Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Teste A/B: o que é e dicas de ferramentas para usar

o que é teste a/b

Compartilhe:

Veja como a implementação de teste A/B pode ajudar você a ter mais resultados na internet e melhoras as vendas do seu site.

Você já parou para pensar se alguma página do seu site possui algo de errado? Ou mesmo fazer alguma alteração e analisar os resultados para ver se aquela alteração está surtindo efeito? Se a resposta é não, então pare tudo. Você precisa saber o que é teste A/B!

Caso tenha respondido negativamente à pergunta acima, você está desperdiçando uma das maiores vantagens de ter um site: a facilidade de realizar testes e medir os resultados da sua estratégia com mais facilidade.

O que é teste A/B?

O teste A/B é uma forma de comparar versões diferentes a fim de identificar qual tem a melhor aceitação do público-alvo. É um método muito usado nas áreas de design e desenvolvimento de sites para estudar o comportamento dos usuários enquanto navegam na internet.

É sempre válido lembrar que as pessoas reagem de maneira diferente aos estímulos que recebem. Por isso, é fundamental entender o que é teste A/B e como usá-lo para aumentar as vendas no seu e-commerce.

Um teste A/B é aquele em que você consegue dividir o tráfego de uma determinada página em duas versões: a original e a “variante”. A “variante” é a página em que você mudará algum elemento para realizar o seu teste.

Você pode testar a cor do botão para finalizar a compra, o texto das chamadas, a quantidade de texto e de imagens, o posicionamento dos elementos, o estilo das imagens (com pessoas ou ilustrações), entre outras características.

E o que não é teste A/B?

Muita gente confunde teste A/B com outros tipos de avaliação, por isso é muito importante esclarecer o que ele é exatamente e como aplicá-lo. Listamos abaixo algumas das principais características que definem esse método de comprovação. Confira:

  • Pode ser feito para testar o desempenho de sites, e-mails, anúncios, landing pages, etc;
  • É fundamental seguir uma metodologia para traçar um comparativo proporcional;
  • É recomendado ter um bom número de acessos ao site ou e-mail na base para aplicar os testes (para ter uma boa relevância estatística);
  • O ideal é usar uma ferramenta para automatizar os resultados.

Quando e por que usar?

O teste A/B sempre vai considerar duas ou mais hipóteses e testá-las preferencialmente nas mesmas condições. Ou seja, um teste realizado na semana da Black Friday tende a ter um resultado atípico, portanto o resultado não pode ser comparado com outra semana qualquer.

Sendo assim, verifique sempre os períodos sazonais, dias da semana e horários das comparações. E lembre-se: se não estiver testando hipóteses, você não está fazendo teste A/B.

Os testes devem ser aplicados em situações em que há a necessidade ou um potencial para otimizar alguma métrica importante, sejam acessos, aberturas, cliques, geração de leads, vendas, etc.

Exemplo: se você possui um e-mail com a taxa de cliques muito baixa, vale a pena criar uma segunda versão para descobrir se a nova versão tem um desempenho melhor.

6 ferramentas para automatizar o teste A/B

Agora que você sabe o que é teste A/B, já pode começar a aplicá-lo para aperfeiçoar seu site, e-mails, newsletter, etc.

Para ajudar nessa tarefa, listamos abaixo seis ferramentas que poderão automatizar e simplificar o processo de testes. Confira:

1. Google Analytics

Google analytics como ferramenta de teste a/b

Essa é uma alternativa gratuita para realizar testes A/B. A configuração dependerá da complexidade do teste que você quiser aplicar.

Para testar a cor de um botão ou qual modelo de formulário terá mais conversões, basta inserir um código no seu site para que o Google Analytics rastreie e trace comparativos entre diferentes versões.

Mas, se o seu objetivo for testar uma jornada de venda, o processo é um pouco mais complexo e envolverá um nível mais avançado de conhecimento.

2. Google Optimize

Google optimize para teste a/b

O Optimze também é uma solução Google, e inclusive tem integração com o Analytics, que citamos anteriormente. A ferramenta traz versões gratuita e paga, e usa métodos estatísticos para identificar os resultados dos seus testes.

É uma alternativa para ter resultados mais precisos, com uma segmentação de público mais avançada. O Google Optimize foi desenvolvido especialmente para a aplicação de testes A/B, testes de redirecionamento e testes multivariáveis.

3. Optimizely

Optimizely em teste a/b

Entre as ferramentas disponíveis para a aplicação de testes A/B, essa é uma das mais conhecidas e populares. Ela é usada pela IBM, Microsoft e The New York Times, entre outras grandes empresas.

A Optimizely é paga, mas existe a possibilidade de fazer um período de testes para entender o funcionamento da ferramenta e visualizar melhor suas funções.

4. Klickpages

Klickpage

O Klickpages é outra ferramenta fácil de usar, que permite editar os testes em poucos cliques. Como outras opções, também existem modelos que já costumam ter uma alta conversão, então basta você customizar o que mais se encaixa no perfil do seu negócio e começar as verificações.

O editor é completamente intuitivo e permite que as modificações sejam vistas em tempo real.

5. Unbounce

Unbounce em teste a/b

Com essa solução você também pode criar testes de landing pages, pop-ups, cabeçalhos e rodapés de sites. Essas análises lhe ajudarão a entender o que performa melhor e com isso ampliar o tráfego do seu site, blog ou loja virtual.

A Unbounce é uma ferramenta preparada para aplicar desde testes simples até complexos. Essa é mais uma alternativa paga, e como o investimento é alto talvez não valha a pena para quem ainda está entendendo o que é teste A/B e como ele funciona na prática.

6. AB Tasty

AB Tasty

Tão importante quanto saber o que é teste A/B é escolher a ferramenta ideal para constatar se as hipóteses que você tem são falsas ou verdadeiras. A AB Tasty é mais uma opção que não requer conhecimento de linguagens de programação.

É uma ferramenta intuitiva voltada para:

  • modificar o seu site;
  • direcionar as modificações;
  • definir os indicadores e medir os impactos.

Ela pode ser integrada com diversas plataformas como WordPress, Magento, PrestaShop e Google Analytics, entre outras. Também é uma solução paga, que disponibiliza uma versão para testes.

Agora que você já sabe o que é teste A/B e conhece algumas das principais ferramentas, que tal começar os seus testes?

Navegue por tópicos

  • O que é teste A/B?

  • E o que não é teste A/B?

  • Quando e por que usar?

  • 6 ferramentas para automatizar o teste A/B

    • 1. Google Analytics

    • 2. Google Optimize

    • 3. Optimizely

    • 4. Klickpages

    • 5. Unbounce

    • 6. AB Tasty

Tags:

  • otimização
  • Loja HostGator

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários