Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

como-funciona-um-site-responsivo

Compartilhe:

Um design responsivo pode ser a chave para uma boa navegação em diferentes plataformas. Confira mais informações e veja como implementá-lo em seu site.

O design responsivo ajusta de forma automática a exibição de uma página web ao tamanho da tela em diferentes dispositivos. A técnica do site responsivo atende à necessidade de se conectar à web a partir de um aparelho móvel, como os smartphones.

Dessa forma, um site responsivo torna a navegação mais fácil e melhora a experiência do usuário. Quer entender melhor? Confira este artigo!

Site web responsivo

O que é um site responsivo?

Chamamos de responsivo qualquer site que utilize a técnica conhecida como “design responsivo”. Este método consiste em assegurar que um site seja apresentado de forma perfeitamente legível, independentemente do dispositivo em que seja consultado. Como, por exemplo:

  • telas de computador desktop;
  • smartphones,
  • tablets e mais.

Quando um site não é responsivo, você identifica de imediato. Você terá que ampliar a tela para ler ou clicar em links, tornando a navegação desconfortável.

A importância de um site responsivo

Ninguém gosta de ter que ampliar uma página ou apertar os olhos para ver o conteúdo do site em telas pequenas. A criação em design responsivo é essencial para cuidar da experiência do internauta!

Graças ao layout responsivo, você cuida da experiência do usuário em seu site. Além disso, também passa uma imagem online mais profissional e séria da sua empresa, graças à otimização desse modelo.

Outro ponto importante para trabalhar com site responsivo: o Google penaliza quem não segue essa prática. Caso seu site não se adapte a smartphones e tablets, tem menos chances de estar no topo da página de resultados de pesquisa.

Portanto, se um site não se adequa para todas as mídias em que pode ser acessado, nunca atingirá a primeira página de pesquisa.

Quais são os riscos em não criar um site responsivo?

  • Classificações mais baixas

Seu objetivo é ser o nº 1 em seu setor e resultados de pesquisas on-line, certo? Mas você pode dar adeus a esse sonho se não aproveitar as vantagens do site responsivo!

O Google promove o design responsivo por um bom motivo: esse tipo de página tem um desempenho melhor.

Além disso, um site responsivo carrega em apenas um segundo ou menos. Isso significa que os usuários podem compartilhá-lo facilmente e até criar um link para ele com apenas uma URL!

Isso é muito importante, pois o Google pode organizar, rastrear e indexar conteúdo de forma mais eficiente e fácil de uma única URL. Quanto mais fácil você criar para o Google, mais fácil será chegar ao topo!

  • Maior taxa de rejeição

Quer outro motivo para ter um site responsivo? Você vai diminuir sua taxa de rejeição. Ela é a porcentagem de usuários on-line que visitam um site e saem após olhar para apenas uma página.

Os mecanismos de pesquisa desaprovam as altas taxas de rejeição, que podem ser resultados de um design não responsivo. Então, como você diminui isso? 

É preciso oferecer o conteúdo do seu site em um pacote fácil de gerenciar e visualizar. Isso manterá os visitantes em suas páginas web, que é exatamente o que você deseja para obter sucesso!

  • Mais trabalho 

Outra desvantagem de não usar serviços de web design responsivo é que você apenas acumulará mais trabalho de manutenção! 

Sem um design responsivo, sua única opção é criar um site para um desktop e, depois, um separado para visualização no celular. Isso porque a versão para desktop seria muito inconveniente e pequena para visualizar em um smartphone.

Se você seguir por esse caminho, aumentará o tempo e o custo por atualizar cada site de forma individual regularmente. Com design responsivo, você pode fazer uma atualização em seu site uma vez e ver todas as versões serem atualizadas!

Diferenças entre um site responsivo e uma versão mobile

Existem duas abordagens básicas para criar um design compatível com dispositivos móveis. Uma delas é o site responsivo, a outra é criar uma versão web mobile do site. 

Criar um design responsivo significa que você precisará construir e manter um único site para todos os dispositivos, incluindo desktops, tablets ou celulares.

Nesse caso, o design vai se encontrar ou ajustar conforme o tamanho da tela. Não só: o design responsivo do site não significa apenas redimensionar os blocos, mas também movê-los horizontal e verticalmente.

A segunda abordagem é criar um site mobile. Isso significa que os usuários de desktop visitarão um domínio específico.

Ambas as opções têm suas próprias vantagens e desvantagens, mas o Google recomenda o uso do site responsivo!

Como criar um site responsivo?

Precisa de um site responsivo, exibido perfeitamente em todas as mídias? Aqui estão algumas dicas para criá-lo.

Crie ou use modelos de site projetados para celular

Qualquer bom projeto de site começa com a fase de layout! Neste momento, o web designer está criando visuais (os modelos) que representam uma imagem de como o site será. A partir desta etapa, recomendamos pensar primeiro em um formato mobile para seu site. 

Navegar em um smartphone (ou tablet) e uma tela de desktop são duas experiências muito diferentes: seu site deve se adaptar a ambos. Certifique-se de obter um site perfeitamente responsivo!

Ao criá-lo, certifique-se de que o software de criação de sites (CMS) utilizado respeita as boas práticas de design responsivo. Se você usa WordPress, por exemplo, tenha cuidado porque nem todos os modelos de layout se adaptam a formatos diferentes.

Pense na experiência dos visitantes do site no celular

Ao projetar seu site, você precisa pensar na navegação entre suas diferentes páginas para usuários de smartphones. Isso deve ser tão simples e intuitivo quanto em um computador!

Sendo a tela muito menor no celular, todos os elementos que permitem que você passe de uma página para outra devem se adaptar. Menu de navegação: no formato de computador, geralmente, temos um menu horizontal; no formato mobile e tablet, é indicado um “menu hambúrguer”. 

Geralmente, são três linhas horizontais que, quando clicadas, abrem um menu suspenso, tornando mais fácil mover de uma página para outra. Este arranjo de itens de menu é perfeitamente adequado ao celular e à posição dos dedos do visitante em um smartphone.

Botões de apelo à ação

Esses botões (ou banners visuais) são a garantia de que seus visitantes poderão acessar as páginas que você recomendou a eles. No formato móvel, as frases de chamariz serão maiores, portanto, mais facilmente clicáveis ​​com a ponta do dedo. 

Formulários

Sejam formulários de contato ou solicitação de orçamento, a regra é a mesma: deve ser fácil de preencher no celular e no tablet. 

Os campos e a descrição devem ser mais amplos, e o teclado do dispositivo usado permite alternar facilmente de um para outro. 

Ao cuidar da natureza responsiva desses três elementos, você garante aos seus visitantes uma navegação tranquila e sem problemas.

Organize os diferentes elementos do site

Não consultamos a internet da mesma forma em um celular e em um computador, como falamos. Também foi comprovado que mais tempo é gasto consultando uma página em uma tela de desktop que em um celular. 

Por isso, é fundamental pensar cuidadosamente no layout de suas páginas web conforme o formato para celular. Isso será caracterizado por técnicas de design responsivo muito específicas: 

  • usar apenas uma coluna em um formato móvel? Seus visitantes terão que rolar a página para baixo para ver o resto do conteúdo. Portanto, lembre-se de determinar os elementos-chave que devem aparecer primeiro em suas páginas. 
  • alguns elementos chegam a desaparecer no responsivo ou primeiro no celular. Esse será o caso, às vezes, das imagens ou de uma parte textual desnecessária à compreensão de sua mensagem. Cabe a você julgar quais elementos são essenciais!
  • os blocos de imagem devem ser configurados para caber no tamanho de qualquer meio. Resumindo: seu site deve ser capaz de exibir imagens em uma variedade de tamanhos diferentes para a melhor experiência do usuário.

O emprego dessas dicas mais algumas estratégias de SEO para mobile representarão o sucesso on-line de sua página!

E aí, ainda ficou com dúvidas? Vem assistir o vídeo que o canal da escola de sites criou para te ajudar:

Esperamos que este conteúdo te ajude a criar seu site responsivo e se ainda estiver curioso para saber mais sobre criação e divulgação do seu site, acompanhe o Blog da HostGator!

Navegue por tópicos

  • O que é um site responsivo?

  • A importância de um site responsivo

  • Quais são os riscos em não criar um site responsivo?

  • Diferenças entre um site responsivo e uma versão mobile

  • Como criar um site responsivo?

    • Crie ou use modelos de site projetados para celular

    • Organize os diferentes elementos do site

Tags:

  • mobile
  • responsividade
  • Hospedagem de Sites

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários