Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba mais sobre o HTML5, suas principais vantagens e funcionalidades e veja como implementá-lo.

É inegável que o HTML5 foi projetado para criar aplicativos, em vez de apenas sites. Além disso, agora, as possibilidades oferecidas nativamente são impressionantes — um verdadeiro deleite para desenvolvedores de aplicativos web!

Para os desenvolvedores de sites de demonstração, ele também é uma boa opção, já que suporta integrações gráficas, efeitos de transição e transformação. Quer saber mais sobre HTML5? Acompanhe este artigo!

O que é o HTML5?

HTML5 é uma evolução do padrão HTML que reúne um conjunto de tecnologias: SVG, CSS3, WebGL, API de arquivo, MathML e outras. O objetivo declarado dessa nova versão é facilitar o desenvolvimento de interfaces mais ricas de usuário. 

O HTML5 é muito mais voltado para aplicativos que seus precedentes. Por isso, quer acabar com os plugins para aproveitar as tecnologias nativas ao máximo e construir um aplicativo rico.

Portanto, essa tecnologia vem com muitos novos recursos disponíveis em uma API grande e variada. Em particular, podemos nos comunicar com funções de hardware (microfone, webcam, catálogo de endereços, etc) via API.

Graças ao HTML5, você pode visualizar facilmente vídeos sem um plugin, adicionar efeitos visuais a textos, imagens e vídeos. Além disso, você pode usar fontes não padronizadas, desenhar em SVG, fazer 3D e mais!

Quais são os principais diferenciais trazidos por ele?

Agora que você já sabe o que é essa versão do HTML, falaremos de alguns novidades do HTML5 com alguns exemplos de uso.

Estruturação nova

Em primeiro lugar, o HTML5 atualiza amplamente o sistema de marcação e a estruturação de uma página. Assim, novas tags semânticas são usadas para agrupar os diferentes elementos em grupos lógicos. 

A principal vantagem é tornar a leitura das páginas mais fácil para os mecanismos de pesquisa. Isso acaba influenciando positivamente a classificação de resultados.

As tags também foram adicionadas para simplificar a escrita da estrutura de um aplicativo web. Até então, usávamos div ou classes para representar um cabeçalho, um menu, um artigo, uma barra de navegação ou um rodapé. 

No entanto, não é muito fácil para um mecanismo de pesquisa distinguir entre um anúncio, um menu ou um artigo em uma página. Portanto, para superar esse problema, surgiram: header, section, article, nav, aside e footer.

O interesse por essas novidades não se limita aos motores de busca que veem o seu trabalho simplificado. Em parte, isso é verdade, mas não se esqueça que ser bem referenciado significa ter uma presença on-line melhor e mais visitantes.

Também é mais fácil para você criar um framework HTML compreensível, que facilitará o trabalho de SEO e a facilidade de manutenção. Uma estrutura clara, natural e leve é ​​a base de um bom site. O HTML5 contribuiu muito para o aprimoramento semântico das aplicações desenvolvidas.

html5
O HTML5 traz diversas vantagens no processo de criação de sites.

Microdados

Microdados são outro parâmetro a ter em conta para referenciar melhor. Trata-se de marcações semânticas com um vocabulário personalizado, que permite detalhar um elemento da página com precisão. Esses detalhes podem ser usados ​​pelo mecanismo de pesquisa para apresentar resultados mais relevantes e detalhados, por exemplo:

  • uma opinião;
  • uma nota;
  • uma trilha de migalhas de pão;
  • eventos;
  • pessoas ou empresas,
  • alguns produtos.

Formulários

Certamente, uma das coisas mais usadas em qualquer aplicativo web, os formulários não são preguiçosos quando se trata de melhorias. Até então, os controles disponíveis e, principalmente, os tipos de dados associados eram muito limitados. HTML5 nos traz algumas novidades para facilitar a recuperação e o processamento de dados.

O aparecimento desses novos tipos torna o código mais compreensível e acessível. Essa digitação também permite que o navegador ofereça controles adaptados à situação. Ele será capaz de fazer um pré-preenchimento direcionado, usar uma interface apropriada ou mesmo exibir um teclado adaptado ao contexto. Os novos tipos de entrada disponíveis incluem:

  • data, mês, hora, semana, etc;
  • número;
  • pesquisa;
  • arrumado;
  • cor;
  • telefone,
  • e-mail.

Os widgets associados a esses novos tipos são particularmente bem desenvolvidos em telefones celulares, em que o interesse ergonômico é mais perceptível. Outros atributos também foram adicionados, como:

  • placeholder: permite ter um texto padrão, que irá desaparecer de maneira automática durante a entrada do usuário, sem escrever nenhuma linha de JavaScript;
  • autofocos: dá foco a esse controle quando a página carregar;
  • required: define o campo como obrigatório,
  • pattern: possibilita definir um formato que deve ser respeitado para validar o formulário.

Áudio e vídeos nativos

Não há necessidade de integrar uma unidade flash para reproduzir som ou vídeo em uma página da web com o HTML5. Ele integra essa possibilidade nativamente. Uma tag simples pode reproduzir um vídeo e exibir seus controles! Você pode até controlar tudo isso diretamente em JavaScript.

Bancos de dados WebSQL

Ainda mais poderoso, agora, é possível ter um banco de dados SQL do lado do cliente. Nele, é possível armazenar dados que podem ser utilizados off-line, relativos ao usuário, carregando sem chamar o servidor. Isso é algo muito prático para armazenar as preferências do usuário, por exemplo!

Web sockets

O HTML5 abre a possibilidade de comunicação bidirecional: tanto o servidor quanto o cliente pode enviar dados sempre que precisarem. Apenas os dados são enviados sem cabeçalhos, o que reduz o uso da banda larga, melhorando os tempos de resposta.

No lado do servidor, você precisará inscrever-se em um serviço web que ofereça gerenciamento de websockets. Ou, ainda, fazer isso por conta própria com Socket.IO-Node, por exemplo.

html5
Novos recursos do HTML5 prometem deixar as páginas mais dinâmicas e completas.

Acesso à história

Uma das maiores preocupações dos desenvolvedores com AJAX é a perda do histórico do navegador. Também é impossível marcar conteúdo carregado com AJAX. Com a API de histórico, você pode facilmente superar esses problemas manipulando URLs e histórico de JavaScript.

Gerenciamento de arquivos

Com o HTML5, desde que o usuário conceda os direitos a você, é possível gravar em um sandbox. Essa novidade oferece muitas possibilidades para aplicações web. 

Quais são as vantagens do HTML5 para desenvolvedores e usuários?

O uso de HTML5 oferece vantagens para empresas que desenvolvem e implantam conteúdo web. As vantagens de uma abordagem baseada em padrões HTML5 podem ser conferidas abaixo.

1. Desenvolvimento de multiplataforma com custo eficaz

Um único lote de código pode ser usado em plataformas, dispositivos e mercados diferentes. Isso é uma vantagem, pois diminui os custos de desenvolvimento e manutenção durante o tempo de vida do site ou do aplicativo web. 

2. Classificação boa da página

Se a base de um site não for semanticamente precisa, a página não alcançará uma boa classificação nos motores de busca. Nenhum conteúdo em conjunto com SEO fará diferença nos rankings sem um HTML bem estruturado, facilmente legível, em uma estrutura lógica de documento. 

Os novos elementos do HTML5 podem ser usados ​​quando os sites estão sendo reindexados nos mecanismos de pesquisa. Os recursos específicos de marcação do HTML5 são valiosos quando as páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs) estão sendo calculadas. 

3. Navegação off-line

O HTML5 oferece suporte ao armazenamento local de código e conteúdo de aplicativo web por meio do cache de aplicativo off-line. 

Essa é uma tremenda vantagem para empresas, como editores, que podem fornecer uma experiência off-line para leitores em movimento. O cache off-line também produz melhorias significativas de desempenho.

4. Consistência em vários navegadores

Nem todos os navegadores oferecem suporte a todas as páginas ou aplicativos web. No entanto, a implementação de HTML5 ajuda o designer a criar um site ou um sistema compatível em todos os navegadores. 

5. Experiência melhorada para o usuário

O HTML5 oferece uma ampla gama de ferramentas de design e apresentação em todos os tipos de mídia. Isso dá maior escopo aos desenvolvedores para produzirem sites e aplicativos melhores. 

Do ponto de vista do negócio isso é crucial, pois o envolvimento e a retenção do usuário são essenciais. Criar um site ou um sistema acessível e utilizável significa que os usuários terão maior probabilidade de se envolverem.

Se você planeja usar HTML5, este é um ótimo ponto de partida para seus conhecimentos. Esperamos que tenha ajudado verdadeiramente!

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar! Aproveite para acompanhar outros conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing no Blog da HostGator.

Navegue por tópicos

  • O que é o HTML5?

  • Quais são os principais diferenciais trazidos por ele?

    • Estruturação nova

    • Microdados

    • Formulários

    • Áudio e vídeos nativos

    • Bancos de dados WebSQL

    • Web sockets

    • Acesso à história

    • Gerenciamento de arquivos

  • Quais são as vantagens do HTML5 para desenvolvedores e usuários?

    • 1. Desenvolvimento de multiplataforma com custo eficaz

    • 2. Classificação boa da página

    • 3. Navegação off-line

    • 4. Consistência em vários navegadores

    • 5. Experiência melhorada para o usuário

Tags:

  • Criador de Sites

Luana Sa

Graduanda em Letras pelo CEFET-MG, Luana Sá é redatora e revisora há 2 anos. Apaixonada pela comunicação (ou conexão) entre palavras e pessoas, escreve com o objetivo de transformar ideias em textos incríveis. Ama livros e histórias bem feitas - porque não acredita em perfeição, mas sim em excelência. Persegue seus sonhos com essa perspectiva!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários