha: crie a senha para o usuário desejado e depois é preciso confirmar a mesma. Aqui você pode utilizar o gerador de senhas da HostGator.
    • Diretório: este campo é preenchido automaticamente, mas, caso deseje, você pode adicionar o caminho da pasta que a conta criada terá acesso.
    • Conta: a cota será o valor de espaço em disco para essa conta FTP, também é possível selecionar a opção ilimitada.
  2. Após finalizar de preencher os campos, clique em Criar conta de FTP.
Criar conta FTP
  1. Após finalizar o processo, a nova conta FTP será exibida na área de Contas FTP
Criar contas FTP
  1. O caminho para encontrar a conta criada (no caso, com os dados fictícios utilizados) será semelhante ao exemplo a seguir:
Caminho para encontrar conta FTP
  • /home1/usuário_do_cPanel/: este é o diretório padrão. É nele onde se encontram todos os arquivos da sua hospedagem (o número seguido da /home pode variar de conta para conta)
  • public_html/seudominio.com.br/: este é o diretório (no caso a pasta) raiz do domínio selecionado;
  • novo_usuário: é o nome da pasta onde a conta criada tem acesso.

Já entendemos como acessar e como criar um conta FTP, mas ainda não sabemos como usar FTP, não é mesmo?

Vamos entender como usar FTP no FileZilla, um programa que facilita a utilização do FTP.

Como usar FTP no FileZilla?

Atualmente, existe um limite de 500 MB para envio de arquivos na hospedagem de site. Isso acontece através do gerenciador de arquivos do painel de controle cPanel.

Por este motivo existe o FTP, que não possuí limitação no envio de arquivos para o servidor. Como mencionamos anteriormente, um dos programas usados para transferir arquivos via FTP é o FileZilla.

Instalando o programa FileZilla

  1. Primeiramente, acesse a página do FileZilla e clique em Download FileZilla Client.
Fazer download do FireZilla
  1. Após fazer o download correspondente, será necessário executar o instalador e iniciar o programa. Dessa forma, após este processo, você vera a seguinte tela.
Utilizar FileZilla
  1. Pronto! Agora que o Filezilla está devidamente instalado, confira a seguir como utilizá-lo.

Conectando no FTP via FileZilla

  1. Para poder iniciar a transferência de arquivos do seu computador a sua hospedagem ou vice versa é necessário se conectar no FileZilla. Os dados de conexão FTP você encontra na seção Quais são os dados para acessar FTP mais acima neste artigo. Após preencher os dados corretamente, somente precisar clicar em Conexão rápida.
Conectar FTP no FileZilla
  1. Geralmente, quando o FileZilla é acessado por primeira vez, aparece um aviso sobre o certificado do servidor. Portanto, é necessário marcar a opção “Confiar sempre nesse certificado em sessões futuras” e depois clicar em OK.
Acessando o FileZilla
  1. No canto superior esquerdo, você encontrará a mensagem de “Listagem do diretório “/” bem sucedida”. Isso significa que a conexão FTP foi realizada com sucesso.
Utilizar FileZilla
  1. Pronto! Você já está conectado a seu host. Agora você verá listado do lado direito da tela do FileZilla as pastas e arquivos do servidor do seu plano de hospedagem. Já do lado esquerdo estarão listados as pastas e arquivos do seu computador.
Como funciona o FileZilla

Transferindo arquivos via FileZilla

  1. Aparecerão várias pastas, no entanto, procure a pasta public_html, ela é a pasta raiz do domínio principal da sua hospedagem. Nela ficam armazenados os arquivos do seu domínio principal e todos os arquivos e pastas que referem aos domínios adicionais do seu host.
Public_html no FileZilla
  1. Do lado esquerdo, são listados todos os arquivos e pastas do computador:
    • Primeiro você deve navegar até a pasta onde está o arquivo que você deseja enviar para sua hospedagem;
    • Agora que encontrou a pasta, clique sobre o arquivo e arraste até a pasta de hospedagem na qual deseja fazer o envio.
Transferir arquivo via FileZilla
  1. Se desejar que o arquivo seja encaminhado para o domínio principal, a pasta correta será a public_html.

Se desejar que o arquivo seja enviado para um domínio adicional, será necessário identificar o diretório do domínio adicional. Logo após, selecione a pasta onde se encontra o domínio adicional. Na aba domínios do cPanel você encontra a localização de todos os diretórios de seus domínios.

  1. Após finalizar o processo, é exibida uma mensagem no FileZilla. Essa mensagem informa para onde o arquivo foi enviado e se a transferência foi concluída com sucesso.
Concluir transferência de arquivo no FileZilla
  1. Pronto! Agora você consegue transferir arquivos via FTP.

O que é um servidor FTP?

Diferente do protocolo FTP, que tem como principal missão transportar arquivos com mais segurança, o servidor FTP é um espaço virtual. Portanto, ele é administrado por um programa instalado no computador, ou, é fornecido pelo seu servidor de hospedagem.

Ele é útil para pessoas que recebem muitas solicitações, como donos de site, por exemplo. Dessa forma, é possível gerenciar melhor os acessos e garantir mais agilidade e segurança às suas visitas diárias. Tudo isso é feito pelo cPanel de administrador.

Aqui, o FTP funciona semelhantemente ao armazenamento em nuvem. Ao carregar uma imagem em seu site, por exemplo, ela será mantida pelo servidor. Só depois ele irá entregá-la aos usuários quando estes acessarem à sua página online.

Lembrando também que, por medidas de segurança, sempre serão solicitados dados de usuário e senha antes de transportar qualquer tipo de arquivo.

Quais são as vantagens de se usar FTP?

Como vimos anteriormente, o protocolo pode ser uma excelente segurança para seu site, pois diminui a necessidade de conexões diretas aos servidores externos. 

Ele também atua diretamente na melhora da velocidade de conexão, já que pode recolher a URL que você busca em seu armazenamento interno.

Ao utilizar um servidor FTP, a grande vantagem é a eficiência com que os dados são transportados. Isso porque você pode carregar seus arquivos e gerenciá-los de maneira totalmente on-line.

Como sua tecnologia age através da internet (nuvem), suas informações sempre ficarão armazenadas — a não ser que você mesmo as delete. Dessa forma, qualquer problema técnico que houver com seu equipamento não afetará a integridade dos arquivos.

Por último e não menos importante, o servidor pode ser configurado com ferramentas de compartilhamento. Portanto, ele permite que várias pessoas acessem o mesmo arquivo e o editem se necessário. 

É claro que esse processo exige autenticação, mas é bem útil para equipes que trabalham simultaneamente em um único projeto.

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer transferência de arquivo via FTP? Então, confira o vídeo que preparamos para te ajudar:

Consideração Finais

Viu só como o File Transfer Protocol influencia em várias tarefas que exercemos no cotidiano na internet?

Não deixe de compartilhar o que você achou deste conteúdo conosco! Assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo publicado aqui no blog da HostGator.

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • O que é o FTP?

  • Para que serve o FTP?

  • Como funciona o FTP?

  • Quais são os dados para acessar FTP

  • Como criar uma conta FTP

  • Como usar FTP no FileZilla?

    • Instalando o programa FileZilla

    • Conectando no FTP via FileZilla

    • Transferindo arquivos via FileZilla

  • O que é um servidor FTP?

  • Quais são as vantagens de se usar FTP?

  • Consideração Finais

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários